Notícias Dia Interna

Anuncie aqui

Medição individual é alternativa para economizar água e reduzir gastos

No dia mundial da água (22), vale refletir sobre como utilizar a tecnologia para racionalizar o consumo; sistema permite até o controle por aplicativo de celular

São Paulo, março de 2020 – O volume recorde de chuvas em algumas regiões do Brasil nas últimas semanas, pode passar uma falsa impressão de que não há falta para o abastecimento, principalmente nas regiões metropolitanas.

Na verdade, a produção de água potável está cada vez mais cara, exigindo elevados investimentos de governos e concessionárias para trazer o insumo de lugares cada vez mais distantes.

Uma das formas de economizar na conta de água nas grandes cidades é a individualização da cobrança em edifícios residenciais, shoppings e diversas empresas, porque estabelece justiça no consumo ao permitir que cada família ou comércio saiba exatamente quanto gastam (podem controlar o consumo por meio de um aplicativo), e consiga economizar – acima de 20% na conta principal, em média.

E em tempos de escassez e necessidade de uso consciente da água e suas implicações para a preservação do meio ambiente, o uso da tecnologia em processos como o de medição individualizada é uma das melhores alternativas para atender as duas frentes dessa questão: a necessidade de abastecimento dos grandes aglomerados urbanos e a preservação de nascentes, rios e reservatórios.

“A medição individual de água pode ser um primeiro grande passo para usarmos mais racionalmente este importante recurso, pois no momento em que cada unidade pagar apenas pelo volume efetivamente consumido – e não de forma rateada, em que uns pagam pelo consumo de outros – as pessoas tomarão mais consciência do seu gasto real”, avalia Marco Aurélio Teixeira, gerente da CAS Tecnologia e especialista em medição individualizada de água.

Além disso, ao conhecer o os dados de consumo, tanto os condomínios quanto cada unidade, permite identificar vazamentos que não são facilmente detectados. “O sistema desenvolvido pela CAS faz até 9 medições diárias, inclusive na madrugada, conseguindo informações precisas de consumo”, reforça Teixeira.

Vale lembrar que a Lei 13.312 de 2016 determina que a partir de 2021, todos os novos condomínios precisarão já ser construídos e entregues com a medição individual de água. Mas, síndicos e administradoras de imóveis construídos até este ano, têm buscado informações e inserido o tema em suas discussões com moradores.

Sobre a CAS Tecnologia: Empresa especializada em redes inteligentes, que inclui a telemetria de dados de consumo na área de utilities (distribuidoras de água, energia e gás) em diversos países. No Brasil, a CAS Tecnologia já é a principal parceira de mais da metade das distribuidoras do país, com mais de 2 milhões de pontos telemedidos em todas as regiões. No segmento de distribuição de água em condomínios, a empresa atua com destaque na implantação de projetos de medição individualizada.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *