Notícias Áreas home 01

Anuncie aqui

Condomínio economiza com sistema que aproveita a água da chuva

A água é utilizada para lavar lixeiras, garagens e carros, além de regar plantas, é tratada para não transmitir doenças.

 

água da chuva

 

Para quem quer economizar no uso da água, o Edifício Regina, no Flamengo, é um bom exemplo. Lá, a água da chuva é captada no terraço e desce por um cano até duas caixas d’água, de 500l cada, colocadas na garagem. Usada para lavar lixeiras, garagens e carros, além de regar plantas, e é tratada para não transmitir doenças.

— Mesmo com as caixas fechadas, coloco cloro para evitar bactérias e mosquitos — afirma o síndico Sérgio Mol.

A economia de água, ainda pequena para o prédio de 13 andares, em breve será maior.

— Estamos pensando em trocar por duas caixas de mil litros, cada — diz Mol.

Na mostra “Morar mais por menos” deste ano, as designers de interiores Cristiana Kuhn e Lívia Corrêa Balduíno criaram o Espaço Zen, que reaproveitava água. Segundo Cristiana, a água que ficava no vaso era bombeada para um cano, que a derramava de volta ao vaso. Ela afirma que é bem fácil criar o espaço para relaxar: basta furar o vaso, passar um cano e colocar a bomba, que é a mesma usada em fontes.

Confira o passo a passo para fazer a fonte estilizada

Material:

· Motor de fonte ( coluna de água de no mínimo 1 M)

· 1 vaso de barro com 70 cm

· Durepox

· Mangueira fina (para acoplar na bomba)

· Cano de cobre medindo (pode ser destes usados para instalar ar condicionado split)

1. Colocar o motor dentro do vaso que terá uma furo por onde irá passar a mangueira e o cabo de eletricidade.

2. Para evitar vazamento é preciso vedar o furo com durepox.

3. A mangueira vai entrar dentro do cabo de cobre que é rígido e irá subir a uma altura de 1m e vai ser dobrado de maneira que jogue a água dentro do vaso.

4. Basta ligar a bomba na eletricidade, e a água irá jorrar.

Fique por dentro

Caixa d’água

O cálculo da capacidade da caixa d’água deve ser feito a partir do número de banheiros e moradores da casa. Leandro Rocha, assessor de vendas da Leroy Merlin, afirma que cada pessoa gasta 300l por dia. Para uma família de quatro pessoas, o ideal é uma caixa de 1.500l, para se ter uma margem de sobra.

Piscinas

A durabilidade das piscinas varia bastante. Enquanto a de fibra precisa ser repintada após 12 anos, a de concreto necessita de rejuntamento cerca de cinco anos depois de ser construída.

Ralos

Para evitar odores desagradáveis vindos do ralo, a dica do bombeiro hidráulico Flávio Gomes Soares é fazer uma limpeza mensal da peça: “O que pouca gente faz é limpar o ralo do box e dos lavatórios, colocando a mão com uma luva e retirando os resíduos que ficarem lá. Além de usar desinfetante, é claro, que já faz parte da rotina de limpeza”. Ele explica que isso impede que o ralo fique entupido. Outro cuidado é lavar panos em baldes e, depois, jogar a água no vaso, para que fiapos de tecido não entupam os canos.

 

Fonte: O Globo


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *