Notícias Decoração Interna

Anuncie aqui

Funcional e aconchegante: cinco dicas para decorar espaços pequenos

O arquiteto Márcio Barreto aponta que os imóveis pequenos precisam de organização para que haja harmonia entre os móveis

Funcional e aconchegante: cinco dicas para decorar espaços pequenos

Mora ou comprou um apartamento compacto e não sabe decorar? O arquiteto Márcio Barreto, à frente do escritório que leva o seu nome, garante que é possível deixar o ambiente funcional e aconchegante. Ele aponta que os imóveis pequenos precisam de organização para que haja harmonia entre os móveis, e não crie uma poluição visual.

Para auxiliar moradores a destacarem espaços pequenos com funcionalidade, cor e senso estético, o profissional lista cinco dicas de decoração para investir, que não precisa quebrar paredes. Confira:

DICA 1: planejamento
“O primeiro passo para quem mora em apartamento pequeno é o planejamento. A dica é listar quais são as suas principais necessidades e organizar as suas ideias de acordo com sua disponibilidade de espaço. Tire as medidas de todos os cômodos e tenha isso guardado. Assim, quando você tiver que comprar um móvel ou artigo de decoração, saberá como encaixá-lo melhor no seu espaço e não terá surpresas inesperadas”, orienta. 
DICA 2: móveis funcionais 
“Opte por móveis que possuam mais de uma função, assim você terá a possibilidade de mudar a disposição deles sem abdicar da função inicial. Por exemplo, sofás que tem compartimento embutido para aumentar o tamanho. Caso receba uma visita, por exemplo, ele servirá como cama. Se a cozinha for muito pequena, pode pensar em uma mesa que tenha um mecanismo de dobra, alinhando-se à parede quando não estiver em uso”.
DICA 3: integrar sem reformar 
“Uma dica legal para criar novos espaços sem precisar construir uma parede é investir em móveis que consigam transmitir a ideia de divisão, mas tenham função para ambos os ambientes. Uma estante vazada que permita visualização de seus objetos nos dois lados é uma boa opção nesse caso”.
DICA 4: decoração nas paredes 
“Se você gosta de decorar, mas não tem muito espaço para colocar objetos no chão, pense na disposição de quadros na parede. A composição pode ser feita de várias formas e sofrer alterações mais facilmente. Invista em quadros com tamanhos diferentes e abuse da criatividade para encontrar a melhor forma deles ornarem entre si. Se você também não tem áreas para colocar os vasos de planta, por exemplo, invista em estruturas que tenham função adequada para organizar as plantinhas na parede. Só tenha cuidado para não exagerar na quantidade de informações! Arrisque no máximo duas paredes com decoração por cômodo”
DICA 5: cores claras 
“As cores possuem uma função muito maior do que apenas pigmentação quando se trata de espaços físicos fechados. O uso da cor certa, por exemplo, pode trazer sensação de amplitude para seu apartamento, seja na parede ou na escolha dos móveis. As cores claras são uma boa escolha quando você for pensar em decorar ambientes. Pense em cores fortes ou escuras para detalhes menores, equilibrando a estética visual”, conclui.
Fonte: iBahia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *