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8 dicas de decoração para garantir uma boa noite de sono

Além de um bom colchão e travesseiro, vale investir em velas aromáticas e óleos essenciais

8 dicas de decoração para garantir uma boa noite de sono

Uma boa noite de sono é uma necessidade e, para alguns, um verdadeiro luxo. Há uma série de medidas saudáveis que podemos tomar ao longo do dia para ter uma qualidade de vida melhor e, consequentemente, uma noite mais restauradora. Fazer exercícios, meditar e evitar alguns alimentos são algumas dicas importantes, mas há também maneiras de preparar o quarto para deixá-lo mais agradável e acolhedor para o descanso efetivo. Abaixo, listamos oito dicas que vão te ajudar a dormir melhor.

Invista em um bom colchão

O principal elemento para dormir bem é o colchão. “Um colchão de boa qualidade é a parte mais importante para uma boa noite de sono”, contou Brad Harrell, diretor de serviço de limpeza do Four Seasons Hotel Washington DC em entrevista à Casa Vogue. Para escolher uma peça, considere o peso e a altura da quem vai dormir na cama. Além disso, a densidade do colchão deve variar proporcionalmente conforme o peso para garantir uma boa noite de sono. Vale, inclusive, investir em um colchão semiortopédico, que ajuda a manter a coluna alinhada durante o sono. Opte por um modelo que seja firme, ou seja, nem muito mole, nem muito duro.

Travesseiro adequado é fundamental

Modelos mais baixos são uma boa opção para quem dorme de barriga para cima. Quem prefere dormir virado para o lado, deve optar por travesseiros mais altos para compensar a altura dos ombros. O fundamental na hora de comprar é entender se o modelo deixa cervical em uma posição confortável.

Eleja uma paleta de cores que te conforta
No geral, ambientes com tons claros e suaves são indicados para quem quer relaxar já que eles produzem menos estímulos do que os de tons fortes, que nos mantém mais em alerta. O importante, no entanto, é que o quarto proporcione uma atmosfera de recolhimento e descanso, independentemente da cor das paredes e dos acessórios. Se você se sentir confortável e tranquilo em um quarto com tons mais vivos, não há razão para se preocupar.

Acerte na iluminação

Para os quartos, o ideal é apostar em luminárias com temperatura de cor mais quente, com tons amarelados, que vão ajudar a criar o cenário de transição ideal para a produção da melatonina, o hormônio do sono. “No ambiente noturno, a intensidade das luminárias precisa ser menor e a temperatura de cor em projetos residenciais tem que se aproximar ao tom da chama do fogo para auxiliar a diminuir o ritmo e descansar”, comentou Antonio Carlos Mingrone, titular do escritório especializado Mingrone Iluminação.

Plantas podem ajudar a acalmar

As plantas são capazes de filtrar e purificar o ar de um ambiente. No quarto, não é diferente. Espécies como a lavanda, melissa e a citronela ajudam a criar um atmosfera relaxante. Mas é importante que estas espécies fiquem posicionadas em espaços em que possam receber a luz solar durante o dia para se desenvolverem mais saudáveis.

Aposte nos aromas

Os óleos essenciais são grandes aliados na tarefa de deixar um ambiente mais tranquilo. Para dormir bem, a dica é pingar uma gota de óleo essencial de lavanda no travesseiro. Outros aromas, como o gerânio e capim-limão, também ajudam a acalmar quando usados em difusores.  “Esses óleos contribuem para o aquietamento da mente e garantem uma boa noite de sono”, revelou Márcia Rissato em entrevista à Casa Vogue.

Deixe os eletrônicos de lado

A intensidade da luz azul, muito comum em smartphones e tablets, pode suprimir a produção de melatonina, enquanto estimula a produção de dopamina, serotonina e cortisol (que nos deixam em alerta). A exposição à luz artificial por mais horas ao longo do dia pode impactar na qualidade e nas horas de sono. Tente deixar estes equipamentos de lado de duas a três horas antes de dormir.

Desconecte e crie seu próprio ritual do sono

O importante para dormir bem é sentir-se confortável e acolhido. Escolha uma roupa de cama confortável e invista em almofadas e travesseiros extras para tornar o espaço convidativo. Você pode também acender algumas velas aromatizadas para deixar o espaço mais relaxante (mas lembre-se de apagar antes de dormir). Se tiver uma luminária de leitura, deixe um livro sobre a mesinha lateral e leia um pouco antes de pegar no sono. Pesquisas indicam que tomar banho quente antes de deitar também pode ser uma maneira de garantir um sono melhor.

 

 

Fonte: Casa Vogue

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