Notícias Colunistas Interna

Anuncie aqui

Saiba quando realizar a limpeza da caixa d’água do seu Condomínio

Nos dias atuais, a maior parte das doenças estão direta ou indiretamente ligadas à água, sendo esse um dos motivos para a grande preocupação com a limpeza das caixas d’água. Assim, para manter a qualidade da água é necessário alguns cuidados básicos.

 

 

Desse modo, a limpeza da caixa d’água do seu condomínio deve ser realizada em períodos determinados, sendo o Síndico o responsável por cuidar da limpeza e manutenção. A higienização da caixa d´água, bem como sua manutenção são medidas importantes pois garantem que a água do seu condomínio seja apropriada ao uso dos condôminos.

É importante que, antes da limpeza da caixa d´água ocorrer em seu condomínio, o Síndico divulgue dia e hora da realização do serviço a todos os moradores, com antecedência. Tal comunicado é necessário para que os condôminos possam se programar, não pegando nenhum morador de surpresa já que todos serão afetados pela redução ou falta d´água, em razão do fechamento temporário do registro de água da rua para o prédio.

Confira nosso modelo de comunicado sobre limpeza de caixa d’água


Mas quando realizar a limpeza da caixa d’água do seu Condomínio?

A probabilidade de contaminação pela água em condomínios é muito grande, uma vez que o caminho percorrido pela água até chegar ao consumidor final é imenso, bem como as caixas d´água são compartilhadas com todos os moradores. Assim, é fundamental a manutenção das caixas d’água e reservatórios a fim de evitar problemas de saúde.

A legislação atual traz que a limpeza de caixas d’água e/ou reservatórios deve ser realizada a cada seis meses ou após os consertos na rede interna de água. O processo de limpeza não é complicado, mas exige uma programação prévia, já que, geralmente, é necessário fechar o registro ou reduzir drasticamente a entrada de água da rua para o prédio.

Importante: Além da limpeza da caixa d’água e desinfecção periódica do reservatório de água também é necessária a manutenção das bombas. É indispensável para seu condomínio ter uma fonte de água, por isso a caixa d’água sempre limpa e não contaminada é crucial para a saúde de todos os condôminos.

 

Quem deve realizar a limpeza da caixa d’água do seu condomínio?

Como já vimos, é imprescindível que seja feita uma limpeza periódica da caixa d’água. Em condomínios, o Síndico será o responsável pela limpeza e manutenção da caixa d’água e, caso algum condômino venha a passar mal devido a má qualidade da água, o Síndico poderá ser acionado, inclusive judicialmente!

Desse modo, embora a pouca complexidade deste tipo de serviço, recomenda-se que a limpeza não seja feita por conta própria e sim por empresa especializada, a qual deverá dar garantia do serviço prestado.

Além disso, a pessoa que realizará esta tarefa deve seguir normas de segurança do trabalho, ou seja, é essencial o uso de EPIs – Equipamentos de Proteção Individual.

Geralmente, empresas de controle de pragas oferecem pacotes de serviços, dentre eles o serviço de limpeza da caixa d’água, é preciso pesquisar.

Em Porto Alegre/RS, conforme legislação municipal, o serviço de limpeza de reservatórios de água potável somente pode ser realizado por empresas cadastradas na Vigilância em Saúde. Também, é necessário que empresas com sede em outros municípios sejam cadastradas na vigilância da qualidade da água de Porto Alegre/RS, para prestarem serviço na cidade.

Em caso de cidades localizadas nos demais estados, é necessário buscar a legislação municipal correspondente.

 

Na prática

 

Caso prefira contratar uma empresa NÃO habilitada para tal serviço, saiba que, havendo qualquer problema, o administrador do condomínio e da empresa que executará o serviço poderão ser responsabilizado, até mesmo legalmente.

Portanto é importante que o Síndico oriente o Zelador do condomínio para que este acompanhe o trabalho da empresa contratada pra verificar os procedimentos realizados na limpeza. Caso seu condomínio não possua Zelador, o próprio Síndico/Administradora é quem deverá acompanhar todo o procedimento de limpeza.

Ademais, além da limpeza da caixa d’água, também  é fundamental cuidar  se a caixa está bem vedada, para evitar qualquer tipo de contaminação da água armazenada.

Manter a caixa d’água limpa é uma obrigação do seu condomínio, pois é fundamental para garantir a saúde de todos os moradores.

Por isso, é importante que a limpeza da caixa d’água e outras manutenções estejam programadas no calendário de manutenções do seu condomínio.

O acesso à água limpa é essencial para uma vida saudável!

 

SIMONE GONÇALVES
Advogada OAB/RS 74.437
Email:contato@simonegoncalves.com.br
www.simonegoncalves.com.br

Conheça nosso Blog e cadastre-se para receber gratuitamente conteúdos e atualizações. https://simonegoncalves.com.br/blog/


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com