Notícias Segurança Interna 01

Anuncie aqui

Principais cuidados com fogo em condomínio

Situações de risco, principalmente com fogo em condomínio, requerem calma e tomada de decisão rápida, aliada a treinamentos de brigada de emergência.

 

Há poucos dias, acompanhamos diversas ocorrências de incêndios na capital paranaense. Uma, inclusive, em um condomínio, em que só não resultou em uma tragédia maior devido à ação rápida do síndico e seu controle e orientação dos moradores para sobrevivência e evacuação de área.

Para o vice-presidente de Condomínios do Sindicato da Habitação e Condomínios (Secovi-PR), Dirceu Jarenko, ter uma equipe e colaboradores preparados para ocasiões de urgência e emergência não é apenas uma questão de obrigatoriedade, mas de responsabilidade como cidadãos para a segurança de todos.

“Todo condomínio, por imposição do Corpo de Bombeiros, precisa de uma Brigada de Incêndio, com todos os seus funcionários certificados, mas além disso, é muito importante também que o síndico e conselheiros também façam o curso e saibam como agir e orientar as pessoas em situações como essa”, ressalta.

 

Fogo em condomínio

 

Segundo Jarenko, todo morador e/ou condômino deveria estar apto para agir em situações de emergência, não apenas de fogo, mas de primeiros socorros, com medidas preventivas, entre outros conhecimentos específicos, porque nem sempre os funcionários que são da Brigada estão no condomínio.

“Para a segurança de todos é fundamental que se tenha várias pessoas com estes conhecimentos no condomínio”, completa.

O Secovi oferece, por meio da Universidade Livre do Mercado Imobiliário e Condominial (Unihab), o curso de “Brigada de Emergência”, com carga horária de oito horas, realizado em um único dia e sem custo para os condomínios adimplentes. O treinamento é dividido em ‘Teoria e prática de primeiros socorros’, ‘Teoria de prevenção e combate ao incêndio’ e ‘Prática de combate ao incêndio’.

A gerente educacional da Unihab, Loureni Reis, explica que o curso oferecido é bem completo, foi desenvolvido tendo como base as exigências legais.

“Fizemos parceria com uma empresa para realização deste curso de ‘Brigada de Emergência’, para a realização da parte teórica e, principalmente, da prática. Oferecemos também um certificado que deve ser retirado na própria Unihab/Secovi por meio de apresentação de toda documentação”, explica.

 

Confira nossos modelos de documentos para utilizar em seu condomínio:
Aviso: Treinamento brigada de incêndio
Aviso: Prevenção de incêndio

 

 

Fonte: www.segs.com.br


  1. Leônidas Nogueira de Souza disse:

    Bom-dia. Muito importantes os artigos publicados. Na qualidade de membro do Conselho Consultivo de meu condomínio, só me resta agradecer-lhes, em meu nome próprio e em nome do síndico, as informações oferecidas. Muito obrigado.

    • vivacondominio disse:

      Olá Sr. Leônidas

      Estamos felizes em saber que nosso conteúdo tem lhe ajudado.

      Estamos à disposição

      Atenciosamente

      Redação Viva o Condomínio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *