Publicado em 26 de setembro de 2022
10 regras no uso do elevador em condomínio O elevador é um local em que muitas vezes atritos podem acontecer, seja pelo transporte de animais, bicicletas ou pelo uso do elevador social
O elevador é um local em que muitas vezes atritos podem acontecer, seja pelo transporte de animais, bicicletas ou pelo uso do elevador social
O condomínio é um ambiente de convívio entre várias pessoas, em que a harmonia e o respeito é fundamental para a boa convivência. O elevador é um local em que muitas vezes atritos podem acontecer, seja pelo transporte de animais, bicicletas ou pelo uso do elevador social e de serviço.
Por isso nesse texto vou te mostrar 10 regras no uso do elevador em condomínio que irão ajudar na boa convivência entre os moradores.
Vamos lá!
Uso do elevador social e de serviço
Primeiramente temos que esclarecer qual a finalidade do uso dos elevadores sociais e de serviço.
Uma das regras que vêm sendo observadas pelos condomínios é que o social é destinado ao transporte de pessoas, enquanto o de serviço é destinado a cargas, animais de estimação e banhistas.
Sendo assim, empregados domésticos e do condomínio podem utilizar o elevador social.
É, inclusive, lei no município de São Paulo a proibição de discriminação no uso dos elevadores.
Lei 11.995 Art. 1º – Fica vedada qualquer forma de discriminação em virtude de raça, sexo, cor, origem, condição social, idade, porte ou presença de deficiência e doença não contagiosa por contato social no acesso aos elevadores de todos os edifícios públicos municipais ou particulares, comerciais, industriais e residenciais multifamiliares existentes no Município de São Paulo.
Chamar apenas um elevador
Essa é algo que todos já sabem mas que ainda assim as pessoas continuam fazendo.
Além de evitar que todos os elevadores cheguem até o mesmo andar, atrapalhando outros moradores, chamar dois ou mais gera um gasto a mais de energia dos elevadores.
Por isso evite ao máximo chamar mais de um elevador.
Hoje existem sistemas inteligentes que ao apertar o botão o elevador mais próximo é acionado. Essa é uma maneira interessante de se acabar com esse problema.
Crianças devem estar sempre acompanhadas
Crianças menores de 10 anos devem estar sempre acompanhadas ao utilizarem o elevador.
O primeiro motivo é que elas não saberiam como se portar ou manter a calma em caso de travas ou falhas no equipamento.
Além disso, adultos devem monitorá-las constantemente para que não brinquem, pulem ou mexam com o painel de controle e, com isso, coloquem o equipamento e suas próprias vidas em risco.
Respeite a capacidade do elevador
Todo elevador vem com um aviso indicando qual é o número de pessoas que ele comporta, bem como a sua capacidade em quilos.
E esses números não devem ser desrespeitados, pelo bom funcionamento e segurança do elevador.
Caso haja suspeita de que a regra esteja sendo desrespeitada, averígue as câmeras de segurança, e converse com os responsáveis alertando-os sobre o perigo de tal postura.
Não jogue objetos no vão do elevador
Uma das dicas de segurança no elevador de suma importância é a de não jogar objetos ou lixo pelo vão entre andares.
Isso poderá gerar bloqueios, travas e prejudicar todo o funcionamento do equipamento, portanto, vale deixar avisos para que os moradores se conscientizem sobre isso.
Objetos e lixo jogado no vão do elevador acabam caindo no poço, sujando o local, o que pode trazer insetos e atrapalhar o funcionamento adequado.
Não force o botão do elevador
Na hora da pressa, é comum que usuários fiquem apertando o botão para chamar o elevador várias vezes seguidas, como se isso fizesse com que ele chegasse mais rápido.
Contudo, além de não aumentar em nada a velocidade, esse uso abusivo do botão poderá gerar defeitos para o painel.
Ademais, é importante ressaltar que, em prédios que existem mais de um elevador, acionar vários botões de todas as máquinas ao mesmo tempo gera desperdícios de energia e, consequentemente, contas de energia mais elevadas para todo o prédio.
Animais em elevadores
Um ponto que gera muita discussão nos condomínios é a questão dos animais em elevadores.
Os moradores devem saber que na realidade não há nada que indique que é ilegal para um animal de estimação andar em um elevador.
O direito de ir e vir do tutor acompanhado do cão está garantido pela Constituição no Art. 5º, e não há norma de condomínio que possa confrontá-lo.
Por isso, se eles já disseram o contrário, eles não podem justificá-lo com qualquer documento, mesmo que esteja presente no regimento interno do condomínio.
Se o edifício tiver elevador social e de serviço, o condomínio pode estabelecer que os animais usem apenas o de serviço.
Bicicletas no elevador
Da mesma forma em que o síndico e moradores não podem proibir o uso de elevadores de pessoas com animais vale para o caso de bicicletas.
A bicicleta é como uma carga, um objeto como outro qualquer. O síndico não pode legislar sobre o que você leva ao seu apartamento.
O condomínio não pode restringir o transporte de objetos pelo elevador. Os devidos cuidados devem ser tomados, da mesma maneira que se transportar qualquer outro objeto.
Caso aconteça algum dano no elevador devido ao transporte da bike, o condômino deve ser responsabilizado e deverá fazer o ressarcimento do prejuízo causado ao condomínio.
Fonte: Meu Elevador
Comente essa postagem
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios.
Seu comentário será moderado pelo Viva o Condomínio e publicado após sua aprovação.
Dicas para evitar problemas com o elevador do condomínio
Há 415 dias
[…] atento ao serviço prestado pela empresa de manutenção de elevador e escolher um equipamento de qualidade são itens […]