Publicado em 24 de junho de 2019
Como furar a parede sem comprometer os canos hidráulicos Quando o assunto envolve furadeira, é melhor tomar alguns cuidados antes de perfurar a parede e causar danos elétricos ou hidráulicos.
Quando o assunto envolve furadeira, é melhor tomar alguns cuidados antes de perfurar a parede e causar danos elétricos ou hidráulicos.
Quando o assunto envolve furadeira, é melhor tomar alguns cuidados antes de perfurar a parede e causar danos elétricos ou hidráulicos.
O arquiteto Vitor Penha, do Estúdio Penha, aconselha a não fazer o furo de uma vez só. “Se você usar a furadeira devagar, a pressão na parede será menor, evitando possíveis desastres”, diz.
Para construções novas, o engenheiro Sergio Lattaro sugere fotografar as paredes antes de elas serem revestidas. “Assim, nos próximos furos não haverá risco de atingir as tubulações”, explica.
Se esse não for o caso, é melhor verificar a planta dos projetos hidráulico e elétrico. Se não achá-las, oriente-se pelos pontos de água, de luz ou de telefone. Importante lembrar que é obrigação do condomínio incluir um conjunto de projeções do edifício na documentação do imóvel, portanto, nunca fure as paredes de um apartamento sem o projeto ou a presença de um encanador.
“Se uma prumada de água for perfurada, só poderá ser fechada na caixa d’água do edifício”, diz. Para furar azulejos, a dica de Sergio é procurar as juntas e usar uma fita adesiva para fazer as marcações. “Sobre a fita, faça os furos. A broca não escorregará enquanto você estiver trabalhando”, afirma.
Leia mais: 10 dicas para cuidar do jardim do condomínio no inverno
Fonte: Revista Casa & Jardim
Comente essa postagem
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios.
Seu comentário será moderado pelo Viva o Condomínio e publicado após sua aprovação.