Notícias Manutenção Interna

Anuncie aqui

Ar-condicionado: aprenda a limpar o filtro do aparelho e evite doenças

Profissionais ressaltam a importância de se atentar ainda mais aos microorganismos invisíveis e dão dicas para manter o aparelho sempre livre de sujeiras e de vírus

Ar-condicionado: aprenda a limpar o filtro do aparelho e evite doenças

Com as estações mais quentes do ano se aproximando, o uso do ar-condicionado tende a aumentar. É preciso estar ainda mais atento à limpeza do aparelho, principalmente durante a pandemia do novo coronavírus.

O Prof. Dr. Jorge Luiz, mais conhecido como Dr. Biossegurança, especialista à convite da LG, explica porque é importante redobrar a atenção: “muitas vezes, microrganismos também são disseminados no ar e podem ocasionar doenças. Eles estão cada vez mais patogênicos, então é preciso desenvolver uma percepção para esse mundo invisível.”

Silas Cordeiro, engenheiro mecânico da SCS e técnico em refrigeração e climatização explica que a limpeza do aparelho precisa ser feita com frequência, para garantir que o ar do ambiente não seja contaminado. O profissional alerta ainda que alguns dos dispositivos não recebem manutenção preventiva e, por isso, é preciso ter cuidado.

A periodicidade da higienização varia de acordo com o uso de cada aparelho, explica Daniel Fraianeli, gerente de produtos e sistemas de ar-condicionado da Samsung Brasil. Segundo o profissional, locais que têm maior circulação de poeira e de impurezas precisam de limpezas mais frequentes para garantir o bom funcionamento do filtro. Ele ainda orienta que a higienização seja mais recorrente quando o aparelho é muito usado.

Alguns fabricantes do setor recomendam que, ao menos uma vez ao mês, seja feita a limpeza no filtro – mesmo que o uso não seja contínuo – e uma manutenção geral a cada seis meses, feita ao lado de um técnico especializado em ar-condicionado.

Abaixo, confira um passo a passo de como higienizar o aparelho dentro de casa. Um dos principais cuidados, segundo Dr. Biossegurança, é usar máscaras e luvas para maior proteção. Confira:

1. Remova o filtro cuidadosamente, evitando balançar, para que as partículas não se disseminem no ar ou sejam inaladas;
2. Use água corrente e detergente neutro para uma limpeza adequada. Para esse processo, utilize uma esponja ou escova macia, já que as versões duras podem comprometer a estrutura do filtro;
3. Espere o filtro secar, em ambiente ventilado, antes de inseri-lo novamente no equipamento;
4. Lembre-se de passar um pano umedecido com água e um pouco de detergente neutro (não é necessário fazer tanta espuma), no gabinete do ar-condicionado e, em seguida, use um pano seco para a secagem.

Com as dicas e as orientações, seu ar-condicionado estará pronto para aguentar as novas estações!

 

 

Fonte: Revista Casa e Jardim

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *