Publicado em 7 de setembro de 2022

Principais causas de entupimentos, infiltrações e vazamentos em edifícios durante o inverno

Veja quais são as causas mais recorrentes de entupimentos, infiltrações e vazamentos em prédios durante o inverno e as dicas para manutenção

Entre os meses de julho e agosto, os atendimentos para limpeza de calhas, tubulações e ralos de água pluvial se tornam mais frequentes em condomínios e edifícios. A afirmação vem da Allianz Assistance, marca especializada em assistência 24h da Allianz Partners. De acordo com a empresa, atendimentos como este crescem durante este período, justamente pela maior incidência de ventos e episódios de chuvas.

Segundo os especialistas da empresa, muitas vezes a necessidade de manutenção só é percebida em situações extremas, em que já houve a danificação das estruturas. Por isso, a Allianz Assistance traz na lista abaixo algumas dicas para evitar possíveis incidentes com calhas, infiltrações e vazamentos.

Calhas

As calhas ficam na parte superior dos edifícios. Ventos e chuvas recorrentes nessa estação geralmente provocam a queda intensa de galhos e folhas de árvores. Da mesma forma, ninhos de pássaros também caem e ficam presos na tubulação da prumada dos prédios, além do lodo que se cria no local. Neste caso, o ideal é manter a manutenção preventiva em dia para que as tubulações estejam sempre livres para a passagem das instalações hidráulicas e elétricas. Caso o entupimento seja recorrente, o ideal é instalar redes de proteção para evitar a obstrução dos canos.

Fachadas

Chuvas frequentes também podem se tornar uma ameaça à estrutura dos prédios. Isso porque podem provocar infiltrações nas fachadas. A orientação é manter a manutenção periódica, pois caso a infiltração não seja resolvida a tempo, o problema pode danificar a parte interna dos conjuntos, assim como a parte estrutural do edifício.

Outros cuidados

Ainda segundo os especialistas da Allianz Assistance, outros cuidados que precisam ser observados são as instalações das tubulações de dreno de ar-condicionado. Muitas vezes, um dreno que não recebe a pressão necessária não cria aderência entre as tubulações e as conexões, o que pode gerar vazamentos entre os apartamentos.

Outro problema comum é a falta de impermeabilização e rejuntamento nos sanitários. Isso acaba ocasionando infiltrações e danos no apartamento vizinho, rompimento de rabichos de pias e vasos sanitários. A melhor forma de evitar esses incidentes é uma boa instalação acompanhada da manutenção preventiva, além da impermeabilização para evitar danos maiores.

Fonte: Allianz Assistance

Assine a newsletter do Viva e receba
notícias como esta no seu e-mail

    Comente essa postagem

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios.

    Seu comentário será moderado pelo Viva o Condomínio e publicado após sua aprovação.