Notícias Segurança Interna 01

Anuncie aqui

Decoração de Natal também exige cuidados com segurança

As festas de final de ano trazem com elas toda a beleza e iluminação da decoração de Natal. Para muitas famílias, o momento de decorar a casa, condomínios e prédios é de união e muita diversão.

 

decoração de natal

 

Porém quando se trata de escolhas, custos e mão na massa, pode surgir algumas discordâncias. E nos condomínios isso se torna mais evidente pois para as decorações é preciso um orçamento especifico, e caso se não planejado com antecedência pode gerar um custo extra, podendo muitas vezes a necessidade de um rateio entre os condôminos, estipulada através de assembleias.

Definir o tipo de decoração de Natal

Após ser votada, planejada e analisada a questão do orçamento, a quem fica a responsabilidade da decoração? Pode ser interessante eleger uma pessoa responsável, ou uma equipe para tratar das aptidões da escolha da decoração. É importante também que seja definido em conjunto o “tipo” de decoração simples para que possa ser feito juntos, moradores e sindico, sem a necessidade de contratar empresas especializadas, pois pode onerar o orçamento já estipulado. E definir em conjunto do tipo de material como: cor, bolinhas, se usará guirlanda ou só pisca-pisca, para que não tenha controvérsias, ou reclamações por insatisfação do material e enfeites escolhidos.

Uma ótima opção para evitar gastos extras é fazer pesquisa por internet e em centros de comercio popular na cidade, mas não se deve abrir mão da qualidade, para que tenha aproveitamento, diminuindo assim orçamento da decoração de natal do ano seguinte.

Dicas de segurança

É importante atentar para alguns itens de segurança como qualidade, dessa forma, se evita curtos circuitos, choques elétricos e até mesmo incêndios.

Para ter uma decoração de Natal segura, o primeiro passo é atentar para alguns itens já no momento da compra. Primeiramente, é fundamental observar se enfeites elétricos, como pisca piscas, se possuem o selo de certificação do Instituto Nacional Qualidade e Tecnologia – INMETRO.

Também é importante verificar o formato da tomada desses objetos. É preferível optar por aqueles com três pinos, os quais são mais seguros, pois um deles é o condutor de terra que previne choques.

Além disso, é interessante testar todos os itens junto ao vendedor para não acabar levando objetos decorativos com mau funcionamento.

Posicionamento de enfeites

Outro ponto importante de uma decoração de Natal com segurança é o posicionamento de enfeites.

Se a árvore tem, por exemplo, pisca piscas e itens de tecido ou plástico, mantenha-os afastados para evitar possíveis incêndios.

Tomadas afastadas

Muitas vezes e, principalmente, em árvores grandes, há uma série de elementos de iluminação que compõem a decoração.

Nesse ponto, é importante mantê-los conectados em tomadas separadas, já que se forem todos ligados juntos há um risco de aquecimento do condutor, o que pode gerar de curtos circuitos até incêndios.

Luzes apagadas

Se o condomínio já possui muitos enfeites iluminados, tanto na área externa quanto na interna, tem que ter um cuidado para não dar sobrecarga nos apartamento e conscientizar para que moradores ao deitar ou ausentes apaguem os enfeites internos.

É importante atentar também se os objetos têm indicação para serem utilizados em áreas externas. Além disso, para conectá-los, é interessante utilizar extensões que também resistam à vento e chuva

Além dessa atitude diminuir o risco de incêndio, ainda contribui para que não tenha aumento na conta de luz.

Como dissemos, há aqueles que, além de enfeitarem o prédio, ainda optam pela decoração de Natal interna. Apesar de ser muito charmoso, uma decoração completa interna e externa, pode trazer riscos caso não haja alguns cuidados.

Guardar os itens para o próximo ano

O momento de desmontar a decoração de Natal e guardá-la para o próximo ano também requer atenção.

Nesse caso, é importante inspecionar cada objeto para verificar possíveis avarias, limpá-los e colocá-los em sacos plásticos para evitar a umidade.

Os objetos de iluminação não devem ser guardados de qualquer jeito. Para que estejam seguros também no próximo Natal você deve enrolá-los de forma com que os fios não se posicionem de forma a se partirem.

Esperamos que as nossas dicas sobre segurança nas decorações de Natal sejam úteis para você. E falando em segurança veja como funciona o projeto de prevenção e combate ao incêndio.

 

Fonte: Pro Security


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *