Publicado em 23 de maio de 2023
A transformação digital acabou com o mercado condominial? Você já deve ter ouvido falar sobre a transformação digital, ainda mais nos dias de hoje. Mas o que é, de fato, esse fenômeno? E o que ele tem a ver com o mercado condominial?
Você já deve ter ouvido falar sobre a transformação digital, ainda mais nos dias de hoje. Mas o que é, de fato, esse fenômeno? E o que ele tem a ver com o mercado condominial?
A transformação digital é o uso da tecnologia para resolver e facilitar a solução de problemas comuns. Nesse sentido, ela sempre está presente no nosso dia a dia, seja para acessar o condomínio com o celular, para pagar um boleto pelo aplicativo ou até mesmo quando ligamos para alguém.
Quer saber se, de fato, a transformação digital ajudou ou não o mercado condominial? Então continue a leitura.
A evolução e a transformação na história da humanidade
A evolução tecnológica e a transformação digital sempre estiveram presente em nossas vida, aliás as grandes descobertas da humanidade são a prova disso.
Em 1689, por exemplo, Thomas Savery criou um motor para elevar a água com a força do fogo e esse foi o início de grandes invenções a vapor no século XVII e XVIII. Foi em consequência disso que as carruagens, barcos, estrada de ferro para locomotivas a vapor, fabricação têxtil e cerâmica foram desenvolvidas. Sem dúvida, não dá para negar que essa foi uma evolução bastante significativa para a época, não é?
Assim, com o passar do tempo, outras inovações surgiram até chegarmos no avanço tecnológico e digital que vivemos hoje. Passamos por:
- Lampião;
- Moinho;
- Telégrafo;
- Carruagem;
- Latrina;
- Salgamento de alimentos;
- Mensageiro de notícias;
- Máquina de escrever;
- Fogão a lenha.
Todas essas descobertas foram tão importantes que até início de 1800, tínhamos apenas 978 milhões de pessoas no mundo. Passaram 221 anos e chegamos a 8 bilhões de pessoas. Por que? A resposta é simples:
A humanidade passou a ter mais conforto por meio da evolução tecnológica e isso aumentou a qualidade e a expectativa de vida.
Você tem ideia de como seria a sua vida se algumas dessas transformações digitais não tivessem acontecido? Qual seria o impacto de viver sem elas?
Como a transformação digital se faz presente no mercado condominial?
Com toda a certeza, a transformação digital chegou para todos e nos condomínios não foi diferente. Muitos fatores contribuem para que a vida em comunidade seja segura, moderna e prática, e a maioria deles é em consequência do avanço da tecnologia.
Conheça as transformações digitais mais comuns do mercado condominial. Quais delas já estão na rotina do seu condomínio?
- Câmeras de segurança: moradores mais tranquilos ao saber que o espaço é monitorado e que as imagens são gravadas.
- Software de gestão condominial: ajuda na transparência, organização e gestão dos processos do síndico e da administradora.
- Controle de acesso: evita a entrada de pessoas não autorizadas no condomínio.
- Armário inteligente: garante a entrega das correspondências e mercadorias sem extravio, tirando um grande peso do condomínio.
- Assembleia virtual: o morador pode participar de uma reunião ou de uma assembleia sem estar presencialmente no condomínio.
- Portaria Remota: traz mais segurança para os acessos no condomínio e garante que as regras do regimento interno sejam seguidas. Por exemplo: se o regimento interno determinar que o entregador de pizza não pode subir, o porteiro remoto não vai autorizar a entrada. Além disso, imagens, áudios e eventos são gravados para uma possível conferência do síndico, assim ele terá provas em caso de advertência.
- Aplicativos de reservas: facilita a reserva de áreas comuns, como quadra esportiva, salão de eventos e piscina.
- Individualização de gás e água: o morador tem conhecimento sobre seus consumos e pode fazer ajustes para não extrapolar sua conta no final do mês.
Por fim, será que a a transformação digital acabou mesmo com o mercado condominial? Deixe o seu comentário.
Por: Odirley Rocha
Comente essa postagem
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios.
Seu comentário será moderado pelo Viva o Condomínio e publicado após sua aprovação.