Publicado em 26 de setembro de 2023
Dicas de inspeção de equipamentos contra incêndios em condomínios A inspeção de equipamentos contra incêndios em condomínios é muito importante. Geralmente, estes equipamentos são pouco utilizados, mas devem estar em perfeitas condições além de bem organizados.
A inspeção de equipamentos contra incêndios em condomínios é muito importante. Geralmente, estes equipamentos são pouco utilizados, mas devem estar em perfeitas condições além de bem organizados.
A inspeção de equipamentos contra incêndios em condomínios é muito importante. Geralmente, estes equipamentos são pouco utilizados, mas devem estar em perfeitas condições além de bem organizados.
Veja abaixo as principais dicas para a realização da inspeção de equipamentos contra incêndios em condomínios:
Pressurização de extintores de incêndios
Verifique se os extintores de incêndio estão devidamente pressurizados. Caso estejam despressurizados, o próprio manômetro indica a anormalidade e deverá ser realizada a recarga do extintor. Este problema é ocasionado por acidentes ou até mesmo por vandalismo;
Extintores de incêndios por andar
Em condomínios devem conter, no mínimo, dois extintores de incêndio por andar. Eles devem ser para os fogos das classes A, B e C e devem estar lacrados corretamente;
Validade da recarga/Teste hidrostático de extintor de incêndio
São dois pontos essenciais para a vida útil dos extintores de incêndio. Ao enviar os extintores de incêndio para a devida recarga, é preciso que a empresa contratada deixe todas as peças de reposição temporária disponíveis no condomínio. A recarga dos extintores de incêndio deverá ser realizada anualmente e o seu teste hidrostático a cada cinco anos contando da data de sua fabricação ou da realização do último teste;
Selo ou certificado de inspeção do Inmetro de extintor de incêndio
Os extintores de incêndio devem ser aprovados pelo Inmetro e as empresas que realizam o serviço de manutenção também.
Hidrantes com mangueiras
A mangueira deve estar enrolada de forma correta e com o devido bico e a chave Storz. A mangueira não deve conter água e nem mesmo a caixa de hidrante. Caso isso aconteça, o tecido da mangueira pode sofrer apodrecimento. O registro do barrilete precisa estar sempre aberto.
Manutenção da mangueira e do hidrante
Estes equipamentos devem ser testados periodicamente e receber a sua devida certificação através de uma empresa especializada. Este teste deve ser realizado com água e com equipamentos específicos.
Portas corta-fogo
Estas portas corta-fogo devem estar em perfeitas condições e sempre fechadas. Mas estas portas corta-fogo nunca devem estar trancadas e nem com obstruções em sua abertura.
Fonte: Condobox
Comente essa postagem
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios.
Seu comentário será moderado pelo Viva o Condomínio e publicado após sua aprovação.