Notícias Decoração Interna

Anuncie aqui

7 dicas para diminuir o calor em casa com itens de decoração

Publicado em: 20 de janeiro de 2021

Especialistas aconselham como unir o útil ao agradável: não passar calor e ainda repaginar sua decoração

7 dicas para diminuir o calor em casa com itens de decoração

Uma vez que passar mais tempo em casa por causa da pandemia incomoda algumas pessoas (mesmo sendo o recomendado e o dever para a saúde e a segurança de todos), sentir muito calor dentro dela é ainda pior. Nessas horas, há quem use aparelhos domésticos para se refrescar, como ventiladores, ar-condicionados e climatizadores. Entretanto, reestruturar os cômodos com novos elementos de decoração pode também ajudar a lidar com a alta sensação térmica que o verão traz.

Segundo a arquiteta Renata Pocztaruk, CEO da ArqExpress, as dicas para não comprometer o próprio aconchego pelo verão são simples e ainda ajudam a reduzir os gastos com a energia elétrica. “Basta escolher o tecido correto, a disposição dos móveis, as plantas adequadas para o ambiente e aproveitar a ventilação natural”, comenta.

Confira abaixo seis itens que amenizam o calor em sua casa, de acordo com Renata, a designer de interiores Patricia Pasquini e a arquiteta Suellen Figueiredo.

Plantas

As plantas trazem mais vida ao ambiente, são ornamentos sustentáveis e colaboram para diminuir o calor em casa, já que aumentam a umidade e facilitam a circulação do ar. É importante saber optar pelas espécies adequadas a cada cômodo do imóvel. Na área externa da casa, para Suellen, o estudo da rota do sol aliado ao paisagismo, ajuda a definir até quais as árvores mais encorpadas: “Um muro verde ou plantas com folhas volumosas também bloqueiam os raios solares”, diz.

Cortinas e persianas

Se as cortinas existem também para conter o calor nos lugares, as persianas funcionam como uma espécie de tela, pois reduzem em até 95% a entrada dos raios solares dentro do cômodo. A dica de Renata é aproveitar para usá-las como item decorativo, já que estão disponíveis em diversas cores, tamanhos e tecidos.

Piso

A escolha do assoalho pode contribuir para a temperatura ser mais baixa no espaço. Patricia Pasquini aconselha: “Para regiões mais quentes, litoral ou interior, recomendo o uso de piso frio, como porcelanato, já que este bloqueia a incidência direta do sol.”

Cores claras

As cores são capazes de trazer emoções para os ambientes, então use isso a seu favor. As tonalidades escuras retêm muito mais calor, por exemplo. Para refrescar o local, aposte em paredes e móveis claros.

Mudar os móveis

Com móveis amontoados, será difícil que o ar flua sem interferências, gerando mais calor no cômodo. Para que não haja problemas na entrada de ventilação natural da casa, retire do caminho a mobília que atrapalha – pode ser a que está próxima demais às janelas e às sacadas. Vale mexer no sofá, em cadeiras e mesas. Deixe o vento entrar e ficar!

Tecidos específicos

Sofás, tapetes e encostos de cadeira feitos com algodão e linho, mesmo sintéticos, são essenciais para trazer leveza e amenizar o calor no cômodo. Substitua os tecidos de veludo ou couro para notar a diferença, mas também é válido apenas cobri-los com capas que possuem a mesma função e são mais baratas.

Película UV no vidro

Quem mora em apartamento com varanda pode escolher a aplicação de uma película UV no vidro do local para não ter incômodo com a estação do ano, segundo Patrícia: “Ela ameniza a temperatura do calor do sol.”

 

 

Fonte: Casa e Jardim

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *