Notícias Dia Interna

Anuncie aqui

Saiba como fazer um checklist de vistoria de imóvel para locação

Publicado em: 15 de julho de 2022

Saiba as situações em que é preciso olhar cuidadoso para não ter problemas depois

 

vistoria

Antes de alugar um imóvel, você deve fazer uma vistoria para verificar quais são as condições daquela casa ou daquele apartamento. Dessa forma, você tem certeza de que aquele imóvel é seguro e oferece boas condições de habitação. Por isso, é importante saber o que colocar em um checklist de vistoria de imóvel para locação.

Quem quer alugar um imóvel precisa pesquisar bastante, ver fotos e visitar várias casas e apartamentos para encontrar a nova morada. Contudo, não basta apenas achar um imóvel com um bom tamanho e no local desejado, é necessária uma vistoria para assegurar que a propriedade em questão não tem nenhum problema.

O que é vistoria de imóvel?

vistoria de imóvel é um procedimento que deve ser feito antes de alugar o imóvel ou alguns dias depois da assinatura do contrato. Ao fazer uma vistoria, o locatário pode atestar como estavam as condições do imóvel antes da locação.

Dessa forma, o inquilino não pode ser cobrado pelo proprietário por problemas que já existiam no imóvel antes de ele se mudar para lá. Portanto, a vistoria do imóvel é uma forma de proteger tanto os donos do imóvel como os inquilinos. Sendo assim, é muito importante fazer um checklist de vistoria de imóvel para locação.

Qual é a importância da vistoria de imóvel?

Fazer uma vistoria de imóvel é fundamental para quem não quer ter problemas ao se mudar para uma nova residência. Isso porque, por meio da vistoria para locação, é possível atestar algum problema no imóvel que pode afetar os moradores.

As imobiliárias costumam dar um prazo para os novos inquilinos fazerem uma vistoria do imóvel após a assinatura do contrato de locação. No entanto, o ideal é que a pessoa verifique as condições de habitação da residência antes de fechar o contrato. Por isso, é importante saber como fazer um checklist de vistoria de imóvel para locação.

O que colocar em um checklist de vistoria de imóvel para locação?

Quando for vistoriar um imóvel, você deve se atentar a vários detalhes para se certificar de que aquela casa ou aquele apartamento realmente possui boas condições de habitação. Sendo assim, para não correr o risco de esquecer algo importante, faça um checklist de vistoria de imóvel para locação.

Além disso, é essencial que o termo de vistoria de imóvel seja anexado ao contrato de locação. Dessa forma, todas as partes ficam cientes das condições da propriedade.

Ao final do contrato de aluguel, será preciso fazer uma nova vistoria no imóvel para atestar que o inquilino está entregando a propriedade nas mesmas condições em que a encontrou quando foi morar nela.

Nesse momento, é importante ter a ficha de vistoria de imóvel em mãos, para não ser cobrado por algo que já estava no imóvel quando você se mudou para lá. A seguir o que não pode faltar em um checklist de vistoria de imóvel para locação:

Condições estruturais do imóvel

Os itens relacionados à estrutura da propriedade não podem ficar de fora da sua lista. Por isso, verifique se a edificação apresenta rachaduras, pois elas podem indicar que aquela construção tem um problema estrutural sério. Além disso, é necessário checar os seguintes elementos:

  • pisos quebrados;
  • janelas abrindo da forma correta com os vidros bem encaixados;
  • estado dos azulejos instalados no imóvel;
  • existência de algum problema no forro.
Parte elétrica

É muito importante observar a parte elétrica de um imóvel, pois problemas nesse sistema podem comprometer a segurança da propriedade. Sendo assim, quando for vistoriar um imóvel para locação, verifique se

  • há fios expostos;
  • existem sinais de curto-circuito;
  • as lâmpadas do imóvel funcionam;
  • o disjuntor cai ao ligar o chuveiro, se for possível;
  • as tomadas do imóvel são 110V ou 220V e estão funcionando (leve o carregador do seu celular na vistoria e tente carregar o seu aparelho no imóvel).
Parte hidráulica

O sistema hidráulico é uma parte muito importante de qualquer imóvel. Por isso, ao fazer o seu checklist de vistoria de imóvel, você precisa verificar se esse sistema está funcionando bem. Sendo assim, observe os seguintes itens:

  • se há sinais de infiltração;
  • se há vazamentos;
  • se a água escoa adequadamente ao abrir as torneiras e o chuveiro;
  • se as descargas dos vasos sanitários estão funcionando corretamente.
Pintura

Também é preciso checar as condições da pintura do imóvel. Até porque, na maioria dos contratos de locação, o inquilino precisa entregar a propriedade nas mesmas condições em que a encontrou. Sendo assim, se o imóvel estava recém-pintado quando você o alugou, você precisa pintá-lo novamente para entregá-lo.

Móveis 

Caso o apartamento ou a casa que você alugou já tenha alguns móveis, você precisa observar as condições de cada um deles e colocá-las no termo de vistoria. Portanto, é importante que você verificar:

  • o estado de conservação dos móveis;
  • se há armários na casa, cheque se eles estão abrindo da maneira correta, sem emperrar e sem fazer barulho;
  • se há móveis com estofado na casa, verifique se eles apresentam algum rasgo.

 

 

Fonte: Zap Imóveis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *