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Segurança nas áreas comuns do condomínio

As áreas comuns de um condomínio, como salões de festas, piscina, garagens, e outras, devem ser cuidadas e gerenciadas pelo administrador e funcionários e utilizadas com responsabilidade e zelo pelos moradores, visitantes e prestadores de serviço.

Quando não há uma supervisão efetiva, a conduta inadequada nas áreas de uso comum pode gerar conflitos entre vizinhos e a administração. E pode acarretar em  sérios incidentes que podem, até mesmo, ocasionar em ações contra o condomínio.

Garantindo a segurança 

Para conseguir ter um local seguro, é necessária para o síndico combinar em sua gestão três coisas fundamentais, são eles: Equipe treinada, equipamentos de segurança de última geração e procedimentos de segurança bem definidos.

A participação dos moradores em assembleias de condomínio para debater sobre o tema e para orientações dessas precauções para os condôminos também é de extrema importância, só assim as regras irão funcionar adequadamente, ou seja, atendendo a uma decisão coletiva.

Investimento em equipamentos de segurança

 

Uma forma do síndico automatizar a gestão das áreas comuns do prédio é adotar soluções tecnológicas inovadoras que atuem de forma inteligente para evitar que irregularidades sejam praticadas. Já existe no mercado de segurança equipamentos de última geração que podem ajudar no monitoramento desses ambientes.

Investir nesse tipo de solução, possibilita que seja estabelecido alguns tipos de padronização do sistema que aponte não conformidades quando acontece uma situação fora do padrão estipulado. Exemplo: Sistemas de segurança que possuem algum tipo de sensor de alarme que detectam a presença de pessoas nesses locais fora do horário permitido.

Definição de procedimentos de segurança

A gestão precisa sempre buscar minimizar ao máximo situações de riscos nesses ambientes. A decisão de procedimentos de segurança deve assegurar que moradores e funcionários dividam a responsabilidade com o síndico no monitoramento e cumprimento dos procedimentos de segurança.

O síndico deve sempre manter nas áreas comuns itens de combate a incêndio, sinalização de vidros, pisos antiderrapantes, corrimãos, entre outros, devem estar sempre com a manutenção em dia, assim como adotar outras iniciativas que garantam realmente a segurança nas áreas comuns do prédio.

Treinamento da equipe de colaboradores

 Segurança nas áreas comuns do condomínio

Uma das atribuições do síndico é promover a segurança, bem como os serviços que interessam a todos os moradores. Cabe ao gestor, assim como sua equipe de colaboradores impedir atividades recreativas em locais não destinados a tal. O não cumprimento das regras para áreas comuns dos prédios deve ser punida. Seja por meio de uma advertência verbal ou em casos de recorrência através do pagamento de multa.

A administração do condomínio é, portanto, responsável pela supervisão das áreas comuns do prédio para evitar que ocorram infrações e desentendimentos entre moradores e funcionários. Para regulamentar a utilização desses espaços, o ideal é melhorar a segurança do condomínio, a partir da elaboração de um projeto personalizado a fim de se levantar os riscos e vulnerabilidades e sugerir a solução como prognóstico de proteção. Assim, o síndico consegue garantir a segurança em áreas comuns do prédio, investindo em soluções que automatizem a gestão do condomínio como um todo.

Esse tipo de iniciativa contribui para evitar situações complicadas e de risco à gestão e à pessoa física do administrador. Afinal, a ocorrência de incidentes em áreas comuns do empreendimento podem responsabilizar o administrador civil e criminalmente, e até mesmo, colocar em risco seu próprio patrimônio, caso seja culpabilizado em decorrência de decisões judiciais.

 

Fonte: Seu Condomínio


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