Publicado em 12 de março de 2018

Quer se eleger síndico? Veja essas cinco dicas que preparamos para você

Confira cinco dicas que preparamos para você se tornar síndico do seu condomínio.

Ser síndico não é uma tarefa fácil. São diversas as responsabilidades que surgem para quem ocupa esse cargo. Além de ser responsável civil e criminal do condomínio, o gestor deve zelar pelos interesses da coletividade na tomada de decisões.

Apesar do receio de alguns moradores em tornar-se síndico, alguns condôminos ainda almejam essa função. E é bom que seja assim, já que a falta de candidatos a ocupar tal cargo cria a figura do síndico eterno, o que pode levar a acomodação na administração do edifício e, por consequência, a futuros problemas de gestão.

Por isso, oxigenar a gestão do condomínio pode ser fundamental para o bom funcionamento do empreendimento.

Se você está interessado em tornar-se síndico e deseja ser bem sucedido na eleição, veja algumas dicas que preparamos.

1- Mostrar interesse 

Informe aos demais moradores da sua intenção em se candidatar ao cargo de síndico. Nesse sentido, é recomendado ser articulado, se mostrar atencioso e deixar claro que os interesses coletivos são mais primordiais que os próprios.   

2- Estude sobre as atribuições do cargo 

Leia com atenção a convenção do condomínio, se informe sobre os direitos e deveres do síndico. Dê uma atenção especial ao Código Civil e ao novo Código Processo Civil (CPC) para compreender suas particularidades ao que se refere a assuntos condominiais.

3- Planeje suas ações 

Desenvolva um plano de ação que fique claro os objetivos do seu mandato em prol do desenvolvimento do condomínio. Mostre que você está a par da situação financeira e jurídica do edifício e que está apto a resolver futuros problemas que poderão aparecer no desenrolar do seu mandato. Mas seja justo e honesto. Não prometa algo que não poderá cumprir.

4 – Compartilhe o conhecimento 

Ser uma pessoa sensível a demanda dos outros é algo fundamental para sensibilizar seus eleitores. Conviva harmoniosamente com outros candidatos ou fale, de forma individualizada com outros moradores. Eles podem ter grandes ideias que irão melhorar o seu plano de gerenciamento.

5 – Seja cordial no dia da assembleia 

No momento da eleição, com os ânimos exaltados, é comum que algumas pessoas percam o controle da situação, em caso de derrota. Mas, evite ao máximo que isso aconteça com você. Lembre-se que, mesmo derrotado, outras eleições virão e você poderá se candidatar de novo e até mesmo vencer.

Peça a palavra após o anuncio do resultado e se mostre à disposição para ajudar, quem sabe até mesmo em algum conselho, a equipe eleita. Afinal, passada a eleição, todos voltam a ser vizinhos e conviverem diariamente.

Conheça nossa seção de documentos que auxiliam síndicos em seu dia-a-dia

Por: Guilherme de Paula Pires
Redação Viva o Condomínio

Precisando de fornecedores para seu condomínio? Encontre aqui

   

Assine a newsletter do Viva e receba
notícias como esta no seu e-mail

    Comente essa postagem

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios.

    Seu comentário será moderado pelo Viva o Condomínio e publicado após sua aprovação.