Notícias Áreas home 01

Anuncie aqui

Coronavírus: Sindicato da Habitação recomenda que áreas comuns de condomínios permaneçam fechadas

Devido ao risco de contaminação pelo novo coronavírus, áreas de condomínios como academia e piscina estão fechadas
Coronavírus: Sindicato da Habitação recomenda que áreas comuns de condomínios permaneçam fechadas

A retomada de algumas das atividades econômicas em Pernambuco aumenta a expectativa das pessoas pelo retorno ao convívio social. Com isso, moradores de condomínios começam a pressionar os síndicos pela reabertura de áreas comuns, como piscinas e parques. De acordo com o presidente do Sindicato da Habitação (Secovi-PE), Márcio Gomes, o sindicato recomenda que esses espaços de convívio de condomínios não sejam utilizados, por enquanto.

Segundo ele, a orientação do Secovi a decisão deve ser tomada pelo administrador do condomínio em conjunto com os residentes.

“Até então, ele [Secovi] ainda recomenda que as áreas comuns permaneçam fechadas. O que a gente pede é que os síndicos têm que ter muito bom senso nesse momento. Caso o síndico, junto com o conselho, entenda que os índices de contaminação baixaram e que já é o momento de iniciar uma reabertura, que ele crie um cronograma, defina a partir de quando deverá ser aberta a área da piscina, a academia de ginástica e tente estabelecer algum protocolo de uso”, disse.

O prédio em que a advogada Rafaela Amaral mora no bairro de Casa Caiada, em Olinda, tem piscina, parque e salão de festa. O parquinho será aberto nesta quinta-feira (11). Para garantir a segurança dos usuários, será necessário realizar agendamento e os brinquedos serão higienizados antes e depois do uso. Mesmo assim, a advogada assiste ao processo com preocupação. “Eu acho precipitado porque não acredito que as pessoas vão ter consciência para manter o distanciamento ou não se reunirem”, contou.

Já o servidor público Arnaldo Duarte, vizinho da advogada Rafaela, acredita que a reabertura desses espaços é importante pois irá ajudar a aliviar o estresse, mas reconhece que o momento pede cautela. “A gente que mora em apartamento se sente numa caixinha de fósforo. A gente vai da sala para o quarto, do quarto para a cozinha. Isso vai ser bom também para aliviar o estresse de idosos e crianças. Se soubermos usar de forma consciente e respeitosa, não vejo nada demais”, acrescentou.

Condomínios comerciais 

De acordo com Márcio Gomes, o Secovi Nacional também elaborou diretrizes para os condomínios comerciais que estão reabrindo, mas o documento ainda será apresentado. “Com o relaxamento das proibições das atividades comerciais, os condomínios comerciais estão sendo reabertos e o Secovi Nacional preparou um material que vai auxiliar os síndicos e as administradoras quanto a abertura dos condomínios comerciais”, comentou.

O presidente do sindicato destaca que as orientações são baseadas no que os órgãos estaduais e mundiais de saúde recomendam, para evitar a disseminação da covid-19.

Coronavírus em Pernambuco

Após os últimos boletins registrarem queda no número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus, os casos voltaram a crescer. A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou, nesta quarta-feira (10), 925 novos casos de coronavírus em Pernambuco. Entre os confirmados hoje, 730 são casos leves e 195 se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag). Agora, Pernambuco totaliza 41.935 casos já confirmados, sendo 16.286 graves e 25.649 leves.

Além disso, foram confirmadas 78 mortes ocorridas desde o dia 20 de abril. Do total, 62 óbitos (79,5%) ocorreram entre o dia 20 de abril e 06 de junho e 16 (20,5%) foram registrados nos últimos 3 dias. Com isso, o Estado totaliza 3.531 mortes pela doença.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.4

 

 

Fonte: Rádio Jornal Pernambuco


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *