Notícias Dia Interna

Anuncie aqui

Saiba escolher os itens do orçamento para cortar despesas

Publicado em: 4 de maio de 2018

Uma coisa já sabemos: em momentos de crise financeira é preciso aumentar a cautela com os gastos. Diante desse cenário, cortar despesas de forma estratégica é possível, adotando algumas medidas simples.

 

cortar despesas

 

Vamos mostrar ideias para que você consiga enxugar o orçamento sem grande impacto no seu estilo de vida. Leia a seguir:

Avalie o que pode ser feito de forma alternativa para cortar despesas

Embora muita gente não perceba, o conforto é muito relacionado à qualidade de vida. Entretanto, viver bem não requer necessariamente gastar muito. É importante olhar de uma forma diferenciada os momentos de crise: eles são uma oportunidade para que você reavalie sua rotina e perceba se o conforto tornou-se um comodismo nocivo.

Listamos, neste post, algumas maneiras alternativas de cumprir atividades cotidianas ligadas à qualidade de vida, para que você pense sobre a adoção desses métodos no seu dia a dia, reduzindo os gastos.

Mesada educativa

Qual é o valor que você dá mensal ou semanalmente para seus filhos? Use isso em favor da economia! Você pode orientá-los acerca do consumo consciente, elaborando uma mesada educativa. A ideia é que você ofereça alguma recompensa pela economia que a criança fizer.

Ofereça, por exemplo, um acréscimo periódico de 5% sobre o valor poupado. Essa medida, além de incentivar a boa tomada de decisão e desencorajar a compulsividade por compras, pode resultar em um corte significativo nos gastos com as crianças.

Academia

É possível trocar a mensalidade da academia, diminuindo os custos para manter a saúde. Você pode optar por fazer exercícios em casa, ou se manter ativo de outro modo: caminhadas no bairro ou, prática de esportes e atividades em parques públicos.

O importante é que o objetivo seja alcançado: você saudável e ativo (mesmo que esse resultado não inclua musculação na academia). Fora o corte na despesa, caso você opte por colocar essas dicas em práticas com a família ou com os amigos, esse comportamento proporciona mais contato com as pessoas das quais você gosta.

Plano alimentar

Como você gerencia a sua dieta ou a dieta de sua família? Qual é a sua média de gastos com comida? Organize a sua alimentação colocando em pauta alimentos tão bons e saudáveis quanto os que você já compra, mas que sejam da estação, e por isso tenham um preço mais acessível. Desenvolva um plano alimentar baseado em substituir o que for mais caro por alguma opção mais sustentável.

Refeições

Um dos grandes vilões do orçamento é o “comer fora de casa“. É mais prático e até mais saboroso poder apreciar a boa comida de um restaurante, mas pensando em reduzir as despesas, você pode optar por ajustar suas refeições de forma que gaste menos com elas.

Se você sempre vai ao restaurante no horário de almoço, por exemplo, considere almoçar mais vezes em casa. Outra ideia muito útil e sem gastos adicionais aos do seu lar é levar lanches com você e comer ao longo do dia.

Se você é fã do cafezinho, pode também levar uma garrafa térmica para o trabalho, caso lá não tenha uma. Com estas alternativas, você sacia a fome e reduz os custos de comer e/ou beber fora todos os dias, várias vezes ao dia.

Planos de assinatura mais vantajosos

Você tem televisão por assinatura? Quantos canais do seu pacote você realmente assiste? No uso do telefone celular, qual tarifa você está pagando? Você já se informou se alguma promoção contempla o seu uso?

Todas essas questões podem ser repensadas. Planos familiares costumam ser vantajosos. Vale analisar qual operadora atende melhor sua necessidade pelo menor custo. Para o entretenimento, use a internet e os serviços de streaming.

Como você pode perceber, para cortar despesas, nem sempre é necessário fazer mudanças bruscas. Às vezes, adequar um hábito de consumo já resolve. Compartilhe essas dicas de economia com seus amigos em suas redes sociais!

Fonte: cooperforte


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *