Notícias Segurança Interna 01

Anuncie aqui

Dicas de segurança para pequenas reformas em casa

Quem já trabalhou na construção sabe a importância de seguir as diretrizes básicas de segurança no trabalho.

Dicas de segurança para pequenas reformas em casa

Pode ser a diferença entre um bom dia de trabalho ou muito ruim. Com muitas pessoas em casa e diversos conteúdos de “Faça você mesmo” ou pequenas mudanças no ambiente, nós resolvemos apresentar algumas dicas de segurança para pequenas reformas em casa.

As medidas de segurança não são menos importantes quando você está lidando com pequenos projetos em casa. Seja você um iniciante ou um proprietário experiente e prático, nunca é demais tomar algumas precauções para que você possa trabalhar com conforto e segurança.


Prevenir incêndios

Sempre mantenha um extintor em funcionamento. Tenha cuidado com panos oleosos ou revestidos com solvente e guarde-os em um recipiente hermético de metal com tampa, de preferência meio cheio com água. Descarte os panos de acordo com as diretrizes da sua comunidade. Para quem reside em apartamento, é bem provável que no corredor do seu andar tenha um extintor.

Sempre use grampos para segurar a madeira

Proteja suas mãos e nunca as use para segurar a madeira com a qual você está trabalhando. Invista em uma boa variedade de braçadeiras de médio porte, para que você sempre tenha a mão certa à mão.

Mantenha um kit de primeiros socorros à mão

Como boa prática geral, mantenha um kit básico de primeiros socorros em qualquer área da casa em que estiver trabalhando – sua garagem, cozinha, oficina, galpão ao ar livre, etc.

Manter iluminação adequada

Em sua casa, a iluminação pode ser um problema de design. Mas na sua garagem, quartinho dos fundos ou estoque – é tudo sobre segurança.

Trabalhe com iluminação superior brilhante que você pode ligar quando entrar no seu espaço de trabalho. É sempre útil também ter iluminação de tarefas. Você pode comprar lâmpadas LED baratas na maioria das lojas de artigos para casa.

Use equipamento de proteção individual

Use óculos de segurança, proteção auditiva, luvas e, às vezes, um respirador de estilo industrial, dependendo do tipo de projeto e das ferramentas que você está usando. A melhor maneira de garantir que você realmente use equipamentos de proteção é tê-los prontamente disponíveis e à mão.

Este equipamento não é muito caro, portanto invista em alguns protetores de ouvido descartáveis, em alguns pares de óculos de segurança, luvas impermeáveis ​​descartáveis, etc. Em seguida, mantenha-os nas áreas em que planeja trabalhar.

Elimine os riscos de tropeçar

É fácil deixar a bagunça do projeto ficar longe de você, mas não é divertido quando você tropeça em uma extensão ou desliza sobre uma mancha de óleo. No final de cada dia, arrume! Então sua casa estará sempre pronta para o próximo dia. A ideia é, antes de começar qualquer reforma em casa, olhe bem os arredores e veja se está tudo sob controle.

Evite trabalhar quando estiver cansado

Está sem ânimo, já podemos dizer que você não deve operar ferramentas elétricas se estiver prejudicado por álcool ou medicamentos. Mas você sabia que estar cansado demais também pode diminuir o tempo de reação pela metade? Achamos que isso é motivo suficiente para salvar o trabalho para outro dia, quando você estiver descansado e alerta.

Sempre se vista adequadamente para o trabalho

Pode ser tentador trabalhar em chinelos quando o sol está alto no céu, mas por que correr o risco de se machucar?

Antes de iniciar qualquer trabalho que envolva ferramentas – especialmente ferramentas elétricas -, reserve alguns momentos para calçar os sapatos fechados, remover jóias penduradas e amarrar os cabelos compridos.

Leva apenas alguns minutos para se proteger. Use o bom senso, e você ficará bem.

Ventilar ao pintar

De um modo geral, a pintura está entre os projetos de pequenas reformas mais seguros em casa – apenas não se esqueça de ventilar a sala. Abra janelas e use ventiladores. Se você estiver trabalhando em um armário ou área difícil de ventilar, considere usar um respirador e trabalhar em intervalos mais curtos.

Leia o manual de instruções

Pode parecer óbvio e pode parecer uma tarefa árdua. Mas, em nossa experiência, é apenas uma boa prática ler o manual de instruções que acompanha qualquer nova ferramenta ou peça de equipamento.

Não há problema em assistir a um vídeo no YouTube ou pedir dicas a um veterano em reformas. Lembre-se de que nem todas as ferramentas e equipamentos são fabricados da mesma forma. Portanto, antes de ligar o interruptor dessa maravilhosa serra circular nova, certifique-se de entender como o seu modelo funciona.

Fique atento ao seu entorno

Mantenha crianças e animais de estimação afastados da área de trabalho ao usar ferramentas elétricas. Eles podem ficar sob os pés e distraí-lo do projeto em questão.

Além disso, sempre desconecte sua ferramenta antes de fazer ajustes nela, como trocar uma lâmina de serra. E se você desligar a energia da sua casa para trabalhar em um projeto elétrico, coloque um sinal de aviso na caixa do disjuntor para que ninguém a ligue inadvertidamente.

Coloque a segurança em primeiro lugar

Esta é realmente a regra número 1. Em essência, isso significa que nenhum trabalho ou projeto de bricolage é mais importante do que sua própria segurança e bem-estar.

Todo projeto pode esperar até você substituir os óculos de segurança quebrados ou aprender a operar adequadamente essa broca sem fio. Se você sempre colocar a segurança em primeiro lugar, terá muito sucesso com seus projetos de bricolage por muitos anos.

 

 

Fonte: Zap em Casa


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *