A gestão condominial demanda habilidades cada vez mais apuradas dos síndicos e a comunicação eficiente é uma delas. Isso porque quando a mensagem não é transmitida de maneira clara e compreensível, há uma propensão natural para que o síndico se veja obrigado a repetir incessantemente as mesmas orientações. Essa dinâmica, além de consumir tempo e energia, pode resultar em uma crescente desconsideração por parte dos moradores, que passam a perceber as repetições como um mero ruído de fundo.

Nesse contexto, habilidades de comunicação eficientes podem auxiliar na promoção de uma melhor compreensão por parte da comunidade condominial. A seguir algumas recomendações:

  1. Tente contextualizar as razões por trás das regras e regulamentos. Explique como as normas contribuem para a convivência harmoniosa e para a valorização do condomínio. Destacar os benefícios coletivos pode tornar as orientações mais compreensíveis e aceitáveis e também evita que seu papel seja interpretado por um viés autoritário.
  2. Nosso cérebro tem dificuldade em processar a negação. Em outras palavras, quando nos deparamos com uma instrução negativa, como “não faça isso”, nosso cérebro tende a focar na ação e ignora a negação. Na prática: Não pense num elefante branco. No que você pensou? Então, sempre que possível, sugira alternativas positivas – o que ou como deve ser feito.
  3. Incentive a participação ativa dos moradores nas decisões condominiais. Realize reuniões regulares para discutir questões importantes e ouvir as sugestões da comunidade, registrando o que foi conversado. Isso não apenas promove a transparência, mas também faz com que os moradores se sintam parte integrante do processo decisório.
  4. Comunique as orientações de forma visualmente atrativa. Isso facilita a compreensão e a retenção das orientações pelos moradores. Utilize quadros de avisos e mensagens com gráficos e imagens para tornar as informações mais acessíveis e escolha o local ou a forma mais efetiva para fazer com que a mensagem chegue até os moradores. Vale a redundância para assegurar a ciência de todos, principalmente para comunicados emergenciais. Ex: A mesma mensagem pode ser transmitida no aplicativo do condomínio, via WhatsApp e na tela para mídia dos elevadores.

Essas recomendações não são apenas sugestões práticas, mas pilares para a construção de uma compreensão mais colaborativa dentro da comunidade condominial. Ao adotar tais comportamentos, os síndicos não apenas evitam a armadilha da repetição incessante, mas também fortalecem os laços entre os moradores, fomentando um ambiente de respeito mútuo e com uma participação mais ativa.

Assim, a comunicação eficiente não é apenas uma ferramenta; ela se torna a espinha dorsal de uma gestão condominial bem-sucedida, em que a compreensão mútua e a colaboração constante constroem um convívio harmonioso e valorizado.

Escrito por:

Karla Pluchiennik - Administradora pós-graduada em Direito Empresarial e Influência Digital, coach e practitioner em PNL, empresária e consultora de produtividade. Instagram: @karlapluch

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