Publicado em 3 de abril de 2019
12 dicas de decoração para apartamentos alugados Muitos apartamentos, quando alugados, vêm ao inquilino na sua forma mais simples. Sem móveis, ou apenas com os planejados, sobra um grande espaço para a criatividade tomar conta e deixar o novo ambiente a cara de quem estiver lá. Entretanto, em muitos condomínios, ou até mesmo pelo dono, algumas regras são impostas, como não poder […]
Muitos apartamentos, quando alugados, vêm ao inquilino na sua forma mais simples. Sem móveis, ou apenas com os planejados, sobra um grande espaço para a criatividade tomar conta e deixar o novo ambiente a cara de quem estiver lá. Entretanto, em muitos condomínios, ou até mesmo pelo dono, algumas regras são impostas, como não poder […]
Muitos apartamentos, quando alugados, vêm ao inquilino na sua forma mais simples. Sem móveis, ou apenas com os planejados, sobra um grande espaço para a criatividade tomar conta e deixar o novo ambiente a cara de quem estiver lá.
Entretanto, em muitos condomínios, ou até mesmo pelo dono, algumas regras são impostas, como não poder quebrar paredes, pintar, trocar azulejos e outras coisas que possam limitar a adaptação do novo lar.
Confira algumas dicas preparadas pela Hometeka de como ultrapassar essas barreiras e as coloque em prática para decorar seu apartamento alugado.
1. Pisos vinílicos
O seu apartamento pode estar com um piso que não te agrada muito, mas fazer a reforma e trocar o material nem sempre é possível nesse caso. Uma opção prática e que solucionará sua demanda são os pisos vinílicos.
Algumas de suas vantagens são: resistência à água, são hipoalergênicos, antichamas, isolantes acústicos e podem ser aplicados reaproveitando os pisos já existentes. Além disso, há uma grande variedade de cores, texturas, espessuras e padronagens. A instalação leva até três dias e o espaço pode ser ocupado na hora.
2. Papel de parede
O papel de parede é uma das opções que surge para quem não pode alterar as cores originais do apartamento.
Cada vez mais fáceis de instalar e limpar, é possível fazer a própria aplicação dos papéis sem ajuda de um profissional, utilizando a cola própria. Apenas se recomenda que o material seja aplicado em uma parede acabada, com massa corrida e demão de tinta, além de ser uma superfície lisa, seca e sem imperfeições.
Há diversas estampas, com tamanhos, estilos e preços diferentes. Alguns inclusive imitam com perfeição ladrilhos hidráulicos, pedras, madeira e fibras.
3. Personalizar azulejo
Azulejos de cozinha e banheiros podem ser um problema. Por não haver possibilidade de reforma, a saída é conviver com eles.
Felizmente existem algumas soluções para amenizar a situação e trazer personalidade ao antiquado. Uma das principais são os adesivos de azulejos. Baratos e práticos, os adesivos são colados sobre os azulejos e possuem diversos estilos de estampa, inclusive imitando ladrilhos hidráulicos.
Os adesivos enchem o cômodo de estilo e sua aplicação é rápida, além de ser fácil de retirar e não deixar vestígios de um dia ter existido.
Outra possibilidade de customização é pintar os azulejos com tinta époxi à base de água ou solvente.
4. Parede lousa
Outra opção criativa e divertida de personalizar paredes é criando uma (ou mais) parede lousa. O objetivo é fazer com que a parede se torne um espaço para anotações, desenhos e o que mais couber.
A forma mais viável, rápida e prática de criar sua parede lousa é utilizando papel autoadesivo preto.
5. Nichos e prateleiras
A instalação de nichos e prateleiras é extremamente funcional, deixando o ambiente mais organizado e também bonito.
Podem ser instalados em banheiros – guardando produtos de higiene, roupas de banho e papel higiênico, cozinhas e lavanderias, para louças e talheres, potes, materiais de limpeza e outros utilitários -, em quartos – organizando seus pertences como acessórios, sapatos e roupas – e em salas, principalmente para decoração.
6. Araras
As araras são uma opção funcional e decorativa ao mesmo tempo. Surgem como uma solução para armários muito cheios ou para quem deseja praticidade na troca de roupas no dia a dia.
Simples e econômicas, podem ser compradas em lojas ou feitas artesanalmente a partir de materiais criativos, como bambu, canos, escadas e até cadeiras de praia. Dê preferência às opções móveis na hora de comprar ou de criar sua arara, para que o ambiente fique mais flexível.
A reutilização de materiais é uma tendência nos interiores de casas que desejam um ambiente confortável e sem gastar muito. Os caixotes fazem parte disso e podem ser reutilizados como baús na decoração e no armazenamento de quartos e salas.
O mais interessante é que você mesmo pode personalizar de forma simples o seu caixote, adicionando rodinhas, pintando e transformando-o para outros fins. Isso tudo com a ajuda de um martelo e alguns pregos.
7. Iluminação
A iluminação, caso não possa ser trocada, deve focar em formas alternativas e que não dependam diretamente da fiação elétrica.
Algumas opções que assim surgem são os abajures e luminárias de mesa ou de maior porte.
Uma solução criativa para a iluminação é deixar os cabos das luminárias e lâmpadas à mostra, mas de forma que colabore com a decoração do apartamento.
8. Tapetes
Os tapetes podem deixar o ambiente mais aconchegante e decorado. Além disso, podem ser a solução para disfarçar aquele piso mais antigo ou sem graça que você não pode trocar.
Atuando como isolante acústico, eles podem ser encontrados em diversos tamanhos, modelos e próprios para diferentes cômodos.
Caso não acha um na medida necessária, compre tapetes idênticos e os coloque lado a lado. Outra opção é investir num patchwork de estampas complementando o espaço do ambiente.
9. Cortinas
Cortinas podem conferir vida e personalidade ao ambiente, além de dar a impressão de o espaço estar mais ocupado. As opções são muitas, entre diferentes tipos, comprimentos, texturas, pesos e cores.
Assim como os tapetes, cortinas podem deixar o cômodo mais aconchegante. Utilize-as em quartos, salas e cozinhas.
10. Quadros e pôsteres
Deixando qualquer ambiente cheio de personalidade, os quadros e os pôsteres são ótimas soluções para transformar um ambiente vazio e sem graça sem muito trabalho.
A parede ideal para que eles estejam é naquela que se vê logo que se entra no local. E não há limitações quanto aos cômodos: eles podem enfeitar seu quarto, sala, banheiro, cozinha e até a lavanderia.
11. Adesivos
Mais uma solução para transformar as paredes do seu apartamento alugado é fazendo uso de adesivos. De tamanhos pequenos a grandes, com diversas cores, formas e inscrições, os adesivos levam a sua identidade ao cômodo e podem facilmente ser retirados mais tarde.
Além de paredes, podem ser aplicados em armários, geladeiras, portas, janelas e outros locais.
Para sua instalação utilize uma régua para melhor aplicar sem que fiquem bolhas. Não é necessário nada mais além disso – apenas a criatividade.
12. Jardim
Pequenos jardins trazem o verde para dentro do apartamento, deixando-o mais vivo e alegre.
Seja em quartos, salas, banheiros, cozinhas e lavanderias, plantas podem purificar o ambiente e aproveitam sua umidade.
Adquira espécies que possam viver sem luz direta e que não sejam venenosas.
E aí, o que você achou das dicas? Conte pra gente nos comentários e compartilhe com os amigos 😉
Fonte: Hometeka
Comente essa postagem
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios.
Seu comentário será moderado pelo Viva o Condomínio e publicado após sua aprovação.