Notícias Colunistas Interna

Anuncie aqui

Síndico, veja aqui 3 dicas para programar as manutenções do condomínio em 2022!

Publicado em: 19 de abril de 2022

O objetivo das manutenções do condomínio é conservar a capacidade funcional do prédio, a estrutura, bem como garantir o bem-estar e a segurança da coletividade. 

 

manutenções do condomínio

 

Como já sabemos o trabalho do síndico, seja ele morador ou profissional, é fundamental à vida condominial.

Assim, buscando manter uma gestão eficiente, deverá realizar manutenções preventivas no condomínio.

E, como aqui o foco é prevenir, deve-se incluir todo tipo de serviço e equipamento que evite ou minimize a perda de seu desempenho ou vida útil em razão do uso/deterioração.

Nossa legislação determina as funções do síndico, mas também poderá haver outras provenientes de imposição através da convenção condominial ou regimento interno.

As manutenções realizadas no condomínio aumentam a vida útil da edificação e reduzem os custos de conservação, aumentando o valor patrimonial do prédio e beneficiando a todos.

Muitos condomínios são administrados com poucos recursos, na maioria das vezes em razão da própria inadimplência de seus condôminos. Por isso, é fundamental gerir estes recursos de maneira inteligente.

Com a programação das manutenções do condomínio, o síndico terá a tranquilidade da saber que o prédio está funcionando perfeitamente.

Realizar manutenções preventivas é prática essencial para manter o bom funcionamento dos equipamentos, conservando-os e prolongando a vida útil, além de proporcionar um custo consideravelmente menor do que realizar o conserto dos equipamentos após estarem danificados.

 

Veja aqui 3 dicas para programar as manutenções do seu condomínio:

 

  • Realize uma inspeção predial: para iniciar sua programação de manutenções preventivas, será necessário realizar um levantamento minucioso de todas as instalações do condomínio. Com a inspeção predial em mãos, será possível organizar as manutenções de forma estratégica.
  • Elabore um calendário de manutenções: após realizar a inspeção predial, deverá ser verificada a data da última manutenção do equipamento para então organizar a periodicidade das próximas. O registro das datas é importante tanto para auxiliar as empresas que realizarão as manutenções, bem como esclarecimento caso ocorra uma fiscalização.
  • Elabore seu plano de manutenções: inspeção predial e calendário das manutenções finalizados, é hora de elaborar seu plano de manutenções, ou seja, organizá-las de maneira sistematizada a partir de uma metodologia definida, possibilitando a visualização geral das manutenções de forma ordenada, com prazos e recursos definidos.

 

Seguindo as 3 dicas acima, o síndico poderá planejar suas ações de manutenção de forma mais eficiente, evitando aumento da cota condominial ou endividamento do próprio condomínio.

Mas, ao programar as manutenções do condomínio, lembre-se que a programação além de atender as necessidades do prédio também deve estar de acordo com a realidade financeira, logo, haverá casos em que sim, a cota condominial ou chamada extra poderá ser necessária.

Se você, síndico, ainda tem dúvidas de como programar as manutenções do seu condomínio, fique tranquilo, pois poderá buscar ajuda de um profissional, por exemplo, um engenheiro, pois ele saberá como adequar seu plano a fim de preservar e adequar as manutenções.

Com uma boa programação periódica será possível diminuir o colapso e a deterioração dos equipamentos, máquinas e estrutura geral do condomínio.

Logo, é importante que ao assumir a função o síndico tenha consciência que além das competências legais é preciso estar atento do quão essencial é realizar um bom plano de manutenções, prevenindo assim custos que podem ser evitados.

 

Escrito por:
SIMONE GONÇALVES
Advogada e Consultora Especialista em Direito Imobiliário
OAB/RS 74.437
Email:contato@simonegoncalves.com.br
www.simonegoncalves.com.br
Conheça nosso Blog e cadastre-se para receber gratuitamente conteúdos e atualizações. https://simonegoncalves.com.br/blog/ | instagram.com/simonegoncalves.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *