Notícias Decoração Interna

Anuncie aqui

Veja como tirar riscos de móveis de madeira

Dente de alho e cera de abelha estão entre os segredos. Aprenda

Saiba o que fazer para eliminar riscos profundos ou superficiais

Você tem aquele guarda-roupa lindo que adora, mas bastou um pequeno descuido e ele foi riscado… E agora? Pois não se desespere! Sempre há um jeitinho para deixar o móvel com aparência de novo.

 

Móveis de madeira costumam sofrer arranhões constantemente (Foto: Shutterstock)
Segundo a Art Móveis Planejados, para tirar arranhões superficiais de um móvel de madeira, basta esfregar o local com uns dentes de alho até conseguir encher as marcas. Depois, é preciso deixar secar antes de eliminar o que sobrou com um pano para, em seguida, aplicar a cera.

Para disfarçar arranhões ou pequenos defeitos na superfície dos móveis, preencha os orifícios com cera de abelha. Passe em seguida uma boneca de pano para dar lustro. Nos móveis de nogueira, esfregue um pedaço de noz-moscada no arranhão.

Arranhões Profundos

Um móvel feito de madeira pode ficar marcado por um golpe de uma cadeira ou a queda de um objeto mais duro sobre ele, por exemplo.

Para retirar uma marca é importante agir rapidamente. Quanto mais imediata for a ação, mais chances teremos de sucesso.

Comece por retirar o polimento ou verniz do lugar onde foi feita a marca. Faça uma boneca (prepare uma bola pequena de algodão ou pano, coloque dentro de um pano macio e torça. Você pode até mesmo dar um nó para que fique firme e fácil de manipular).

Prepare com cuidado um recipiente com água fervendo. Molhe a boneca nesta água e aplique em cima da marca. Tenha cuidado para que não escorra para outros lugares, pois poderá manchar uma parte do móvel que está perfeita.

Não deixe a água esfriar, é muito importante que esteja todo o tempo fervendo. Vá aplicando até que a marca tenha desaparecido.

Deixe secar espontaneamente por pelo menos 12 horas. Depois de bem seco, passe uma lixa fina para conseguir o nivelamento da região afetada com o resto da madeira em volta. Dê acabamento de acordo com o resto do móvel.

 

Para retirar um risco é importante agir rapidamente. Quanto mais imediata for a ação, mais chances de sucesso. (Foto: Shutterstock)
Kit restaurador

Há ainda a opção de kits reparadores, como o Sayerlack. Ele tem uma caneta, que pode corrigir fissuras e pequenos riscos, com opções de cores para que a pessoa possa adequar ou combinar com seu móvel para que o acabamento fique mais bem-feito.

Para buracos mais profundos pode ser usada a cera, que deve ser derretida sobre o buraco.

 

Fonte: Revista Zap Imóveis


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *