Publicado em 16 de novembro de 2022
Funcionários são parte fundamental da engrenagem da segurança no condomínio Nesse último artigo especial sobre segurança e ação humana, destacamos os funcionários. Olhos e ouvidos do síndico.
Nesse último artigo especial sobre segurança e ação humana, destacamos os funcionários. Olhos e ouvidos do síndico.
Em um condomínio, existem muitos funcionários. Até mesmo os de pequeno porte, possuem pelo menos um zelador, responsável pela organização e limpeza dos corredores dos blocos.
Saiba que até mesmo esse funcionário, não necessariamente da área, e quase sempre sem nenhuma expertise no tema, deve ser orientado e atualizado em relação às boas práticas de segurança.
Na verdade, todos os funcionários, independentemente das suas atribuições, devem ser treinados em relação à prevenção e segurança. Essa é uma área extremamente importante para ficar aos cuidados somente de algumas poucas pessoas. Como frisamos sempre, a segurança dentro do condomínio depende da ação diária de todos.
Leia outros artigos nossos relacionados ao tema:
Os disfarces mais usados por assaltantes de condomínios
Dicas de segurança para síndicos
Por isso, veja agora algumas dicas de como ser um colaborador atento e qualificado em segurança.
1- Se o condomínio investe em treinamento e palestras sobre o tema, compareça e se mostre um funcionário atento. O síndico, e todos os moradores que se preocupam com a segurança, fazem de tudo para que nada de ruim ocorra dentro das dependências do condomínio. Por isso, participe dos treinamentos e palestras periodicamente para preparar-se para a prevenção da ocorrência e depois, em um possível evento, saber como agir da melhor forma.
2 – Peça sempre a autorização do morador para a entrada de qualquer visitante. Até mesmo aquele que chega dizendo que “ele já está nos esperando” precisa ser anunciado.
3- Fique de olho no entorno do condomínio. Observe os pedestres e carros que passam repetidamente ou param na frente do portão do edifício. Em caso de suspeita comunique imediatamente o síndico.
4- Nunca forneça informações sobre hábitos e costumes dos moradores, nem mesmo para outros condôminos. Esse é um assunto que diz respeito somente a cada morador.
5- A guarita é reservada somente aos vigilantes. O mesmo se aplica para a portaria. Fora o síndico, ninguém mais deve permanecer neste local.
6- Fique atento para o entra e sai de veículos no portão da garagem. Essa é uma das áreas mais vulneráveis do condomínio. Procure observar quem está dentro do carro. E se o edifício possuir um sistema de registro de placas faça a conferência.
7- No momento da limpeza e retirada do lixo, os portões e portas do edifício devem manter-se fechadas por todo o tempo que o funcionário permanecer fora do condomínio.
8 – Prestadores de serviço precisam ser identificados. Anote seus dados e comunique o morador sobre a chegada do serviço, se for algo particular. Em casos de serviços prestados ao condomínio, avise o zelador ou o síndico antes que eles adentrem as áreas comuns.
9 – Por fim, fique sempre alerta. Atenção e preparo são as principais características que fazem de um funcionário mediano um colaborador de destaque.
Por: Guilherme de Paula Pires
Redação Viva o Condomínio
Comente essa postagem
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios.
Seu comentário será moderado pelo Viva o Condomínio e publicado após sua aprovação.