Alpinistas urbanos lavam obelisco de 44 metros em Curitiba

Quem passar pela praça 19 de Dezembro, no Centro, de Curitiba, nesta terça-feira (30), vai se deparar com dois alpinistas urbanos escalando a escultura conhecida como o “Homem Nu”.

obelisco
Foto: Prefeitura de Curitiba

 

Utilizando técnicas de rapel, Matheus Momm e Jaílson Gilberto da Silva vão lavar o monumento de 44 metros, equivalente a um prédio de 15 andares. Segundo a Associação de Condomínios Garantidos do Brasil (ACGB/Vida Urbana), o trabalho deve durar de dois a três dias.

Há duas semanas os alpinistas fizeram um teste de ancoragem (sustentação de cordas) no ponto mais alto do obelisco. O objetivo foi testar o equipamento a ser utilizado e planejar a lavagem.

Ao todo, serão usados 200 metros de corda, além de presilhas, capacetes e equipamentos de segurança necessários para a descida. A prefeitura de Curitiba vai ceder um caminhão pipa e mangueiras de alta pressão utilizadas na limpeza.

No início deste mês, os alpinistas recuperaram o Viaduto João Negrão, mais conhecido como Ponte Preta, também no Centro. O local estava repleto de pichações.

 

“HOMEM NU”

 

Conhecido como “Estátua do Homem Nu”, o obelisco da praça 19 de Dezembro foi construído pelo escultor Erbo Stenzel. A obra é revestida de granito e possui, na parte da frente, um escudo do Paraná.

O monumento foi inaugurado em 1953, no governo de Bento Munhoz da Rocha, em comemoração ao centenário de emancipação política do estado.

 

Fonte: Marcus Gomes / Redação ACGB


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *