Notícias Manutenção Interna

Anuncie aqui

Evitando problemas de encanamento no condomínio

Em geral, os prédios são abastecidos por uma rede de encanamento horizontal e outra vertical.

A primeira é destinada ao encanamento das unidades individuais, ou seja, dos apartamentos, cuja responsabilidade é de cada morador.

A vertical serve para abastecer o encanamento do condomínio com água, inclusive a rede horizontal, e também conduz o esgoto para o local adequado.

Além disso, para facilitar a localização dos encanamentos do condomínio, em geral, seguem-se cores padronizadas para cada necessidade, seguindo o seguinte padrão:

  • Água limpa: verde.
  •  Esgoto: marrom.
  •  Parte elétrica: cinza.
  •  Água quente: azul.
  •  Hidrante: vermelho.
  •  Gás: amarelo.

Evitando Problemas de Encanamento no Condomínio

 

Melhor atuar na prevenção

 

O descarte incorreto de materiais pelo encanamento ainda é uma das principais causas do entupimento dos canos nos condomínios.

A maioria dos edifícios não possui uma tubulação preparada, por exemplo, para o descarte de papel higiênico, absorventes e outros materiais por meio do vaso sanitário. Na pia, não é diferente. É preciso ficar atento aos restos de comida, pedaços de lacres plásticos e outros detritos para que não sejam descartados, mesmo que sem intenção, no ralo da pia.

Outra prática comum e que deve ser evitada é o descarte do óleo de cozinha na pia. Esse resíduo deve ser direcionado para uma coleta especial, do contrário, pode potencializar o entupimento, a medida que serão formadas crostas nos canos, com a aglutinação do óleo e os demais materiais. Além do problema ambiental que pode gerar, por conta da contaminação do solo.

Então, além de atuar na conscientização dos condôminos sobre o descarte adequado, é necessário fazer a em toda a rede de encanamento, tanto na horizontal, quanto na vertical. Assim, qualquer problema futuro pode ser identificado antes mesmo de que haja um vazamento ou entupimento do encanamento.

Nessa manutenção, todos os ralos do condomínio são limpos pela empresa contratada, muitas vezes incluindo os dos apartamentos.

Qual a periodicidade que a limpeza deve ser feita?

Em termos de periodicidade, indica-se que essa limpeza seja feita duas vezes por ano.

Com essa frequência, além de se evitar os vazamentos e entupimentos, haverá economia para o condomínio, pois, o atendimento em condição emergencial, em geral, custará mais caro que o programado.

 

Fonte: Seu Condomínio


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *