Notícias Manutenção Interna

Anuncie aqui

Como tirar limo da caixa d’água

Publicado em: 19 de abril de 2022

Confira as nossas dicas para manter a sua água sempre limpa e potável

 

limo da caixa d’água

 

Qual a importância de se limpar a caixa d’água? Por que se forma o limo? Como limpar a caixa? Com que frequência? Essas são as principais dúvidas que as pessoas têm. Por isso, hoje vamos ensinar como tirar limo da caixa d’água. Em tempos de dengue, todo cuidado é pouco. Então, acompanhe as nossas dicas incríveis para facilitar sua vida nessa limpeza.

Saiba Como tirar limo da caixa d’água

Afinal, como tirar limo da caixa d’água? A limpeza da caixa de água é muito importante para manter a saúde das pessoas que moram na casa. Esta atitude faz com que a água fique potável e adequada para o consumo, mantendo as impurezas longe da caixa de água.

Entre as impurezas encontradas na caixa d’água, tem-se o limo, animais, insetos e microrganismos, que contaminam a água, fazendo com que ocorra a ingestão de bactérias que são prejudiciais ao corpo humano.

Evita, assim, as principais doenças transmitidas pela água, como cólera, febre tifoide e leptospirose.

O limo se forma a partir da água que fica parada. Os minerais presentes na água podem ir para o fundo da caixa, formando o limo. Mesmo bem fechado, o reservatório fica sujo. A presença de partículas estranhas também acontece quando falta água na rede de abastecimento.

Com que frequência é recomendada a limpeza da caixa d’água?

O correto é limpar a caixa d’água a cada seis meses. Afinal o limo se forma nas paredes da caixa e no piso, bem como nas tubulações hidráulicas da casa, que facilita a proliferação de vírus e impurezas.

Para limpar a caixa d’água, você pode contratar empresas especializadas em limpeza de caixa d’água, ou você pode fazer pessoalmente. Programe um dia em que não haverá muito consumo de água e que você tenha tempo para isso.

Como limpar a caixa d’água e retirar o limo? 

Os passos apresentados são recomendados pelo Ministério da Saúde e devem ser seguidos por empresas especializadas, ou pessoas comuns que queiram limpar a sua caixa d’água.

  • Feche o registro geral de entrada de água para a caixa d’água e esvazie abrindo as torneiras e puxando as descargas dos banheiros.
  • Com a caixa de água quase vazia (uns 15 cm de água no fundo da caixa), feche a saída de água da caixa, para que as impurezas não desçam pelos encanamentos, e use a água para fazer a limpeza da caixa.
  • Com um pano, ou escova macia ou esponja esfregue as paredes da caixa e o chão. Não use sabões ou detergentes para isso.
  • Usando um balde e panos, retire a água suja da limpeza da caixa, deixando a caixa totalmente limpa.
  • Abra o registro de entrada de água da caixa, e deixe encher totalmente e acrescente 1 litro de água sanitária para cada 1.000 litros de água.
  • Deixe a mistura agir por 2 horas, e assim desinfetar a caixa e eliminar qualquer resíduo de limo.
  • Esvazie a caixa d’água puxando descargas e abrindo as torneiras. Esta atitude fará com que os encanamentos também sejam limpos e desinfetados.
  • Tampe a caixa d’água evitando que entrem pequenos animais ou insetos, e encha novamente a caixa de água.
  • Anote a data em que foi feita a limpeza da caixa de forma a lembrar de refazer o processo em seis meses.
Quais os cuidados que devemos ter na limpeza da caixa d’água?

Mantenha as proximidades da caixa d’água sem materiais tóxicos, sujos, contaminados ou com oxidação, pois podem entrar em contato com a água.

Mantenha a caixa de água sempre tampada, evitando, assim, a entrada de animais e insetos.

Não guarde produtos alimentares próximos à caixa de água, uma vez que podem atrair ratos e baratas, que podem transmitir doenças através da água.

Não coloque peso em cima da tampa da caixa, para evitar que a tampa quebre deixando espaços livres.

Procure deixar a caixa d’água afastada, sem contato com pessoas e animais.

O limo é uma das impurezas que citamos no artigo. Se forma a partir dos próprios minerais existentes na água.

Precisamos tomar muito cuidado com a água que ingerimos.

Normalmente colocamos a culpa da água suja no poder público, mas esquecemos de limpar nossa caixa d’água a cada seis meses.

Esperamos que todas as nossas dicas para limpar a sua caixa d’água te ajudem. Afinal, é muito importante mantê-la sempre limpa, pois a água é vital para o nosso organismo e, se estiver contaminada, pode ser causadora de problemas. Por isso é importante mantê-la sempre potável.

Agora que você já sabe como fazer, mãos à obra! Limpe a caixa d’água e tenha qualidade de vida!

 

 

Fonte: Notícias Concursos


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *