Notícias Segurança Interna 01

Anuncie aqui

Funcionários são parte fundamental da engrenagem da segurança no condomínio

Nesse último artigo especial sobre segurança e ação humana, destacamos os funcionários. Olhos e ouvidos do síndico.  

 

Funcionários são parte fundamental da engrenagem da segurança no condomínio

 

Em um condomínio, existem muitos funcionários. Até mesmo os de pequeno porte, possuem pelo menos um zelador, responsável pela organização e limpeza dos corredores dos blocos.

Saiba que até mesmo esse funcionário, não necessariamente da área, e quase sempre sem nenhuma expertise no tema, deve ser orientado e atualizado em relação às boas práticas de segurança.

Na verdade, todos os funcionários, independentemente das suas atribuições, devem ser treinados em relação à prevenção e segurança. Essa é uma área extremamente importante para ficar aos cuidados somente de algumas poucas pessoas. Como frisamos sempre, a Segurança dentro do condomínio depende da ação diária de todos

 

Leia outros artigos nossos relacionados ao tema:

Os disfarces mais usados por assaltantes de condomínios

Dicas de segurança para síndicos

Veja o nosso formulário com mais algumas dicas de segurança

 

Por isso, veja agora algumas dicas de como ser um colaborador atento e qualificado em segurança.

 

1- Se o condomínio investe em treinamento e palestras sobre o tema, compareça e se mostre um funcionário atento. O síndico, e todos os moradores que se preocupam com a segurança, fazem de tudo para que nada de ruim ocorra dentro das dependências do condomínio. Por isso, participe dos treinamentos e palestras periodicamente para preparar-se para a prevenção da ocorrência e depois, em um possível evento, saber como agir da melhor forma.

 

2 – Peça sempre a autorização do morador para a entrada de qualquer visitante. Até mesmo aquele que chega dizendo que “ele já está nos esperando” precisa ser anunciado.

 

3- Fique de olho no entorno do condomínio. Observe os pedestres e carros que passam repetidamente ou param na frente do portão do edifício. Em caso de suspeita comunique imediatamente o síndico.

 

4- Nunca forneça informações sobre hábitos e costumes dos moradores, nem mesmo para outros condôminos. Esse é um assunto que diz respeito somente a cada morador.

 

5- A guarita é reservada somente aos vigilantes. O mesmo se aplica para a portaria. Fora o síndico, ninguém mais deve permanecer neste local.

 

6- Fique atento para o entra e sai de veículos no portão da garagem. Essa é uma das áreas mais vulneráveis do condomínio. Procure observar quem está dentro do carro. E se o edifício possuir um sistema de registro de placas faça a conferência.

 

7- No momento da limpeza e retirada do lixo, os portões e portas do edifício devem manter-se fechadas por todo o tempo que o funcionário permanecer fora do condomínio.

 

8 – Prestadores de serviço precisam ser identificados. Anote seus dados e comunique o morador sobre a chegada do serviço, se for algo particular. Em casos de serviços prestados ao condomínio, avise o zelador ou o síndico antes que eles adentrem as áreas comuns.

 

9 – Por fim, fique sempre alerta. Atenção e preparo são as principais características que fazem de um funcionário mediano um colaborador de destaque.

 

Por: Guilherme de Paula Pires

Redação Viva o Condomínio


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com