Notícias Decoração Interna

Anuncie aqui

Acabamentos e cores de móveis ressaltam personalidade do morador

Publicado em: 23 de junho de 2022

Cores de móveis mais sóbrias ou mais coloridas podem dizer muito sobre a personalidade do proprietário do imóvel e seus gostos

 

A decoração de um imóvel diz muito sobre o seu proprietário. Algumas são mais sóbrias e clássicas, enquanto outras são mais ousadas e descontraídas. E é fácil perceber a diferença entre as duas logo ao entrar em um ambiente, basta observar os materiais e tons utilizados no projeto. Para além de conferir beleza, os acabamentos e as cores dos móveis ressaltam a personalidade do morador e podem dizer muito sobre quem é o dono da casa.

Tanto em relação ao acabamento quanto à cor, é sempre importante pensar no resultado antes mesmo dele estar pronto no ambiente para que não fuja do que o proprietário busca para reforçar sua personalidade na decoração. “A ideia para não errar é sempre pensar na paleta como um todo e no sentimento que você quer trazer para o ambiente. Busque referências que goste, se dedique a entender quais cores você quer no ambiente e só depois comece a colocá-las em prática”, explica a arquiteta Fernanda Mendonça, do escritório Oliva Arquitetura.

A realidade é que cada detalhe pode trazer um pouco da personalidade do morador. Alguns ambientes têm uma paleta mais sóbria e acabamentos mais clássicos, com cores de móveis mais neutras. Outras trazem uma decoração que conta histórias, com objetos e fotos de viagens e momentos marcantes em família. São inúmeras as possibilidades de deixar a casa com a cara do proprietário, inclusive com a escolha das cores. “Todo mundo possui uma cor preferida, então a escolha varia de acordo com a personalidade de cada pessoa”, afirma André Menelau de Mesquita, arquiteto e coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da Estácio no Recife.

Além da decoração mais neutra, introspectiva e afetiva, elementos também podem dar uma personalidade mais extrovertida à decoração. Um deles é a inserção de cores fortes. “As três principais cores fortes são o amarelo, vermelho e laranja e suas infinitas variações, que são consideradas cores quentes na decoração, trazendo calor, personalidade, charme, sofisticação e alegria aos ambientes”, afirma ele.

Porém, por mais que o proprietário aprecie tons mais fortes, o ideal é ter cuidado para não sobrecarregar o ambiente. “É recomendado trabalhar com cores fortes em itens pontuais do projeto para não ficar muito pesado ou para o cliente não enjoar tão facilmente. Então, por exemplo, trazer cores fortes para peças de decoração ou pensar nas cores de um móvel específico”, ressalta Bianca Atalla, também do escritório Oliva Arquitetura.

 

 

Fonte: Zap Imóveis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *