Notícias Dia Interna

Anuncie aqui

Principais assuntos abordados ao longo de 2019

Dicas, normas e responsabilidades. Viva o condomínio faz retrospectiva dos principais assuntos abordados em 2019.

 

Principais assuntos abordados ao longo de 2019
Principais assuntos abordados ao longo de 2019

 

Fim de ano no condomínio: planejamento faz toda diferença

Nem só de festas ou decorações natalinas vive um condomínio no final de ano. Além de se preocupar com esses assuntos, o síndico deve estar atento para a segurança do prédio, férias (moradores e funcionários), dissídio dos colaboradores, previsão orçamentária, possíveis atrasos no pagamento da quota condominial, entre outros itens essenciais para a administração do condomínio.

Veja notícia completa: https://vivaocondominio.com.br/ptype_news/fim-de-ano-no-condominio-planejamento-faz-toda-a-diferenca/

 

Tarde de autógrafos encerra workshop em Curitiba

 Aconteceu no último sábado (07) de dezembro, no auditório da Ernest Gardemann, o workshop “Imersão Condominial: competências para uma boa sindicância”. Patrocinado pela Duplique Desembargador, Duplique Generoso, Duplique Solution, Duplique Executive, Duplique Nova, além da Winlíder e da Krsul com organização da Neo Síndicos.

Veja notícia completa: https://vivaocondominio.com.br/ptype_news/tarde-de-autografos-encerra-workshop-em-curitiba/

 

Dia do síndico é comemorado pela Ernest Gardemann

 Para comemorar mais um dia do síndico a Ernest Gardemann promoveu, na última sexta-feira (29), ao longo de todo o dia, um grandioso café. Com apoio do Viva o Condomínio, gestores condominiais tiveram a oportunidade de se aproximar para trocar ideias sobre a atividade e contar experiências do dia a dia.

Veja notícia completa: https://vivaocondominio.com.br/ptype_news/dia-do-sindico-e-comemorado-pela-ernest-gardemann/

 

A importância das placas de sinalização nos condomínios

 Um dos aspectos mais relevantes para moradores de condomínio é a questão da segurança. Não somente no que se refere ao patrimônio, mas também sobre orientação e prevenção de acidentes. Por isso, as placas de sinalização são tão indispensáveis.

Veja notícia completa: https://vivaocondominio.com.br/ptype_news/a-importancia-das-placas-de-sinalizacao-nos-condominios/

 

Quinta rodada de negócios contou com palestras e apresentação de serviços

Aconteceu na tarde da terça-feira (19), na sede da Associação dos Condomínios Garantidos do Brasil (ACGB), a quinta rodada de negócios entre síndicos e fornecedores de produtos e serviços para a área condominial. Promovida pelo Viva o Condomínio, esta quinta edição contou com mais de 40 pessoas entre síndicos, empresas, fornecedores, advogados e especialistas na área condominial.

Veja notícia completa: https://vivaocondominio.com.br/ptype_news/quinta-rodada-de-negocios/

 

Automedicação nos condomínios: uma prática perigosa

Com certeza você já ouviu a expressão se “automedicar”, que consiste na ingestão de medicamentos sem o aconselhamento ou acompanhamento de um profissional capacitado. A automedicação funciona assim: um indivíduo se dirige até a farmácia e compra uma série de medicamentos, sem prescrição médica, para aliviar algum desconforto. O problema com essa ação é que a pessoa, achacada pela doença, ignora as possíveis reações pela ingestão do medicamento.

Veja notícia completa: https://vivaocondominio.com.br/ptype_news/automedicacao-nos-condominios-uma-pratica-perigosa/

 

Evento em Curitiba debate competências para uma boa sindicância

Patrocinado pelas garantidoras Duplique SolutionDuplique GenerosoDuplique ExecutiveDuplique DesembargadorWín Líder extintores e KR Sul Seguros, o encontro tem por objetivo discutir alterações na legislação, autonomia de órgãos públicos fiscalizadores e novas práticas para uma boa sindicância. Organizado pela Neo Síndicos, o debate contará com as instruções de Gustavo Camacho, advogado especialista em direito condominial; Julião Oliveira, especialista em comportamento humano; e Paulo Lustosa, engenheiro civil e de segurança do trabalho. Na oportunidade, o advogado Luiz Fernando de Queiroz irá autografar exemplares do seu novo livro: “Quórum no condomínio: O poder do voto nas assembleias”, escrito em coautoria com a consultora Karla Pluchiennik Moreira.

Veja notícia completa: https://vivaocondominio.com.br/ptype_news/evento-em-curitiba-debate-competencias-para-uma-boa-sindicancia/

 

As controvérsias sobre alteração de fachada do condomínio

Uma simples pintura, troca de esquadria ou o fechamento da sacada podem render uma dor de cabeça enorme para o dono do apartamento. Isso porque todas essas situações podem ser enquadradas como alteração da fachada. A fachada do condomínio está relacionada com a harmonia do conjunto arquitetônico do edifício. É composta por partes que compõe a parte visual, como: paredes externas, sacadas, janelas, esquadrias, portas e portões da área de entrada e saída dos moradores.

Veja notícia completa: https://vivaocondominio.com.br/ptype_news/as-controversias-sobre-alteracao-de-fachada-do-condominio/

 

Conheça as atribuições do faxineiro do condomínio

Dentro de um condomínio existem diversas tarefas e atribuições. Sendo elas a de síndico, porteiro, zelador, faxineiro, vigia, entre outros. Portanto, para garantir o respaldo legal, e evitar qualquer tipo de ação na justiça, é necessário que o síndico conheça a legislação trabalhista que rege cada cargo. Por isso, neste artigo, iremos abordar as funções e atribuições do faxineiro do condomínio. Figura essencial para a limpeza e a conservação do ambiente.

Veja notícia completa: https://vivaocondominio.com.br/ptype_news/conheca-as-atribuicoes-do-faxineiro-do-condominio/

 

Conheça as qualificações do porteiro do condomínio

Dentro de um condomínio existem diversas tarefas e atribuições. Sendo elas a de síndico, porteiro, zelador, faxineiro, vigia, entre outros. Portanto, para garantir o respaldo legal, e evitar qualquer tipo de ação na justiça, é necessário que o síndico conheça a legislação trabalhista que rege cada cargo. Por isso, neste artigo, iremos abordar as funções e atribuições do faxineiro do condomínio. Figura essencial para a limpeza e a conservação do ambiente.

Veja notícia completa: https://vivaocondominio.com.br/ptype_news/conheca-as-atribuicoes-do-faxineiro-do-condominio/

 

Conheça as qualificações de um bom zelador

A partir de hoje, o Viva o Condomínio começa a publicar uma série de artigos sobre as atribuições dos profissionais que trabalham ou administram condomínios. Iremos discutir as funções do zelador, do porteiro, o profissional responsável pela limpeza, os vigilantes, o síndico e as administradoras de condomínio. Tudo isso com o objetivo de deixar bem claro as atribuições dos respectivos cargos, para contribuir no bem-estar dos colaboradores, e para evitar possíveis ações na justiça em relação a acúmulo de funções.

Veja notícia completa: https://vivaocondominio.com.br/ptype_news/qualificacoes-e-as-atribuicoes-de-um-bom-zelador/

 

 Livro aborda questões sobre quórum no condomínio

Apesar da sua relevância para as decisões do dia a dia no condomínio, ainda pairam inúmeras dúvidas quando se analisa a questão do quórum. Por mais que o novo Código Civil estabeleça algumas diretrizes, síndicos e condôminos ainda têm recorrido a orientações de especialistas no tema. Que o quórum se refere ao número mínimo de votos exigidos por lei ou pela convenção do condomínio para a aprovação de determinado assunto, muitos síndicos sabem. O problema reside nas dúvidas da necessidade dos quóruns de votação conforme a pauta.

Veja notícia completa: https://vivaocondominio.com.br/ptype_news/livro-aborda-questoes-sobre-quorum-no-condominio/

 

O que pode e o que não pode ser aplicado ao inadimplente

Lidar com moradores inadimplentes é, sem dúvida, a grande dor de cabeça para qualquer síndico. Isso porque, um número alto de inadimplência no condomínio quer dizer menos possibilidades para que o gestor interfira diretamente no bem-estar dos condôminos. Logo, obras de melhoria e manutenção serão sempre postergadas por falta de dinheiro. Como essa é uma situação difícil de lidar, na ânsia de resolver logo o problema, o síndico pode agir de maneira errônea. Ao cobrar os atrasados, muitas vezes por desconhecimento, o administrador comete ilegalidades que podem depor contra o seu mandato. Nesse caso, síndico e condomínio podem sofrer ações legais.

Veja notícia completa: https://vivaocondominio.com.br/ptype_news/o-que-pode-e-o-que-nao-pode-ser-aplicado-ao-inadimplente/

 

Ar condicionado em condomínios: saiba quais são as regras

Com a chegada dos dias mais quentes do ano, difícil quem não queira buscar o conforto em estabelecimentos que possuem ar condicionado. A sensação é tão refrescante que é cada vez mais comum a instalação desse equipamento em unidades residenciais. Por isso, antes considerado um item de luxo, agora possuir um ar condicionado passou a ser uma questão de necessidade para a maioria. Porém, para a instalação desse aparelho, algumas regras devem ser seguidas. Assegurar que o projeto arquitetônico do prédio não seja alterado, bem como garantir que não haja mudança de fachada são somente algumas delas.

Veja notícia completa: https://vivaocondominio.com.br/ptype_news/ar-condicionado-em-condominios-saiba-quais-sao-as-regras/

 

Manutenção das marquises: todo cuidado é pouco

Na última segunda-feira (9) uma marquise de prédio desabou, no Centro de Curitiba. Por sorte o acidente ocorreu por volta das 3h30 e ninguém ficou ferido. Como se trata de um edifício antigo e há lojas que funcionam no térreo, a porta de um dos estabelecimentos acabou sendo bastante danificada. Segundo a Comissão de Segurança e Edificações (Cosedi), uma vistoria foi feita no local e notificou o responsável para que toda a parte em frente ao condomínio seja interdita. Também será aberto um processo para avaliar as causas do acidente.

Veja notícia completa: https://vivaocondominio.com.br/ptype_news/manutencao-das-marquises-todo-cuidado-e-pouco/

 

Erros na portaria podem afetar a segurança

Área de passagem entre moradores e funcionários, a portaria do condomínio requer uma dose extra de atenção e cuidado. Portanto, quando o assunto é segurança, este local é considerado a linha de frente para o síndico. A falta de regras e procedimentos pode impactar diretamente na sensação de segurança no dia a dia dos condôminos podendo abalar, inclusive, a harmonia no condomínio. Ter uma portaria eficiente, segura e que o porteiro esteja preparado para lidar com os desafios do ambiente é uma tarefa desafiadora para qualquer gestor. Porém, não é impossível.

Veja notícia completa: https://vivaocondominio.com.br/ptype_news/erros-na-portaria-podem-afetar-a-seguranca/

 

Empresa oferece solução em casos de vazamentos de gás

Dispor de gás encanado é um privilégio e traz algum conforto para o morador, que já não precisa mais se preocupar em repor o antigo botijão sempre que o produto acabar. Porém, a distribuição de gás pelo condomínio necessita de cuidados, uma vez que o vazamento pode ocasionar mortes e pôr em risco a estrutura do prédio com uma possível explosão. Por isso, algumas habitações residenciais e estabelecimentos comerciais têm apostado em tecnologia, inclusive nessa área: da prevenção para vazamentos de gás.

Veja notícia completa:  https://vivaocondominio.com.br/ptype_news/empresa-oferece-solucao-em-casos-de-vazamentos-de-gas/

 

Benfeitorias no condomínio: o que são e como classificá-las

Quem mora em condomínio sabe. A todo momento nos deparamos com alguma obra em andamento. Sabe aquela sensação de que “as obra nunca terminam nesse condomínio”? Pois é, isso é muito comum. Mas saiba que não é de todo mal. Afinal, para se manter o local em dia com as obrigações legais, é importante que cada espaço esteja em ordem. E aí não tem jeito. Dá-lhe obra. Além do incômodo que pode ser para alguns se depararem com obras no condomínio, o maior problema reside mesmo na natureza da benfeitoria.

Veja notícia completa:  https://vivaocondominio.com.br/ptype_news/benfeitorias-no-condominio-o-que-sao-e-como-classifica-las/

 

Morador antissocial: como lidar com essa situação?

O vizinho que começa a reformar seu apartamento pela manhã. O dono do cachorro que não liga que ele uive à noite. Ou a criança que faz barulho nos corredores e, por acidente, quebra o retrovisor do seu veículo. Tudo isso pode acontecer – se é que já não aconteceu alguma vez – com qualquer pessoa que mora em condomínios. E mesmo sendo aborrecedor, ao menos aos olhos da justiça, esses casos e tantos outros, não são considerados “comportamentos antissociais”.

Veja notícia completa:  https://vivaocondominio.com.br/ptype_news/morador-antissocial-como-lidar-com-essa-situacao/

 

Evento reuniu dezenas de empresas e síndicos na ACGB 

Aconteceu na tarde da última terça-feira (30), na sede da Associação dos Condomínios Garantidos do Brasil (ACGB), a quarta rodada de negócios entre síndicos e fornecedores de produtos e serviços para a área condominial. Promovida pelo Viva o Condomínio, esta quarta edição contou com mais de 30 pessoas entre síndicos, empresas, fornecedores e advogados. Na oportunidade, algumas empresas puderam expor os seus serviços e demonstrar, na prática, a viabilidade de aplicação das suas atividades nos condomínios.

Veja notícia completa:  https://vivaocondominio.com.br/ptype_news/quarta-rodada-de-negocios-reuniu-dezenas-de-empresas-e-sindicos-na-acgb/

 

Veja algumas situações que prejudicam o mandato do síndico

São diversas as situações que prejudicam o mandato do síndico. Abuso de poder e falta de comunicação estão entre as principais. Responsável pela administração dos interesses coletivos dos moradores, o síndico é figura fundamental do condomínio. É essa pessoa, morador ou profissional, que irá tomar as principais decisões nos anos que correspondem o seu mandato: Veja alguns exemplos das suas atribuições:

Veja notícia completa:https://vivaocondominio.com.br/ptype_news/veja-algumas-situacoes-que-prejudicam-o-mandato-do-sindico/

 

Plano de emergência no condomínio: já redigiu o seu?

O plano de emergência do condomínio é um documento que tem por objetivo descrever todas as possíveis situações que demandem atuação imediata e organizada de um grupo de pessoas. Seja ela com formação específica ou não. É necessário que este documento esteja em constante atualização, levando em conta a evolução tecnológica, dos métodos e das equipes de trabalho. Para a sua elaboração, o síndico poderá contar com o auxílio de profissionais especializados como corpo de bombeiros, policiais militares e administradoras de condomínio.

Veja notícia completa:https://vivaocondominio.com.br/ptype_news/plano-de-emergencia-no-condominio-ja-redigiu-o-seu/

 

Dicas para organizar os documentos do condomínio

A gestão, a guarda e a manutenção da documentação é de responsabilidade do síndico. É ele quem decide quais papéis serão guardados, por quanto tempo e onde. Uma das decisões que o síndico deverá tomar se refere ao local de armazenamento. Caso não haja um espaço próprio no condomínio para esse fim, reserve um local seguro e fechado. Certifique-se, também, que somente o síndico tenha acesso ao lugar. Porém, não leve os documentos para casa. Os documentos mais importantes devem ser colocados, de preferência, em locais altos para proteção de eventuais enchentes e longe de fontes de fogo.

Veja notícia completa:https://vivaocondominio.com.br/ptype_news/dicas-para-organizar-os-documentos-do-condominio/

 

Manutenção preventiva: comece no inverno

É o período do ano em que ocorrem menos chuvas. E todos nós sabemos que um dos maiores inimigos para a construção e reforma é a precipitação de água. Obras como recuperação de fachadas, impermeabilização de lajes, pintura e manutenção de pisos podem ser concluídas sem maiores problemas nessa época do ano. Recuperação do jardim, assim como o investimento no paisagismo do condomínio, também pode ser realizada no inverno. Só fique atento para a escolha das mudas de flores e plantas.

Veja notícia completa:https://vivaocondominio.com.br/ptype_news/manutencao-preventiva-comece-no-inverno/

 

Impermeabilização de sofás em apartamentos: procedimento exige cuidados

explosão de um apartamento no bairro Água Verde, em Curitiba, no último sábado (29), durante o procedimento de impermeabilização de um estofado reacendeu a discussão sobre os cuidados necessários ao fazer esse tipo de procedimento. Com o impacto da explosão uma criança de seis anos foi arremessada do interior do apartamento, falecendo posteriormente no hospital. Outras três pessoas ficaram feridas. Como a impermeabilização de sofás é feita a partir de um composto químico altamente inflamável, todo cuidado é pouco durante a aplicação.

Veja notícia completa: https://vivaocondominio.com.br/ptype_news/impermeabilizacao-de-sofas-procedimento-exige-cuidados/

 

Conselho fiscal do condomínio: entenda sua importância

No entanto, a gestão condominial não pode apenas depender exclusivamente do síndico, sendo então criados os conselhos, que são órgãos internos de apoio, para tomada de decisões e adoção de medidas com mais segurança e embasamento. Mensalmente o síndico é responsável por administrar o dinheiro arrecadado com a taxa condominial e pelo pagamento da manutenção do condomínio, devendo ainda manter uma reserva. Muitas vezes, os condôminos se preocupam com o destino que é dado aos valores pagos a título de suas cotas. Condomínios cada vez maiores e com mais inserção de serviços tem como consequência também aumento nas despesas, como por exemplo, as manutenções.

Veja notícia completa: https://vivaocondominio.com.br/ptype_news/conheca-as-funcoes-do-conselho-fiscal-do-seu-condominio/

 

Whatsapp no condomínio: é uma boa ideia?

Estabelecer uma boa comunicação entre a administração do condomínio, centrada na figura do síndico, e os condôminos é essencial para uma boa gestão. Incitar a participação dos moradores para sugestões de melhorias, conhecer mais as suas dúvidas e incertezas e, assim, elencar prioridades, torna o trabalho do gestor mais assertivo. Em tempos antigos, a comunicação no condomínio era feita exclusivamente de forma interpessoal, entre corredores, na entrada e saída de elevadores. A formalização máxima de um ato era o aviso colado no interior dos condomínios.

Veja notícia completa: https://vivaocondominio.com.br/ptype_news/whatsapp-no-condominio-e-uma-boa-ideia/

 

Vazamento de gás em condomínio

Dispor de gás encanado é um privilégio e traz algum conforto para o morador, que já não precisa mais se preocupar em repor o antigo botijão de gás sempre que o produto acabar. Porém, a distribuição de gás pelo condomínio necessita de cuidados, uma vez que o vazamento pode ocasionar mortes, como a do último domingo, em Campos do Jordão, e pôr em risco a estrutura do prédio com uma possível explosão. Veja abaixo algumas dicas, normas e responsabilidades e o que fazer em casos de vazamento de gás em condomínio.

Veja notícia completa: https://vivaocondominio.com.br/ptype_news/vazamento-de-gas-em-condominio/

 

Veja como melhorar a gestão financeira do seu condomínio

Uma das maiores preocupações dos gestores condominiais é a falta de pagamento das cotas pelos condôminos. E em momentos como esses pelos quais a economia do país passa, essa questão se agrava, e quem acaba tendo que arcar com as consequências decorrentes de tal problema é o próprio condomínio como um todo. A inadimplência condominial gera enormes transtornos à saúde financeira do condomínio, que depende de tais verbas para pagamento de contas básicas de consumo, bem como de seus funcionários.

Veja notícia completa: https://vivaocondominio.com.br/ptype_news/inadimplencia-condominial/

 

Conhece os “5Cs” no condomínio e como lidar com eles?

Viver em um condomínio fechado possui diversas vantagens. Entre elas está o aspecto da segurança, sem dúvida o principal atrativo desse tipo de moradia. Porém, nem tudo são flores para esses moradores. Isso porque em um local onde se convive com uma gama enorme de personalidades e jeitos de viver diferentes entre si, é natural que ocorra divergência de opiniões e, consequentemente, problemas de conveniência. Embora o novo Código Civil tenha estabelecido diversos artigos que discorrem sobre direitos e deveres do condomínio, além da Lei 4.591/64, que determina normas de relação condominial, às vezes ainda é muito difícil chegar a um consenso e sanar alguns conflitos.

Veja notícia completa: https://vivaocondominio.com.br/ptype_news/conhece-os-5-cs-no-condominio-e-como-lidar-com-eles/

 

Choro de bebês em condomínios

Na última rodada de negócios, organizada pelo Viva o Condomínio, uma pergunta suscitou um grande debate entre os presentes: como lidar com os barulhos que incomodam, mais especificamente como agir em casos de choro de bebês em condomínios. Por isso, a seguir você irá saber um pouco mais sobre o tema. Agir de forma diplomática e sem estresse é o caminho mais correto para lidar com o choro de bebês em condomínios. Como esse tipo de barulho não está previsto na lei do silêncio, ambos os lados precisam apelar para o bom senso.

Veja notícia completa: https://vivaocondominio.com.br/ptype_news/choro-de-bebes-em-condominios/

 

Possuir um cadastro dos moradores previne diversos incômodos

Uma das prioridades de todo administrador, seja ele de um condomínio, empresa ou escritório é manter o seu local de trabalho organizado. Arquivos identificados e guardados de forma correta, ambiente do local de trabalho limpo, softwares de gestão que auxiliam no dia a dia do expediente e, especificamente quando falamos de condomínio, a ficha de cadastro dos moradores. Tema complexo que trata da segurança do condomínio e do próprio condômino, mas ao mesmo tempo pode fazer com que o morador sinta-se invadido em sua privacidade, o cadastro dos moradores é algo simples, porém fundamental para a segurança e a boa convivência condominial.

Veja notícia completa: https://vivaocondominio.com.br/ptype_news/possuir-um-cadastro-dos-moradores-previne-diversos-incomodos/

 

Declaração do IRPF 2019 do síndico e do condomínio

Condomínios são isentos do imposto de renda, precisando apenas entregar a DIRF. Já síndicos e moradores precisam fazer a declaração anual. Prazo se encerra no dia 30 de abril. Todo ano é a mesma coisa. Pessoas físicas e jurídicas correm para levantar documentos e comprovantes para a declaração anual do imposto de renda. Apesar de algumas pessoas ainda acharem o preenchimento do formulário um bicho de sete cabeças, se a declaração não for deixada para última hora e todos os comprovantes estiverem corretos, o próprio declarante consegue fazer, embora o mais indicado para diversas situações seja a contratação de um escritório de contabilidade, já que o levantamento de documentos e comprovantes referentes ao ano anterior pode tomar um tempo que o declarante não dispõe.

Veja notícia completa: https://vivaocondominio.com.br/ptype_news/declaracao-irpf-2019-do-sindico-e-do-condominio/

 

Vazamento de água no condomínio: veja novo vídeo sobre o tema

No novo vídeo da série “Síndico Curioso”, do canal Viva o Condomínio, Fernando Passos Gama, advogado especialista em direito condominial, fala sobre vazamentos de água em condomínios. Neste vídeo, você vai conhecer mais sobre rede horizontal e vertical do condomínio, saber identificar possíveis culpados pelo vazamento e como proceder em casos concretos.

Veja notícia completa: https://vivaocondominio.com.br/ptype_news/vazamento-de-agua-no-condominio-veja-novo-video-sobre-o-tema/

 

Seguro condomínio: um dos pilares da sua gestão

Seguro condomínio é uma obrigação legal e deve ser cumprida pelo síndico. Se possível, viabilize a contratação da cobertura ampla. Obrigatório por lei, conforme indica o artigo 1.346 do Código Civil, onde se lê que “é obrigatório o seguro de toda edificação contra o risco de incêndio ou destruição, total ou parcial”, tanto para condomínios residenciais, comercias ou mistos, ter o seguro condomínio em dia antes de tudo é valorizar a vida e proteger o patrimônio coletivo e individual.

Veja notícia completa: https://vivaocondominio.com.br/ptype_news/seguro-condominio-um-dos-pilares-da-sua-gestao/

 

Confira três passos para descartar corretamente seu lixo

Atualmente, cerca de 84% da população brasileira reside em área urbana. Só em São Paulo, maior cidade do país, aproximadamente quatro milhões de pessoas vivem em condomínios. E esse processo de verticalização tem provocado sobrecarga em diferentes setores da cidade, entre eles o sistema de saneamento, geração de luz, de transporte e o de coleta e destinação de resíduos. Segundo dados do Panorama Nacional de Resíduos Sólidos, realizado pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública (Abrelpe), houve um aumento de 29% na geração de resíduos no período de 2003 a 2014.

Veja notícia completa: https://vivaocondominio.com.br/ptype_news/confira-tres-passos-para-descartar-corretamente-o-seu-lixo/

 

Vigilância comunitária em condomínios: O que podemos fazer?

Para quem mora em condomínios, a segurança é um dos temas que mais gera interesse. Afinal de contas, esse é um dos principais atrativos que tornam esse tipo de moradia cada vez mais presente nos centros urbanos. Porém, na atualidade, quando o número de ocorrências relacionadas à falta de segurança aumenta, diversos condomínios têm buscado uma alternativa para enfrentar esse drama. Trata-se da vigilância comunitária. A vigilância comunitária é um conjunto de atividades promovidas pelos moradores, comerciantes e demais membros de uma determinada localidade, com a finalidade de aumentar a segurança ao seu redor.

Veja notícia completa: https://vivaocondominio.com.br/ptype_news/vigilancia-comunitaria-em-condominios-o-que-podemos-fazer/

 

Segurança no condomínio: faça as perguntas certas

Um dos principais atrativos para quem busca esse tipo de moradia é, sem dúvida, a questão da segurança. Infelizmente o Estado, principal provedor da segurança pública não consegue atender com eficiência os reclames da população sobre essa área. Justamente por isso os condomínios, sejam eles de casas ou prédios; horizontais ou verticais; comerciais, residenciais ou mistos, utilizam desse prestígio para atrair novos moradores ou comerciantes.

Veja notícia completa: https://vivaocondominio.com.br/ptype_news/seguranca-no-condominio-faca-as-perguntas-certas/

 

A importância da ata de assembleia

A ata de assembleia, também chamada por ata de reunião, é o documento oficial que registra todas as ocorrências, decisões e conclusões de uma reunião condominial. Logo, neste documento não se registram, por exemplo, comentários. Apenas assuntos relevantes e, também, eventuais protestos sobre o tema debatido em questão. Em condomínios, a ata é redigida geralmente pelo secretário, eleito em comum acordo minutos antes de começar a assembleia. Mas nada impede que o síndico também faça a redação da ata. Porém, neste caso, sugere-se que a reunião seja para assuntos menos complexos.

Veja notícia completa: https://vivaocondominio.com.br/ptype_news/a-importancia-da-ata-de-assembleia/

 

Dia da mulher no condomínio: comemore essa data

Apesar de terem conquistado uma posição significativa, as mulheres ainda têm menos espaço no mercado de trabalho. Segundo levantamento feito pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), enquanto que 75% dos homens com mais de 15 anos estão em atividade, entre as mulheres esse número cai para 48,5%. Porém, no mercado condominial já se observam alguns avanços em relação à presença feminina. Em 2011, de acordo com pesquisa realizada por uma administradora de condomínios de São Paulo, houve um exponencial crescimento no número de síndicas nesse estado. Se em 2011 elas representavam apenas 30% do total de síndicas na cidade, em 2017 o número de mulheres que exercem essa função subiu para 42%.

Veja notícia completa: https://vivaocondominio.com.br/ptype_news/dia-da-mulher-no-condominio-comemore-essa-data/

 

Seleção e contratação dos funcionários do condomínio

Ativo mais valoroso do condomínio, os colaboradores são peças fundamentais na engrenagem diária da administração. Eles são o motor de todas as atividades essenciais desse tipo de moradia. Logo, possuir um bom quadro de funcionários impacta diretamente na gestão condominial e contribui para que o síndico atinja suas metas em relação ao seu mandato. Ou seja, é preciso estar atento na hora da seleção e contratação dos funcionários do condomínio. Por isso, a pedido de um leitor do nosso portal, iremos abordar esse tema e passar algumas sugestões para escolher o perfil ideal de profissional para o seu condomínio.

Veja notícia completa: https://vivaocondominio.com.br/ptype_news/selecao-e-contratacao-dos-funcionarios-do-condominio/

 

Segunda (11) foi o dia do zelador. O braço direito do síndico

Reconhecer os profissionais que compõem o quadro de funcionários do condomínio é de extrema valia para manter um espírito de equipe elevado.  Pagar os vencimentos em dia e condizentes com o cargo e função ocupada, respeitá-los e ser cordial. Tudo isso também é função de um bom administrador. E uma ótima oportunidade para fazer tudo isso é o dia reservados para a profissão. Nesse caso, o do zelador. Reserve um pequeno espaço deste dia para uma lembrança com bolo e café. Transmita para eles o quanto são importantes para a engrenagem do condomínio.

Veja notícia completa: https://vivaocondominio.com.br/ptype_news/segunda-11-foi-o-dia-do-zelador-o-braco-direito-do-sindico/

 

Veja algumas dicas sobre extintores de condomínio

Todos os condomínios sejam eles residenciais ou comerciais, de pequeno ou grande porte, precisam ter extintores fixados em diversos locais no seu interior. Além de ser um item de segurança indispensável, sua presença é obrigatória por lei e caso o condomínio não possua, ou esteja com a manutenção atrasada, o síndico será responsabilizado por negligência. Os extintores devem ser recarregados anualmente – somente os de CO2 necessitam de uma inspeção semestral e recarregados se for preciso. Depois de serem devidamente recarregados, eles recebem um selo do Inmentro com a data do próximo vencimento fixado no objeto. Isso garante que a manutenção do extintor foi realizada por uma empresa credenciada pelo órgão.

Veja notícia completa:     https://vivaocondominio.com.br/ptype_news/veja-algumas-dicas-sobre-extintores-de-condominio/

O que é assembleia geral ordinária?

 A assembleia do condomínio, seja ela a assembleia geral ordinária (AGO) ou a assembleia geral extraordinária (AGE), são dois dos momentos mais indispensáveis da vida em condomínio. São nesses encontros que ocorrem deliberações cujo impacto poderão ser sentidos no cotidiano da coletividade, de forma positiva ou negativa. As assembleias, de maneira geral, servem para cobrar, fiscalizar e informar a todos os presentes da situação administrativa do condomínio. Para participar das deliberações, é preciso estar em dia com o pagamento da taxa condominial.

Veja notícia completa: https://vivaocondominio.com.br/ptype_news/o-que-e-assembleia-geral-ordinaria/        

 

Como escolher a empresa de segurança do seu condomínio?

Cuidar da segurança do seu condomínio é uma das tarefas mais urgentes de todo síndico, considerando que a sensação de estar seguro é um dos principais motivos que levam cada vez mais pessoas a buscarem esse tipo de moradia. Por isso, é muito comum que condomínios invistam pesado nessa área, principalmente terceirizando serviços. E a contratação de uma empresa de segurança implica o investimento constante na proteção da vida e do patrimônio do morador.

Veja notícia completa: https://vivaocondominio.com.br/ptype_news/como-escolher-a-empresa-de-seguranca-do-seu-condominio/

 

Calendário com as principais demandas do condomínio 

Administrar um condomínio não é uma das tarefas mais fáceis. O síndico que se compromete a gerenciar esse tipo de moradia precisa conciliar uma série de insatisfações, gerenciar funcionários, o fluxo de caixa, e ficar atento para as manutenções obrigatórias que todo condomínio exige. Por isso, elaborar um calendário com as principais demandas do condomínio trás diversas vantagens para o síndico: torna a sua gestão mais eficiente, contribui para a transparência das contas e auxilia na economia do condomínio.Pensando nisso, o Viva o Condomínio elaborou um calendário com algumas tarefas que o síndico precisa estar atento ao longo do ano.

Veja notícia completa: https://vivaocondominio.com.br/ptype_news/calendario-com-as-principais-demandas-do-condominio/

 

Impermeabilização do condomínio é assunto sério 

Marcas de bolor, desplacamento, goteiras e corrosão são sinais de que o prédio está com infiltração. E, na maioria das vezes, o problema surge por causa da negligência por parte do administrador do condomínio em relação aos cuidados necessários a impermeabilização do empreendimento. Por se tratar de um assunto bastante técnico, fizemos um levantamento dos principais sites de engenharia civil e uma busca nas principais normas técnicas que regem o assunto, e apresentamos algumas dicas para os nossos leitores.

Veja notícia completa: https://vivaocondominio.com.br/ptype_news/impermeabilizacao-do-condominio-e-assunto-serio/

 

Crianças em condomínio: Alegria para alguns incômodo para outros

Toda criança gosta de pular, brincar e se divertir. É normal e até mesmo sinal de saúde. Uma roda de brincadeiras é bastante comum em condomínios onde vivem muitas crianças. Toda hora é hora, e todo lugar é lugar para se sujar, gritar e correr. Mas em um local onde diversas pessoas compartilham o mesmo espaço, isso pode acabar gerando alguns conflitos, principalmente para aquelas pessoas que não têm filhos. Por isso, respeitar regras, impor limites e não incomodar as demais pessoas também vale para os pequenos.

Veja notícia completa: https://vivaocondominio.com.br/ptype_news/criancas-em-condominio/

 

Por: Guilherme de Paula Pires
Redação Viva o Condomínio

 

Em respeito à Lei de Direitos Autorais (Lei 9.61098), este conteúdo pode ser copiado e compartilhado, desde que sejam citados o autor e a fonte original. O plágio é proibido e passível de punição, de acordo com o artigo 184 do Código Penal, que prevê pena de três meses a um ano, ou multa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *