Notícias Manutenção Interna

Anuncie aqui

Limpeza da caixa d’água é manutenção obrigatória

Manter a caixa d’água limpa é uma obrigação do condomínio e ação fundamental para garantir a saúde dos moradores. Confira dicas para manter a limpeza da caixa d’água.

 

Limpeza da caixa d'água

Com legislação específica, a higienização do local que armazena a água deve ser feita por empresa especializada e registrada no Ministério da Saúde e que tenha um engenheiro químico responsável com registro na Vigilância Sanitária.

A intervenção humana sem equipamento higienizado, botas brancas, escovas, baldes e panos novos, pode contaminar a água. Em caso de contaminação dentro dos reservatórios, o síndico poderá responder judicialmente. A lei municipal nº 4.783/95 rege o assunto e fixa a obrigatoriedade da limpeza das caixas d’águas. Para checar a eficiência da limpeza, a vigilância sanitária exige das edificações um laudo laboratorial comprovando a qualidade da água.

De acordo com Ana Paula Gonçalves Bohm, da gerência técnica da empresa Laboratório Biológico, é importante realizar regularmente as análises físico-químicas e microbiológicas das águas dos condomínios, principalmente daqueles que possuem poços artesianos ou ponteiras.

Limpeza periódica

A limpeza deve ser feita periodicamente e o responsável pelo condomínio deve acompanhar a validade do certificado fornecido pela empresa. Chamando-a sempre antes do vencimento para uma nova limpeza e desinfecção. “Os edifícios residenciais ou comerciais e repartições públicas situadas dentro do município de Florianópolis, por exemplo, são obrigados a realizarem a limpeza e desinfecção das cisternas e caixas de águas de seis em seis meses”, explica.

Ao programar a manutenção das caixas d’água, o síndico deve fazer a divulgação aos moradores. Comunicando dia e horário com antecedência, para que o condômino não seja pego de surpresa.

Água é coisa séria, e por isso temos todo o cuidado necessário

 

Vitório Colossi Bernardini, síndico do edifício Dias Velho, em Florianópolis, afirma que a limpeza da caixa d´água já faz parte do calendário de manutenções do condomínio: ela é feita duas vezes ao ano e nos outros meses o controle de qualidade é feito pela Casan, que faz coleta de amostras. “Água é coisa séria, e por isso temos todo o cuidado necessário”, complementa. De acordo com o síndico, normalmente o serviço é feito no final de semana, com acompanhamento do zelador, e os condôminos são avisados com antecedência para se programarem.

Adilson Cosme de Oliveira Pereira é síndico do condomínio Residencial Avalon, em Florianópolis, e afirma que segue à risca os cuidados com a higienização dos reservatórios de água. “Fazemos a limpeza de seis em seis meses, pois com saúde não se brinca. Mas tanto a limpeza da caixa d’água como outras manutenções já estão programadas nas rotinas do condomínio. Procuro deixar tudo em dia”, relata o síndico.

Além da limpeza, o condomínio de Adilson também mantém contrato com uma empresa que faz análises mensais da qualidade da água. Emitindo um relatório que é exposto em mural para o conhecimento de todos os moradores.

Agora que você já sabe da importância de manter a caixa d’água limpa, veja como economizar água no condomínio.

Fonte: Condomínios SC


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com