Notícias Dia Interna

Anuncie aqui

De volta às noites de autógrafo e à vida ao vivo

Publicado em: 17 de junho de 2022

Noite de autógrafos dos livros condominiais “Quórum no Condomínio” e “Coisas Básicas do Condomínio” acontecerá dia 20 de junho em Curitiba

 

Havia uma pandemia no meio do caminho. Passada a fase de maior sufoco da covid-19, a normalidade ou a “nova normalidade” bate à porta das livrarias com a volta das noites de autógrafo, uma das melhores maneiras de atrair leitores que buscam novidades. 

No próximo dia 20 de junho (segunda-feira), às 18h30, os autores Luiz Fernando de Queiroz e Karla Pluchiennik Moreira (foto) lançam na Livraria A Página do Shopping Estação, em Curitiba, dois livros que miram na vida em condomínio. E o direito está logo ali.

“Quórum no Condomínio”, escrito por Queiroz e Karla, trata do poder do voto nas assembleias e se configura decisivo. Em casos que impliquem urgência – danos à construção ou destituição injustificada do síndico, por exemplo –, é comum que se exija a aprovação de 2/3 dos condôminos. A similaridade com temas de envergadura debatidos no Legislativo brasileiro, e que também necessitam de quórum qualificado, não são mera coincidência. Condomínios são microcosmos da sociedade, tratam de interesses individuais e coletivos, e, apesar de serem regidos em grande parte pelo direito consuetudinário, socorrem-se também das leis vigentes.

Já a obra “Coisas Básicas do Condomínio”, redigida apenas por Karla, põe em destaque o direito do consumidor, dando ênfase ao fato de que o condomínio goza de situação peculiar na legislação. Não é pessoa jurídica, tampouco pessoa física. Sua posição é a de gestor responsável por representar os interesses dos coproprietários. Outro tema em voga trazido pelo livro diz respeito ao trabalho remoto tornado corriqueiro durante a crise sanitária, mas que não pode motivar abusos. Karla cita como exemplo o aumento do fluxo de visitantes a determinada unidade condominial e diz que isso pode implicar em riscos à segurança. Por isso recomenda cuidados. “A atividade laboral não pode representar um transtorno aos moradores, objeto de discussão ou até mesmo motivo para imposição de multa”, escreve.

Editados pela Bonijuris, as obras de Queiroz e Karla ganham importância com o crescimento dos condomínios, fato que não passou despercebido pelo direito. Antes, as normas referentes aos complexos residenciais e comerciais diziam respeito ao direito imobiliário, mas ele não foi capaz de preencher todas as demandas que o ramo condominial exige. Por isso a ascensão de uma advocacia especializada.

A Página é uma aposta de um grupo curitibano que está no mercado há 24 anos, mas que concentrava suas atividades no comércio atacadista livreiro. A noite de autógrafos de Queiroz e Karla retoma os lançamentos presenciais de A Página em grande estilo e é programação obrigatória para aqueles que estavam com saudade da vida ao vivo.

 

 

Marcus Gomes, redator da Revista Bonijuris.
marcusvrgomes@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *