Notícias Decoração Interna

Anuncie aqui

8 dicas de decoração de inverno para deixar sua casa mais quente

As temperaturas começam a cair e a vontade de ficar mais tempo em casa aumenta, não é mesmo? O inverno é um convite para a gente se fechar um pouquinho no nosso canto, descansar e curtir o sofá, a cama, o tapete…

8 dicas de decoração de inverno para deixar sua casa mais quente

O clima frio pede um filme com pipoca e chocolate-quente, um jantar regado a vinho com os amigos, um dia inteiro na cama com quem você ama! Deu vontade de aproveitar tudo isso no quentinho do seu lar? Então, que tal deixar a sua casa mais aconchegante com uma decoração de inverno?

A casa da gente é sempre um lugar gostoso, mas com uma decoração especial, ela pode ficar ainda mais acolhedora. Coloque em prática nossas dicas para curtir o inverno em casa muito bem aquecida, seja sozinha ou acompanhada!

1. Espalhe mantas pela casa

Uma boa forma de aquecer o lar é usar mais tecidos em todos os cômodos. Eles remetem ao conforto, ao descanso e combinam muito bem com o inverno. Portanto, as mantas são ótimos elementos para ter em casa. Elas são versáteis, combinam com qualquer estilo e podem ser usadas em vários lugares: no sofá, na cama, sobre as poltronas e até na varanda.

Além de servirem para aquecer, as mantas podem acrescentar vida na sua decoração. Aproveite o inverno para variar, usando modelos estampados ou coloridos sobre um sofá neutro. No quarto, você pode apostar em uma manta de cor complementar à da sua colcha, trazendo cor e vida para sua cama. Assim, você vai ter um ambiente ainda mais convidativo e harmonioso.

Se você gosta de um look despojado e pessoal, aposte nas mantas de tricô ou crochê, que estão em alta e vão dar um toque artesanal à sua decoração. Agora, se o que você quer é acrescentar mais sofisticação, escolha tecidos mais finos, como o algodão, a malha e o jacquard. Mas se a sua intensão é encher a casa com mantas bem fofinhas, use os tecidos de microfibra ou os modelos em pelego. A sua casa vai ficar muito mais quentinha, com um visual romântico perfeito para o inverno!

A manta que enfeita o seu sofá pode também virar cobertor na hora da pipoca. Mas, se você quer manter o sofá mais limpo e organizado, a dica é deixar uma coberta dobrada dentro de uma capa de almofada. Fica fácil de pegar durante o filme, e você mantém a sala bem arrumada.

2. Use mais tapetes

Os tapetes são outro coringa na decoração de inverno. Eles trazem a sensação de conforto, decoram e ainda aquecem o ambiente. Principalmente se sua casa for de piso frio, como pedra ou porcelanato, eles são indispensáveis. Também são peças muito versáteis, com variações infinitas de tecido, estampas e tamanhos. E vale usar em todos os cômodos da casa: no quarto, na sala, no escritório, corredores, e até na cozinha e banheiro!

Se você gosta de tapete felpudo, daqueles que te convidam a deitar e relaxar, a hora de utilizá-lo é agora! Se o piso da sua casa é todo branco e você quer trazer mais conforto, use um tapete de cor escura para ajudar a deixar o ambiente mais gostoso. Para quem tem alergia à poeira, existem modelos de nylon, que são antialérgicos e fáceis de limpar. Existem também modelos próprios para áreas externas, e também para áreas molhadas, como banheiro e cozinha. Para a sala de jantar, escolha um modelo fácil de lavar, e evite as cores claras. Um tapete manchado é tudo oque você não quer na sua sala!

Por fim, escolha o tamanho certo do seu tapete. Isso vai depender do ambiente onde ele vai ficar: Na sala de estar, por exemplo, um modelo grande deve ter cerca de 30 cm embaixo dos móveis que compõe o cômodo. Na sala de jantar, ele deve ser aproximadamente 60 cm maior que a mesa, para ter bastante espaço para as cadeiras. Para o quarto de casal, ele pode ser usado ocupando todo o espaço embaixo e ao redor da cama, com apenas os criados-mudos para fora ou como conjunto de três, colocados na frente e nas laterais da cama.

3. Troque as lâmpadas

A iluminação também ajuda a deixar sua casa quente e aconchegante. Existem as lâmpadas dos tipos branco frio, branco neutro e branco quente. É essa última que você deve priorizar no inverno, já que ela irradia um tom amarelado que combina melhor com as estações frias.

Algumas moradias já têm iluminações primárias e secundárias nas duas tonalidades e, nesse caso, é só ligar mais uma lâmpada do que a outra. Se esse não for o seu caso, você pode manter as lâmpadas principais, mas acrescentar alguns elementos no branco quente, como luminárias de piso, arandelas e abajures. Esses elementos podem, inclusive, criar uma iluminação alternativa mais acolhedora e romântica.

Cuidado apenas para não exagerar. Essa cor de luz remete ao relaxamento e ao descanso, portanto, não é indicada para ambientes de serviço, onde as pessoas precisam de atenção, como escritório, cozinha e lavanderia. Prefira utilizá-la nos quartos e nas salas de estar e jantar.

4. Use muitas almofadas

Mesmo que as temperaturas sejam amenas no inverno brasileiro, o clima é convidativo para ficar em casa e relaxar. Portanto, ter um lar mais confortável é sempre uma boa pedida, para deixar os momentos caseiros ainda mais especiais. Ter um sofá ou a cama cheios de almofadas é uma delícia em qualquer temperatura… Mas, para o frio, que tal aumentar o número delas?

Espalhe as almofadas em cadeiras, poltronas, sofás, camas e até no chão. Combine o tecido e a estampa com as mantas e tapetes, ou faça um arranjo bem diferente e original. Uma tendência atual é o mix de texturas, onde você pode explorar diversos tecidos e padrões em uma única combinação, deixando seu espaço mais divertido, moderno e pessoal. Se você gosta, aproveite o clima para usar tecidos de lã, tricô e crochê, que não combinam tanto com o calor. Abuse também das almofadas gigantes nos tapetes: elas são um convite para criar um cantinho aconchegante e divertido, até para as crianças.

5. Aposte em velas na decoração de inverno

As velas são artigos decorativos que podem dar aquele clima em momentos especiais. Elas ajudam a criar um ambiente romântico, envolvente e elegante, o que é ideal para as temperaturas frias. A luz emitida pelo fogo é mais suave e agradável que qualquer lâmpada, o que dá aquele efeito super aconchegante de meia luz.

Use velas maiores na mesa de jantar, para acompanhar aquele jantar romântico. No quarto, você pode optar por velas menores, coloridas e perfumadas, para proporcionar uma noite inesquecível… As velas com perfume são ótimas também para ser usadas no lavabo, em uma noite de festa. Experimente também o efeito relaxante das velas, curtindo um banho de banheira bem quentinho só com a luz do fogo.

Só não se esqueça da segurança! Use suportes bem seguros e tome cuidado com as chamas. Se você tem receio de causar um incêndio, pode apostar também em velas artificiais ou luzinhas. Elas não terão o mesmo calor, mas podem dar um efeito parecido na sua decoração.

6. Aqueça os ambientes com cores mais fortes

Calma, você não precisa pintar uma parede apenas para passar o inverno: têm muitos outros jeitos de colocar cor na sua decoração. Aproveite as mantas e almofadas, por exemplo, para utilizar cores quentes e terrosas, como laranja, vermelho queimado, caramelo e cobre.

Quadros também podem trazer cores novas para sua casa nesse inverno. Que tal comprar uma tela nova, ou trocar um quadro grande por algumas gravuras? Você pode também trocar apenas as molduras, escolhendo materiais que combinam mais com o frio, como a madeira e o cobre.

Evite os elementos de cores suaves, como verde, azul e amarelo, e prefira cores como o marrom, vermelho, areia e vinho. Use bastante tom sobre tom para misturar as cores fortes com as claras e conseguir um efeito legal. Tome cuidado para não usar somente cores escuras, pois isso pode deixar o ambiente pesado demais. Como a gente costuma manter as cortinas fechadas no período de frio, você corre o risco de deixar sua casa sombria e meio deprê…

 
7. Invista em peças de materiais “quentes”

Se você quer comprar peças novas, seja uma poltrona, um banquinho para os pés ou apenas itens de de decoração, escolha bem o modelo e os materiais. A madeira é quente ao toque e tem um visual mais aconchegante. Aposte em estofados fofinhos e com acabamento peludo. Troque as peças de vidro pelas de metal, principalmente o cobre.

Aposte em móveis confortáveis para relaxar: uma cadeira de balanço para a varanda, um pufe para a sala, uma chaise para o quarto. Além de aproveitar o friozinho para relaxar em todos os cantos da casa, sua decoração vai ficar muito mais acolhedora e convidativa. Se você gosta de receber amigos e família em casa, dá até para arriscar encostar o sofá no canto e encher o tapete com pufes e futons. O único problema vai ser conseguir fazer as visitas irem embora!

 
8. Cuide bem das suas plantas

No inverno, a casa fica mais escura e o tempo mais seco. Então, redobre os cuidados com suas plantas, para não perder o verde do seu espaço. Além do mais, plantas combinam muito com o inverno: elas inspiram vida, aconchego e tranquilidade. Aposte nas folhagens escuras, que precisam de menos luz, e nos arranjos de flores, que combinam muito com o clima romântico da estação.

Uma casa quentinha é um convite para descansar e passar momentos muito aconchegantes. Com mudanças simples e poucos elementos como mantas, almofadas e luzes, é possível ter um ambiente super confortável, com a beleza da decoração de inverno. Siga as nossas sugestões e deixe seu lar perfeito para o frio!

Como você costuma aquecer sua casa para receber as temperaturas mais frias? Deixe seu comentário e conte qual dica você seguiu e curtiu.

 

 

Fonte: Blog Easy Deco


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *