Notícias Decoração Interna

Anuncie aqui

Conheça os modelos de coifas e veja qual é a ideal para a sua casa

Publicado em: 5 de maio de 2022

Há vários modelos de coifas, é preciso escolher a mais adequada para o seu apartamento e o projeto da sua cozinha

 

coifas

Mais do que exercer a função básica de evitar que fumaça, gordura e odores se espalhem pelos ambientes da casa – principalmente em cozinhas integradas com a sala – as coifas viraram objetos de decoração, totalmente integradas aos projetos. O estilo cada vez mais moderno pode ser encontrado em diversos modelos de coifas.

“As coifas atualmente são peças de design. Na Feira de Milão (na Itália), vemos modelos de coifas sempre contemporâneos, como grandes tubos de 70 a 80 centímetros de diâmetro, em inox e cores diferentes. Verdadeiras estrelas na cozinha”, conta a designer de interiores Elisa Monde.

Segundo ela, porém, é importante prestar atenção na parte técnica do modelo de coifa na hora da escolha. O ideal são as que possuem menores ruídos, mas potentes motores elétricos para sucção. Depois, é fundamental observar o local onde será instalada. Se o fogão está encostado na parede, a coifa é de parede. Para cozinhas abertas, em estilo americano, a coifa é de ilha, instalada no teto e com grande destaque no ambiente.

Em cozinhas grandes, no estilo americano, a coifa é de ilha e ganha destaque no ambiente

 

Elisa Monde cita, ainda, os modelos de coifas inclinado e suspenso, para quem deseja um visual diferente. Já para aqueles que preferem não ver a coifa, no caso a de parede, é possível embutir com um móvel personalizado.

Material e formato da coifa fazem diferença na decoração

“As mais encontradas no mercado são de aço escovado, esmaltado, alumínio e vidro temperado com aço inox. Além de revestimentos que podem ser dourado, branco, preto e decorado. Há também as revestidas com madeira e em pedra”, explica a designer de interiores.

A arquiteta Thaisa Bohrer destaca que o modelo de coifa deve ser levado em conta desde o início do projeto, especialmente em cozinhas integradas, já que é uma peça que não passa despercebida. “Verificar o estilo e a linguagem ajudam bastante. Material mais polido ou escovado, linhas retas ou mais arredondadas, que se ajustam melhor à estética definida para o ambiente”.

Para a arquiteta Juliana Rinaldi, o design e acabamento do duto e da aba são primordiais. “Geralmente são produzidos em aço inox e vidro, sendo que os modelos feitos de aba de vidro acabam transmitindo leveza e delicadeza para o ambiente. Em contrapartida, as coifas de aço inox tem um aspecto industrial e ficam muito bem em propostas de décor com ares mais rústicos e imponentes”.

Modelos de coifas precisam de infraestrutura adequada para instalação

Diferentemente dos depuradores, que só filtram o ar e jogam de volta no ambiente, as coifas precisam de infraestrutura para instalação de duto e chaminé, que jogarão a fumaça para fora do apartamento.

“É preciso que a cozinha conte com a estrutura de uma saída de ar para a coifa. Esse é um desafio que encontramos nos projetos. Em muitos edifícios, a construtora não prevê a passagem do duto e, por isso, instalamos o depurador como uma solução viável”, relata a arquiteta Fernanda Hardt.

A altura ideal da coifa para o tampo do fogão é entre 70 e 75 centímetros. Para cooktop, o recomendado é de 60 a 65 centímetros. Essas são distâncias que permitem um funcionamento mais eficiente do aparelho, porém é preciso levar em conta a altura dos moradores e o manual de instruções do modelo escolhido.

 

Fonte: Zap Imóveis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *