Já imaginou seu condomínio produzindo energia através de placas fotovoltaicas?
Hoje isso já é possível.
Mas o que é isso? Tecnologia solar fotovoltaica é a transformação direta da luz do sol em energia elétrica, feita por placas solares. E a utilização dessa fonte de energia limpa é a que vem recebendo maior investimento, inclusive dos países em desenvolvimento.
A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) já regulamentou a utilização de energia solar por meio da geração compartilhada (entre todos os apartamentos e também nas áreas comuns) através da resolução 687/2015. Claro que será necessário apresentar diversos documentos junto a concessionária de energia para aprovação, mas nada que os condomínios já não tenham feito quando da construção de poços artesianos durante a crise hídrica.
Leia também: Implantação de sistema de energia solar em condomínios: é viável?
São inúmeros os benefícios para os condomínios. Após a produção da energia, as placas podem servir para o aquecimento de água, fato que trará economia de eletricidade ou gás. E o valor economizado poderá ser revertido para outros benefícios aos moradores do condomínio.
Esse tipo de geração de energia (compartilhada) também é vantajosa para o governo, pois reduz o uso de sua rede de transmissão, além de ser sustentável. Por isso, está havendo incentivo do uso dessa tecnologia por meio de linhas de financiamento voltadas única e exclusivamente para a implantação do sistema fotovoltaico. Os demais bancos também estão realizando financiamentos nessa área.
Em razão dos benefícios, seja econômico ou social, os condomínios já podem solicitar orçamentos para empresas especializadas e buscar uma linha de crédito para realizar a implantação de energia solar nos edifícios.
Fernando Augusto Zito – O Autor é Advogado militante na área de Direito Civil; Especialista em Direito Condominial; Pós-Graduado em Direito Tributário pela PUC/SP; Pós-Graduado em Processo Civil pela PUC/SP; Vice-Presidente da Assosindicos – Associação de Síndicos de Condomínios Comerciais e Residenciais do Estado de São Paulo; Palestrante especializado no tema Direito Condominial; Colunista do site especializado “Sindiconet”, ”Viva o Condomínio e da revista “Em Condomínios”.
Escrito por:
Comente essa postagem
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios.
Seu comentário será moderado pelo Viva o Condomínio e publicado após sua aprovação.