Notícias Decoração Interna

Anuncie aqui

Piso laminado é opção prática e mais barata para substituir madeira

Publicado em: 29 de abril de 2022

Com boa durabilidade, o piso laminado ajuda na sensação térmica dos ambientes e podem até reproduzir a madeira natural

 

 

Se o piso frio, como o porcelanato, te causa arrepios, mas a madeira está fora do seu orçamento, uma boa opção é o piso laminado. Ele ajuda a melhorar a sensação térmica dos ambientes durante o inverno, é mais barato e de fácil instalação. Além disso, tem excelente durabilidade, com vários tipos de resistência, dependendo de onde será instalado.

“O piso laminado é uma escolha adequada nas situações de orçamento mais enxuto, pouco tempo para a execução, mais praticidade de manutenção e onde se encaixam melhor, esteticamente, texturas amadeiradas”, diz a arquiteta Thaisa Bohrer.

A arquiteta Danielle Dantas explica que o piso laminado tem muitas opções de cores e texturas para combinar com qualquer decoração. Ela lembra que o revestimento é produzido com substratos de madeira e fibras de alta densidade, com resinas que reforçam sua durabilidade.

“Apresentado em réguas, o piso laminado é um revestimento durável e resistente, com um acabamento melamínico (um composto plástico), que pode ser instalado rapidamente e traz inúmeras características e estampas”, afirma a profissional.

Pisos laminados podem ser colados ou de encaixe

O piso laminado pode ser de dois tipos: colado ou clicado (encaixe), explica a arquiteta Thaisa Bohrer. O primeiro é mais convencional e mais barato; o segundo é mais caro, porém é de fácil instalação e permite reaproveitamento (desmontagem e reinstalação).

“Ambos têm direcionamentos para uso residencial e comercial. Normalmente o que difere é a espessura das réguas e a resistência à abrasão. Isso faz com que o fabricante limite as situações cobertas pela garantia”, detalha Thaisa.

A arquiteta diz que a cor ideal depende do gosto do morador e da linguagem estética do ambiente. Para algumas situações, os padrões homogêneos e lisos criam uma base mais neutra. Mas há ambientes que comportam padrões mais marcados, com aspectos mais desenhados ou rústicos.

“Pelas características, principalmente térmicas, os pisos laminados são mais utilizados nas áreas íntimas, como dormitórios. A diferença para madeira é que não se trata de um material natural, mas um produto fabricado”.

Vantagens e desvantagens do piso laminado

O piso laminado oferece excelente conforto térmico e uma sensação maior de aconchego. E alguns tipos reproduzem com perfeição a madeira natural com seus veios e relevo. Além disso, é possível instalar pisos laminados sobre porcelanatos, desde que seja colocada uma manta e os rejuntes regularizados com argamassa.

“Além da relação financeira positiva, o piso laminado conta com longo prazo de garantia”, pondera a arquiteta Paula Passos. “Para os moradores que sofrem com alergias, são ótimos, pois propiciam limpeza rápida”, explica. Para limpar, basta utilizar uma vassoura macia ou aspirador de pó. Também é possível utilizar um pano úmido, sem prejuízo do material.

Quanto às desvantagens, os laminados acumulam bastante poeira, principalmente no momento da instalação, e são os mais barulhentos em apartamentos. Por isso, o uso da manta em conjunto é imprescindível.

 

Fonte: Zap Imóveis


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *