Notícias Decoração Interna

Anuncie aqui

Por que ter móveis sustentáveis?

Publicado em: 27 de janeiro de 2021

Ter responsabilidade sustentável tornou-se uma necessidade nos dias de hoje. As pessoas estão se conscientizando cada vez mais sobre a importância de cuidar do meio ambiente e aplicam a sustentabilidade em vários contextos.

Por que ter móveis sustentáveis?

Um deles é a decoração sustentável. Ela pode estar em um móvel que foi reformado ou em peças que assumem múltiplas funções. O fato é que o desenvolvimento sustentável está em alta, tanto em casas quanto em empresas, o que tem evidenciado cada vez mais a relevância da arquitetura sustentável.

Dentre os seus princípios está o uso de móveis que não agridem o meio ambiente, de modo que tornem os ambientes mais convidativos e funcionais. Quando investimos nessa decoração, evidenciamos alguns valores que farão toda a diferença para a humanidade e para o planeta nos próximos anos. Sua casa pode ser um reflexo de sua consciência ambiental, então, além de ter mais conforto, você estará garantindo a preservação da natureza.

No entanto, é preciso conhecer um pouco mais sobre como aplicar a decoração sustentável. Por isso, neste artigo, vamos explicar o que são móveis sustentáveis, sua importância e quais mobílias podem ser criadas com materiais recicláveis.

Então, se você está engajado e quer começar a fazer a sua parte para o bem do planeta, leia este artigo até o final.

O que são móveis sustentáveis?

Móveis sustentáveis são aqueles fabricados por meio de processos de produção e materiais que não agridem o meio ambiente. É possível encontrar todo tipo de mobília, como:

  • Mesas;
  • Cadeiras;
  • Sofás e poltronas;
  • Camas;
  • Estantes;
  • Entre outros.

Seu uso constitui o que chamamos de decoração sustentável ou eco friendly, de modo que não ofereça riscos ou agrida a natureza de alguma maneira. A sustentabilidade é prioridade para muitas empresas, como uma que faz entrega de jornal com moto. Mas no que diz respeito às fabricantes de móveis, ser sustentável não se limita apenas ao procedimento de fabricação.

Essa prática é igualmente empregada durante a extração de matéria-prima, o transporte e também a utilidade. Para saber se o mobiliário que você está comprando para sua casa é sustentável ou não, é preciso analisar alguns aspectos importantes. Um deles diz respeito ao modo como o material é obtido, visto que ele é retirado de fontes renováveis. Um exemplo de material é o bambu, que cresce rapidamente, então, pode ser reposto mais facilmente.

Móveis feitos com materiais reutilizados também se encaixam no perfil, mas devemos considerar o acabamento, como o baixo teor de compostos orgânicos voláteis. O modo como ele é fabricado conta da mesma forma, sendo que o ideal é que nunca agrida o meio ambiente. Móveis para creche infantil sustentáveis não emitem carbono, eliminam poucos resíduos e se preocupam com outros fatores fundamentais durante a fabricação.

Tratam-se de políticas que minimizam os impactos ao mesmo tempo em que integram a comunidade, o que traz novas oportunidades de emprego e capacitação profissional.

Analisar o transporte também é essencial para adquirir uma mobília 100% sustentável, e as empresas que fabricam, optam por diminuir o uso de combustível e usam meios alternativos.

Por fim, a usabilidade de cada produto é levada em consideração, uma vez que cada móvel precisa ser útil de alguma forma. Além disso, ele precisa ser durável e multifuncional, para que os usuários não precisem adquirir uma mobília para cada finalidade.

Dentre os materiais mais usados para a fabricação desse tipo de mobiliário temos o metal, aço e alumínio, pois são matérias-primas que podem ser reaproveitadas em outras criações. A madeira também entra nessa lista, afinal, é possível desmembrá-la e aproveitá-la para construir outros móveis e até mesmo utilizar pequenos pedaços para infinitos produtos, como alça de sacola ecologica personalizada. O vime é outro exemplo, que além de poder estar presente em móveis, pode ser usado em objetos de decoração mais rústicos.

Além disso, as peças fabricadas a partir dessa matéria-prima são muito mais duráveis e demoram a apresentar sinais de desgaste.

Móveis que podem ser feitos com recicláveis

Para entrar na onda da sustentabilidade sem gastar muito, existem alguns móveis que você mesmo pode fazer em casa, usando materiais recicláveis. São eles:

  1. Mesa em forma de barril
    Barris velhos podem ser usados para servir como mesa, e sua transformação é bastante simples. É uma peça bonita para usar na sala de jantar, na cozinha e, principalmente, na churrasqueira.

    Uma boa ideia é usar três barris, sendo um maior para servir de mesa e dois menores para servir de cadeira. Para dar um toque especial, lixe-os e aplique um verniz. Se você quiser um mobiliário mais alegre e menos rústico, pode pintá-los na sua cor favorita.

  2. Mesas de venezianas

    Quem tem uma janela antiga que não está sendo mais usada, pode transformá-la em uma prática mesinha para auxiliar no dia a dia, como quando você está preparando uma sobremesa com forma de chocolate.
    Lembre-se de comprar as pernas para sustentá-las, e você pode encontrar boas opções em marcenarias ou reaproveitar partes de outro móvel para isso.

  3. Cadeiras de pneus
    Os pneus velhos podem ser reaproveitados de muitas maneiras, e uma delas é construindo assentos que você pode colocar no jardim, na varanda ou onde preferir.
    Uma dica é pintá-los de preto, depois, empilhe dois pneus e use um suporte de ferro para pregar o encosto de um pneu com outro. Para isso, você pode usar uma furadeira e parafusos.

  4. Divã de banheira
    Quando estamos construindo ou fazendo reformas em nossa casa, pode ser necessário providenciar uma licença ambiental CETESB. Mas os cuidados com o meio ambiente não param por aí.
    Se você estiver reformando e decidir trocar a sua banheira, não jogue a peça antiga fora. Em vez disso, leve-a em algum lugar para ser cortada como um divã ou uma confortável cadeira.
    Depois, é só comprar almofadas do tamanho ideal e colocá-las. Você terá um lindo móvel para colocar no jardim no inverno, por exemplo.

  5. Sofás de paletes
    Os paletes de madeira são a principal tendência em decoração sustentável. Com eles, é possível criar muitas coisas, como um jardim vertical, entre outras possibilidades.
    Outra ideia é fazer um sofá de maneira muito simples. Você pode pintar os paletes da cor que preferir e empilhá-los. Cole as camadas para que elas fiquem firmes, depois use um colchonete para forrar o assento, e pronto! Você tem um lugar confortável para se sentar.
  6. Banquinho com rolhas de garrafa
    Quem aprecia um bom vinho pode aproveitar as rolhas para construir banquinhos. Basta colá-las até que atinjam a altura ideal e você terá um móvel personalizado para apreciar seu vinho preferido.
Importância dos móveis sustentáveis

Muitos itens que compramos acabam por ser descartados sem serem ao menos reaproveitados ou reutilizados. Por isso, fabricantes de calha telhado e outros produtos investem em qualidade para que eles durem cada vez mais. Por outro lado, quando investimos em opções sustentáveis, como os móveis descritos aqui, evitamos depositar no meio ambiente uma série de insumos prejudiciais.

Esse tipo de mobiliário não representa um bom cuidado apenas em sua matéria-prima, mas também em toda sua cadeia de produção, como no transporte e no modo de fabricação. Uma mobília com procedência consciente, como a madeira de demolição que encontramos em um depósito de material de construção traz benefícios para a natureza, assim como para os seres humanos. É um modo de trazer maior sensação de bem-estar para o seu lar e garantir que está fazendo o melhor pelo planeta.

Sem falar que cada ambiente terá um estilo muito mais criativo, dentro de um padrão mais rústico e que remete à natureza.

Não é só em casa que os móveis sustentáveis marcam presença, mas também nas empresas, como quando um armário de aço para escritório é usado. Você pode estender a sua consciência ambiental para o seu local de trabalho e contagiar a todos os outros colaboradores.

Se cada pessoa optasse por esse tipo de mobília em pelo menos uma peça, ou reaproveitassem algum material, os impactos sofridos pelo meio ambiente seriam menores.

Quanto mais você investe em móveis de procedência sustentável, melhor se tornará o planeta para as futuras gerações.

Conclusão

A sustentabilidade na decoração também está presente quando você compra móveis usados. Sim, para quem gosta de mobília antiga, ela é um prato cheio para, de quebra, ainda ajudar a natureza.

Isso significa que as pessoas têm em suas mãos muitas opções de decoração sustentável, seja comprando móveis antigos, optando por uma fabricante desse tipo ou ainda fazendo a sua própria mobília. Com as dicas que demos aqui, temos certeza de que você vai criar uma decoração linda para sua casa ou escritório e colaborar para a preservação do meio ambiente.

Assim, as próximas gerações terão acesso a todos os recursos que precisam e serão ainda mais conscientes sobre a importância de ser sustentável.

 

 

Fonte: Porto Gente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *