Notícias Dia Interna

Anuncie aqui

A teoria das janelas quebradas e o condomínio

A teoria das janelas quebradas também se aplica em um condomínio. Quando os moradores escolhem a neutralidade e não participam das assembleias e reuniões convocadas pelo síndico, é como se tivessem jogando pedras nas janelas.

 

teoria das janelas quebradas

 

A ausência e a falta de interesse ou a gestão para 10% decidir pela coletividade é uma gestão de risco. Para um síndico que pretende realizar um trabalho a longo prazo, essa forma de gestão é pouco inteligente, pois quanto menos informação as pessoas tiverem, mais insatisfação ocorrerá, mais pedras serão jogadas nas janelas.

 

Ainda não conhece a teoria das janelas quebradas? Clique aqui e saiba mais sobre este tema.

 

É da natureza humana criticar a forma de atuação das pessoas, olhar de fora e julgar como insatisfatória a gestão de um síndico. Quanto mais janelas quebradas, mais sua gestão é comprometida. Mas não culpo apenas o morador, parte dessas pedras também sua gestão jogou por aceitar e ser conivente com essa situação.

Só existirá transparência se houver comunicação.

Com transparência, comunicação e informação, as pedras são menos jogadas nas janelas. Isso porque existe uma compreensão maior do porquê das coisas, do grau de dificuldade e volume de demanda. Do mesmo jeito que, quem não é visto não é lembrado, quem não demonstra o que está fazendo, parece não estar fazendo nada.

O que informar?

Plano de ações, melhorias, reformas, economias, novos projetos, reuniões realizadas, situação financeira.

Como atrair?

Pautas objetivas, não perder o foco do edital, proteger o voto do morador através de votação secreta, evitar que o morador se sinta constrangido, dar a palavra a todos em ordem, disponibilizar documentos com antecedência, participar do conselho e limitar o tempo de discussão antes de abrir a votação. Um café, água e um biscoito não quebra janelas.

Traga inovações e novidades, promova um ambiente tranquilo. Isso transmite segurança aos moradores. Tenha as respostas com leve conhecimento técnico. Estude se precisar.

Por fim, se você quiser seguir uma carreira de síndico profissional, a comunicação é essencial. É na assembleia que tudo se resolve. Demonstre através dos cursos realizados que busca atualizações e que você é uma ótima opção.

 

Uma grande gestão precisa ter uma grande assembleia.

Conheça a VOTCOM – sistema eletrônico de votação em assembleias


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *