Publicado em 2 de maio de 2019
Alpinistas urbanos lavam obelisco de 44 metros em Curitiba Utilizando técnicas de rapel, Matheus Momm e Jaílson Gilberto da Silva vão lavar o monumento de 44 metros, equivalente a um prédio de 15 andares.
Utilizando técnicas de rapel, Matheus Momm e Jaílson Gilberto da Silva vão lavar o monumento de 44 metros, equivalente a um prédio de 15 andares.
Quem passar pela praça 19 de Dezembro, no Centro, de Curitiba, nesta terça-feira (30), vai se deparar com dois alpinistas urbanos escalando a escultura conhecida como o “Homem Nu”.
Utilizando técnicas de rapel, Matheus Momm e Jaílson Gilberto da Silva vão lavar o monumento de 44 metros, equivalente a um prédio de 15 andares. Segundo a Associação de Condomínios Garantidos do Brasil (ACGB/Vida Urbana), o trabalho deve durar de dois a três dias.
Há duas semanas os alpinistas fizeram um teste de ancoragem (sustentação de cordas) no ponto mais alto do obelisco. O objetivo foi testar o equipamento a ser utilizado e planejar a lavagem.
Ao todo, serão usados 200 metros de corda, além de presilhas, capacetes e equipamentos de segurança necessários para a descida. A prefeitura de Curitiba vai ceder um caminhão pipa e mangueiras de alta pressão utilizadas na limpeza.
No início deste mês, os alpinistas recuperaram o Viaduto João Negrão, mais conhecido como Ponte Preta, também no Centro. O local estava repleto de pichações.
“HOMEM NU”
Conhecido como “Estátua do Homem Nu”, o obelisco da praça 19 de Dezembro foi construído pelo escultor Erbo Stenzel. A obra é revestida de granito e possui, na parte da frente, um escudo do Paraná.
O monumento foi inaugurado em 1953, no governo de Bento Munhoz da Rocha, em comemoração ao centenário de emancipação política do estado.
Fonte: Marcus Gomes / Redação ACGB
Comente essa postagem
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios.
Seu comentário será moderado pelo Viva o Condomínio e publicado após sua aprovação.