Publicado em 18 de setembro de 2019
Manutenção de gramados em campos de futebol dentro de condomínios A manutenção de gramados de futebol dentro de condomínios é imprescindível. É preciso que o gramado permaneça saudável, bonito e bem cuidado.
A manutenção de gramados de futebol dentro de condomínios é imprescindível. É preciso que o gramado permaneça saudável, bonito e bem cuidado.
Para que os gramados fiquem bonitos, eles precisam de cuidados. Quando falamos daqueles que fazem parte de campos de futebol dentro de condomínios, então, a atenção deve ser redobrada, já que eles costumam ser movimentados e passam por bastante pisoteio.
Qual a importância?
A manutenção de gramados de futebol dentro de condomínios é imprescindível. É preciso que o gramado permaneça saudável, bonito e bem cuidado.
Por isso, estes gramados devem receber atenção especial, já que costumam ser utilizados com freqüência e por diversos grupos.
Quais cuidados?
Os cuidados com os gramados em campos de futebol se dividem em poda, irrigação, adubação, reparos, monitoramento e controle, além de manutenções periódicas.
Destacamos três aspectos que devem ser levados em consideração para a manutenção de gramados de futebol:
- O campo de futebol não deve ser utilizado durante a chuva ou após chuva intensa;
- O campo de futebol deverá ser utilizado, preferencialmente, somente aos finais de semana e feriados. O ideal é que não sejam realizadas mais do que duas partidas de 2h de duração por dia;
- Recomenda-se a utilização, preferencialmente, de chuteiras society ou de travas baixas e com bordas arredondadas, para que a grama não seja tão prejudicada.
Como cuidar: Irrigação
A irrigação dos gramados deve ser feita, preferencialmente, de modo automatizado, com intervalos que variam de acordo com o clima. Durante o verão, época de temperaturas intensas e sol presente praticamente de forma diária, o ideal é que a grama seja irrigada frequentemente, pelo menos uma vez ao dia.
Já durante o inverno, o intervalo entre as irrigações pode ser maior. Importante lembrar: o gramado nunca deve ser encharcado.
Como cuidar: Controle de pragas
O controle de pragas se dá principalmente com a inspeção, que deve ser frequente e realizada por um profissional qualificado para a função. É por meio de inspeções periódicas que possíveis pragas e ervas daninhas podem ser identificadas e tratadas a tempo.
O recomendável é que o campo tenha um cronograma específico voltado às atividades de manutenção. Desta forma, o controle é maior e o seu gramado corre menos riscos.
Cuidados com o sol
Os campos de futebol costumam utilizar a grama esmeralda, uma planta resistente e que precisa de muita iluminação, já que não se desenvolve em locais com pouca luminosidade. Mas é bom ter cuidado com os excessos.
Uma boa sugestão é irrigar a grama sempre aos finais de tarde, quando o sol está ameno, o que evita que o gramado seja queimado pela forte luminosidade.
Fonte: Cascalheira Garden
Comente essa postagem
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios.
Seu comentário será moderado pelo Viva o Condomínio e publicado após sua aprovação.