Notícias Manutenção Interna

Anuncie aqui

Manutenção predial é fundamental para a conservação do edifício

Manutenção predial: cuidado é tão importante quanto o que é feito em um veículo automotor.

 

Manutenção predial

Muitos desconhecem a importância da manutenção predial. Algumas pessoas até acreditam que seja algo irrelevante e que não desperta maiores preocupações. Ledo engano, pois ela é tão importante quanto a manutenção periódica feita em um veículo automotor. Na realidade, a preocupação é necessária pelo fato de que as edificações têm vida útil predeterminada. Ou seja, foram dimensionadas para um fim específico. Diante disso, a falta de manutenção, assim como o uso indevido, pode expor um determinado imóvel a grandes risco, até mesmo causando vítimas.

Para se ter ideia da importância de uma manutenção periódica, estudos constataram que 66% das prováveis causas e origens dos acidentes em edificações com mais de 10 anos de fundação estão relacionadas com a falta desse cuidado. É por isso que muitas construtoras, conscientes do seu papel, procuram sempre destacar para os novos proprietários e os síndicos dos empreendimentos a importância da manutenção predial. Esse conjunto de recomendações baseia-se na combinação de ações técnicas e administrativas, incluindo as de supervisão, destinadas a manter ou recolocar itens no local correto para garantir o perfeito funcionamento de todo o projeto construtivo.

PROJETOS 

O presidente da Katz Construtora e Incorporações, o engenheiro civil Daniel Katz, explica que existem duas regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a NBR 5.674/1999, que fixa os procedimentos de orientação para a organização de um sistema de manutenção de edificações, e a NBR 14.037/2011, que estabelece os requisitos mínimos para elaboração e apresentação dos conteúdos a serem incluídos no manual de uso, operação e manutenção das edificações, elaborado e entregue pelo construtor e/ou incorporador, que deve ser fornecido em conjunto com os projetos e memorial descritivo da edificação ao comprador do imóvel.

“Procuramos seguir as leis à risca e sempre fizemos questão de transmitir todas as informações sobre as edificações aos nossos clientes. Em nosso Manual do cliente, constam mais de 20 manutenções guiadas. Nossos empreendimentos entregues passam por uma inspeção predial, que inclui a vistoria da edificação para determinar suas condições técnicas, funcionais e de conservação, visando direcionar o Plano de Manutenção”, garante o engenheiro civil.

Tipos de intervenção para a manutenção de um prédio

»Conservação:
atividade rotineira, realizada diariamente ou com pequenos intervalos
de tempo, relacionada à operação e à limpeza dos edifícios.

»Reparação:
atividade preventiva ou corretiva, antes de se atingir o nível de qualidade mínimo aceitável.

»Restauração:
atividade corretiva. Depois de ser atingido nível inferior à qualidade mínima aceitável, ou seja, há perda significativa de desempenho. Podendo interferir na segurança do usuário.

»Modernização:
atividade preventiva e corretiva. Visa que a recuperação de qualidade ultrapasse o nível inicialmente construído e projetado. Fixando um novo patamar de qualidade e desempenho para a edificação e seus sistemas.

 

Confira mais notícias clicando aqui.

 

Fonte: Daniel Katz, engenheiro e Estado de Minas, Lugar Certo


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com