Publicado em 26 de setembro de 2023
O que é preciso saber antes de se candidatar ao cargo de síndico? Quem mora em condomínio sabe que a harmonia e o equilíbrio da vida coletiva dependem de atitudes individuais.
Quem mora em condomínio sabe que a harmonia e o equilíbrio da vida coletiva dependem de atitudes individuais.
Cada condomínio reflete o comportamento de seus moradores. Síndico deve comandar o condomínio e fazer dele o melhor lugar para se morar.
Há condomínios com área de lazer completa e moradores de famílias grandes. Outros onde moram mais solteiros e recém-casados. E aqueles maiores onde é possível encontrar um pouco de cada perfil. Todos com uma busca comum: um lar aconchegante e confortável.
Mas os hábitos peculiares de cada morador frequentemente viram motivo de transtornos. E quando surge a desavença, o primeiro a ser lembrado é o síndico.
As reclamações nunca acabam e o síndico é o eleito pela maioria para pacificar o ambiente e conciliar interesses de pessoas que têm pensamento e crenças diferentes. E, em tempos de intolerância, o bom senso é se faz mais necessário.
Cada morador também deve desempenhar seu papel: cumprir as regras do condomínio e respeitar os vizinhos. A maioria dos conflitos tem início por falta do cumprimento destes dois mandamentos. E cabe ao síndico lidar com todas as situações.
Mas para o síndico comandar o condomínio não significa apenas gerir conflitos. A responsabilidade é também de administrar o lugar – desde pagar as contas à escolha da decoração, por exemplo.
Se antes a função era apenas daquele morador antigo e solícito com todos, a atual realidade mostra que os síndicos são mais jovens e graduados. Afinal, administrar um ambiente tão grande e diverso também requer entendimento técnico.
O que é preciso saber antes de se candidatar ao cargo de síndico?
Ser síndico é uma função espinhosa por natureza, que demanda conhecimentos em legislação, recursos humanos e contabilidade. Os moradores que desejam se candidatar ao cargo de síndico devem ter em mente que gerenciar um condomínio é tarefa complexa, equivalente à administração de grandes empresas. É preciso estar preparado. Mas ao mesmo tempo é um desafio para aqueles que têm espírito de liderança, zelando pelo bem comum e pelo patrimônio de todos.
“Ser síndico é uma função espinhosa por natureza”
Qual o segredo de uma administração condominial de sucesso?
Como em qualquer área, saber gerenciar pessoas é o ponto principal. É fundamental, para aqueles que assumem a função de síndico, terem jogo de cintura para gerenciar conflitos e administrar vaidades, pontos de vista e interesses diferentes entre funcionários e condôminos. Além, claro, de fazer valer cumprir o regimento interno do condomínio, pagar as contas em dia, controlar a inadimplência e manter as áreas comuns e equipamentos do prédio bem conservados.
“É fundamental, para aqueles que assumem a função de síndico, terem jogo de cintura para gerenciar conflitos e administrar vaidades”
Quais as três principais características de um bom síndico?
O bom síndico deve ser antes de tudo um líder, pois terá de tomar decisões difíceis. Outra qualidade importante é ter organização e planejamento. Deve ainda ser uma pessoa comunicativa para transmitir com clareza e transparência os resultados de sua gestão para o conselho consultivo e os moradores.
“O bom síndico deve ser, antes de tudo, um líder”
Qual o maior vilão do condomínio e como lidar?
O maior vilão sem dúvida é a inadimplência. A inadimplência alta sufoca o condomínio, compromete seu fluxo de caixa e dificulta expressivamente os investimentos em obras de reformas, melhoria e modernização dos empreendimentos, o que contribui para desvalorização patrimonial. O valor do metro quadrado dos apartamentos cai em relação aos demais condomínios da mesma rua ou bairro, prejudicando a coletividade. Trata-se de tema delicado e complexo, mas que precisa ser enfrentado com pulso firme por todos os síndicos.
“A inadimplência alta sufoca o condomínio, compromete seu fluxo de caixa e dificulta expressivamente os investimentos”
Que conselho você daria para um síndico?
Seja firme, honesto e faça uma administração inovadora, contando sempre com o auxílio de uma empresa especializada.
“Seja firme”
As pessoas costumam frisar os perrengues e problemas que o síndico sofre. Existe lado bom de ser síndico?
Ser síndico é uma vocação. Tenho para mim que a grande maioria dos síndicos de condomínios gosta do que faz porque tem apreço pelo lugar onde moram e, por isso, fazem questão de estar à frente da administração. Diria que o lado bom é a satisfação de, ao final do mandato, fazer um balanço positivo da gestão e constatar os avanços obtidos, em benefício da coletividade.
“Ser síndico é uma vocação”
Qual o papel do condômino para harmonia e equilíbrio do ambiente condominial?
A conduta dos moradores, no sentido de cumprir as normas do condomínio, são fundamentais. Cada qual mora em seu apartamento, mas o patrimônio é de todos. O condômino precisa conhecer e respeitar o regimento interno, ser cordial com funcionários e demais moradores e, sobretudo, se interessar e procurar participar da administração, comparecendo às assembleias e propondo iniciativas que possam contribuir com a segurança e qualidade de vida de todos os demais que ali habitam.
“Cada qual mora em seu apartamento, mas o patrimônio é de todos”
fonte: Painel Urbano
Comente essa postagem
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios.
Seu comentário será moderado pelo Viva o Condomínio e publicado após sua aprovação.