Os últimos tempos foram marcados por mudanças que podemos considerar “radicais” na vida da humanidade ao redor do mundo, e em grande parte essas adversidades foram promovidas pela pandemia do COVID 19.

Com isso tudo, podemos constatar dois panoramas distintos, que estão claramente sendo vistos: o primeiro deles é que tivemos milhões de mortes, queda na economia mundial, muitas empresas quebraram, famílias ruíram, negócios fracassaram.

Ao mesmo tempo, enquanto muitos estão parados e reclamando de tudo, buscando culpados; outros estão se mexendo e criando inúmeras oportunidades em tempos não tão bons.

O ser humano, em sua essência, costuma dar maior valor aos problemas quando, na verdade, o poder está na solução! Colocando o seu foco na solução, ali encontrará a felicidade!

Os mais antigos diziam: “onde se tem um problema, se tem mil soluções”.

Com base neste ditado popular, se usarmos um pouquinho da nossa inteligência, em um único dia no qual enfrentamos cinco problemas, teremos mais de cinco mil oportunidades. Incrivelmente alcançaremos mais rápido nossos sonhos, anseios e desejos, sejam eles em nossas famílias, em nosso trabalho, em nosso relacionamento, em nossas vidas!

Em um condomínio e no dia a dia do síndico e de seus moradores, com o “novo normal” não poderia ser diferente.

Novas maneiras de fazer gestão, utilizando mais tecnologia, inovações em gestão, técnicas modernas para manutenção, e a segurança com sistemas automatizados, gerando maior valorização do patrimônio e mais qualidade de vida!

Podemos citar alguns exemplos promovidos por este “novo normal” nos condomínios, tais como:

Assembleias dos condomínios

Antigamente, por mais que tivéssemos como realizar as reuniões dos moradores através de ambiente virtual, havia uma resistência enorme por parte dos condôminos, que optavam pela reunião presencial, normalmente realizada no salão de festas do condomínio, sujeitando-se a todos os percalços promovidos pelo encontro, estivesse frio, calor, chovendo ou fazendo sol. Após a pandemia, os moradores se viram obrigados a experimentar as novas tecnologias, e as reuniões passaram a ser conduzidas através da internet, quando cada um permaneceu dentro dos seus apartamentos, no conforto do lar, participando das assembleias online, alcançando do mesmo jeito os resultados necessários para as decisões democráticas para a gestão dos condomínios, e até mesmo com mais transparência, rapidez e facilidade.

Automação e sistemas de segurança

Durante a pandemia, muitos porteiros dos edifícios foram contaminados e obrigados a deixar seus postos, tendo que ficar em suas casas para cumprir o isolamento. Dessa forma, os condomínios aceleraram os projetos de automação e portaria remota, transformando este local em postos monitorados por câmeras à distância e sistemas de alarmes com sensores que promoveram, além de um barateamento no custo mensal do condomínio, mais segurança e conforto aos moradores.

Comunicação com os moradores

Antigamente, os síndicos eram obrigados a imprimir cartas em papel aos moradores quando queriam realizar uma comunicação – denominadas circulares –, tendo que colar uma papelada nas paredes dos condomínios e nos arcaicos murais. Esteticamente era muito feio, muitas vezes os assuntos internos do condomínio eram expostos para visitantes e público externo, e em alguns casos não alcançavam os objetivos de comunicar.

Informações financeiras na forma digital e o fim do papel

As enfadonhas pastas de prestação de contas em papel acabaram! Os fornecedores passaram a enviar as notas fiscais eletrônicas diretamente por e-mail, com seus anexos e boletos, e as administradoras recebem e pagam as contas. No dia seguinte, todos moradores têm acesso a tudo o que é pago e recebido pelo condomínio, e no final do mês podem baixar as pastas de prestação de contas, na forma digital, contendo documentos comprobatórios de receitas e despesas, extratos bancários, impostos e tributos, documentos do departamento pessoal, enfim, transparência total, segurança na guarda de documentos, e agilidade no acesso a todas as informações financeiras, burocráticas e fiscais.

Convivência e relacionamento

As pessoas começaram a entender que o vizinho não serve apenas para dar bom dia, boa tarde ou boa noite, mas foi observado que em muitos casos, pode ser o maior aliado no momento das dificuldades e em casos de emergência. As pessoas mais idosas que vivem em condomínio e que foram obrigadas a ficar “presas” em seus apartamentos por conta do distanciamento social, assistiram aos mais jovens se organizando em grupos para fazer as compras de alimentos e medicamentos. Os mesmos jovens que em algum momento “davam trabalho” no condomínio, passaram a ser os heróis!

Dessa forma, o novo normal passa a impor novos costumes e comportamentos, que mudaram – e para melhor – a vida da sociedade, e com certeza vieram facilitar e melhorar tudo o que acontece dentro de um condomínio.

A maioria de nós fala na mudança que o mundo precisa e merece, mas se esquece que a grande mudança que esperamos começa dentro do coração da gente. Precisamos ser exemplos dessa transformação, e quando a gente muda, tudo muda a nossa volta.

Sejamos essa revolução, e o mundo propicia essa renovação de paradigmas, de novas formas de viver e certamente, uma melhor convivência e amabilidade entre todos os seres humanos na terra!

Escrito por:

Marcelo Duarte - Empresário há mais de 24 anos no mercado de administração de condomínios. Um apaixonado e entusiasta da vida em condomínio, é colunista dos maiores portais do segmento do país. Palestrante, conferencista e empreendedor, foi o precursor do sistema de franchising no mercado condominial e é o idealizador e fundador da rede Eu Amo Condomínio.

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