Publicado em 16 de março de 2023

Dicas para higienizar halls e elevadores de condomínios

As áreas comuns do condomínio precisam de atenção especial quanto a sua higienização nesta pandemia. A importância da higienização agora vai bem além de ter apenas um ambiente limpo e agradável para oferecer aos moradores, envolve também o cuidado com a vida e saúde de cada um que mora ou trabalha ali.

Devido a intensa circulação de pessoas, tanto o hall quanto os elevadores, são a porta de entrada para quem chega e sai do imóvel. Por isso, é importante mantê-los sempre limpos. Porém, um dos grandes desafios de quem administra esses locais é conseguir higienizar de forma eficiente e nos horários certos.

Se você está tendo essas dificuldades atualmente, separamos algumas dicas para higienização de ambientes coletivos para te ajudar.

Como higienizar as áreas comuns do condomínio

Para a correta limpeza desses locais, a administração deve montar um cronograma de atividades e seguir todos os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a completa desinfecção dos ambientes.

Fora isso, escolha sempre horários de melhor circulação de moradores para realizar a limpeza completa desses locais. O ideal é sempre no período da tarde, entre às 14h e às 16h, em que normalmente os moradores estão trabalhando.

Hall e elevadores precisam ser limpos diariamente com produtos específicos, principalmente álcool 70%. É vital que a desinfecção adequada seja feita até mesmo mais de uma vez ao dia.

1) Crie uma rotina de limpeza para ser seguida

A rotina de limpeza determina quais áreas serão limpas e com qual frequência no condomínio. Como a higienização dos espaços comuns deve ser diária, estabeleça a frequência necessária e o que deve ser limpo a cada hora do dia. Determine também:

  • As escalas e horários de trabalho da equipe;
  • Os horários de menor movimentação no condomínio;
  • Quais locais devem ser limpos diariamente, semanal, quinzenal e mensalmente.

2) Elabore um checklist do que deve ser higienizado

Faça um checklist para que sua equipe se lembre de todos os itens que devem ser limpos. Os cuidados com a higienização desses ambiente precisa ser redobrada, pois é por meio deles que todos os moradores e visitantes têm acesso ao condomínio. Botões, paredes e espelhos precisam ser desinfetados para evitar qualquer tipo de problema.

3) Contrate profissionais especializados

É comum que condomínios optem pela terceirização dos serviços de limpeza e essa escolha faz toda a diferença para manter os ambientes de uso coletivo limpos e desinfetados. Empresas que atuam neste segmento possuem profissionais treinados e que conhecem todos os protocolos de limpeza, o que facilita muito a rotina de limpeza do hall e elevadores.

Fonte: Via Facilities

Assine a newsletter do Viva e receba
notícias como esta no seu e-mail

    Comente essa postagem

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios.

    Seu comentário será moderado pelo Viva o Condomínio e publicado após sua aprovação.