Notícias Decoração Interna

Anuncie aqui

Apartamentos pequenos exigem truques de decoração

Os imóveis com tamanho reduzido podem ter uma sensação de amplitude com a escolha certas dos móveis e a decoração de cada ambiente. Veja dicas!
Apartamentos pequenos não precisam ser desconfortáveis (Foto: Shutterstock)

 

Os apartamentos pequenos são comuns nas grandes metrópoles. No entanto, ter menos espaço não significa viver de maneira apertada e desconfortável. Apenas pede por um punhado a mais de criatividade e boas soluções.

Escolher os móveis, paleta de cores e detalhes apropriados é a primeira parte da tarefa que deve ser complementada com truques que criam a tão desejada sensação de amplitude.

Para deixar o processo de decoração como deve ser – super prazeroso – aqui vão algumas dicas ótimas para os mini apês:

Antes de sair às compras é importante ter em mãos a planta do imóvel, com todas as informações referentes à dimensão, e uma trena. Isso porque o jeito mais fácil de deixar a casa com cara de entulhada é escolhendo móveis grandes demais para a metragem disponível. Por isso, invista em peças menores e discretas e não exagere na quantidade para não comprometer a circulação.

 

Espaços pequenos precisam ter peças específicas para melhor aproveitamento do espaço (Foto: Shutterstock)

 

Ambiente não precisa ser totalmente claro para aparentar amplitude (Fotos: Reprodução/Pinterest)

 

Um ambiente claro e bem iluminado pode parecer muito maior do que realmente é, mas isso não quer dizer que o visual precisa ser asséptico. Saiba que é possível ter o mesmo resultado acrescentando cores e texturas à mistura. O truque é criar uma base branca – ou da cor clara que preferir – e ir acrescentando detalhes coloridos e alegres, como almofadas estampadas, vasos de flores, tapetes e cortinas de tons vibrantes.

Use detalhes coloridos e alegres, como almofadas estampadas

 

Quando o espaço é pouco, o ideal é compor os ambientes com o mínimo necessário de móveis. Nessas horas, escolha peças coringas que se desdobram facilmente em diversas funções e podem ser deslocados pelos cômodos sem muito esforço. Um banquinho pode ser usado como mesa lateral no quarto, apoio na sala de estar e assento extra na mesa de jantar. Já um pufe estofado vira mesa de centro com a ajuda de uma bandeja.

Banqueta pode ter mais de uma função no ambiente, neste caso serve como mesa

 

Outro jeito de aproveitar cada centímetro disponível na planta é optando por móveis sob medida – os famosos planejados. Como eles são feitos na medida exata do espaço, eles otimizam ao máximo cantos estranhos e inutilizados. Assim, você pode ganhar um armário a mais para armazenagem.

Explore os cantos das paredes com prateleiras e ganhe mais espaço para guardar objetos

 

Pensando ainda na otimização dos espaços, vale tirar proveito também de toda extensão da parede – na vertical e horizontal. Instale prateleiras, ganchos e estantes para manter a organização, melhorar a funcionalidade do ambiente e deixar o visual bonito e interessante. Essa é uma ótima dica para cozinhas, home offices e ateliês.

 

Fonte: Zap Imóveis

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *