Publicado em 9 de setembro de 2022
Confira as diferenças entre os tipos de cuba para banheiro Enquanto a cuba é apenas o recipiente por onde a água escorre, a pia já conta com uma estrutura maior e que não necessita de complementos
Enquanto a cuba é apenas o recipiente por onde a água escorre, a pia já conta com uma estrutura maior e que não necessita de complementos
Quando o assunto é decoração de casa, existe uma série de combinações possíveis, que variam de acordo com a preferência de cada pessoa. Assim como em outros cômodos, também é possível decorar o banheiro com estilo e elegância. Por isso, neste artigo, vamos falar sobre alguns tipos de cuba para banheiro.
Pensando em deixar o espaço ainda mais personalizado e acolhedor, reunimos opções de cuba para banheiro que você pode utilizar ao decorar o seu lar. Confira, a seguir, as ideias que o blog do ZAP Imóveis selecionou para você e tenha uma decoração de banheiro com o máximo de modernidade e sofisticação!
Qual é a diferença entre cuba e pia?
Quando falamos nos tipos de cuba para banheiro, sempre vem aquela dúvida: qual é a diferença entre a cuba e a pia? Embora similares, elas têm uma divergência fundamental para sua instalação e uso.
Enquanto a cuba é apenas o recipiente por onde a água escorre, a pia já conta com uma estrutura maior e que não necessita de complementos. Sendo assim, ela é uma peça só para ser encaixada e a cuba pode ser combinada com outros itens como bancadas e armários.
5 modelos de cubas para banheiro
Depois de saber a diferença entre esses elementos, está na hora de conhecer os principais tipos de cuba para banheiro. Por aqui, listamos cinco exemplos e suas características. Confira:
Cuba de embutir
Um dos tipos de cuba para banheiro mais conhecidos e práticos é a de embutir. Ela é fixada totalmente por baixo da pedra da bancada e fica escondida pelo armário. O seu acabamento ocorre junto ao recorte da marmoraria a fim de que fique bem ajustada na bancada.
Caso opte pela cuba de embutir, saiba que é possível utilizar qualquer tipo de torneira. No entanto, os modelos de bica curta são os mais indicados. Além disso, outro destaque é que esse tipo aparece como uma opção interessante para os banheiros que não possuem grande espaço disponível.
Cuba de sobrepor
Outra ideia de decoração para banheiro é o uso da cuba de sobrepor. Ela é bem parecida com a de embutir, porém a principal diferença consiste no fato de que suas bordas ficam aparentes na bancada. O fundo, por sua vez, continua escondido pelo armário.
Para esse tipo de cuba para banheiro, é possível utilizar tanto modelos de torneiras que são fixadas na parede quanto as opções baixas, de bancada. Desse modo, você pode optar por aquela que mais se encaixa no estilo de decoração do cômodo, trazendo equilíbrio, harmonia e sofisticação ao ambiente.
Cuba de semi-encaixe
Entre os tipos de cuba para banheiro, também podemos destacar as cubas de semi-encaixe. O diferencial desses modelos é que as peças são fixadas somente pela parte de trás, sendo que o restante fica para fora da bancada.
A semi-encaixe é uma alternativa para os banheiros pequenos, que precisam de uma bancada estreita. Outro ponto importante é que esses modelos geralmente já possuem espaço para colocar a torneira na própria cuba, facilitando o processo de colocar o utensílio.
Cuba de apoio
A cuba de apoio também surge como uma alternativa interessante para a decoração do banheiro. Ela fica à mostra e é fixada na parte de cima das bancadas. Dessa forma, é preciso somente um furo para que aconteça o escoamento da água. As torneiras mais indicadas são as de parede ou as de bica alta.
Recomendadas para banheiros com maior área disponível, já que pedem por espaço na bancada, as cubas de apoio são uma ótima opção para um ambiente estiloso e com um toque de modernidade. Vale ressaltar que, para usar esse tipo, a altura da bancada pode ser mais baixa que o comum.
Cuba esculpida
As cubas esculpidas são versáteis e conseguem ser utilizadas tanto em banheiros grandes quanto em banheiros pequenos. Além disso, podem ser fabricadas em mármore, granito, nanoglass, porcelanato, entre outros materiais, desde que sigam o mesmo que foi usado na bancada. A torneira de parede é a mais comum para esse tipo de cuba.
É possível fazer uma cuba esculpida com escoamento reto ou inclinado, ralo escondido ou não, de acordo com o estilo de decoração do ambiente. Uma das desvantagens dessa opção, no entanto, é que ela não consegue ser criada em formatos arredondados.
Materiais e formatos de cubas para banheiro
Se você está na dúvida sobre qual é a melhor cuba para banheiro, uma dica é analisar os materiais e os formatos antes de escolher a peça que mais se adequa às suas necessidades. Os layouts redondos e ovais costumam ocupar menos espaço da bancada, já os modelos retangulares e quadrados ocupam uma área maior.
Entre os materiais mais conhecidos estão a louça e a porcelana, que se destacam por serem clássicos e, ainda por cima, se encaixam em diversos estilos. Também é possível encontrar cuba de vidro para banheiro, que traz um charme extra ao ambiente.
Atualmente, existe uma ampla variedade de modelos de cubas para banheiro, feitos em outros materiais, como acrílico, madeira, inox e cobre. Por isso, o momento de escolha é pessoal e depende da preferência do morador para deixar o cômodo com seu estilo favorito!
Fonte: Zap Imóveis
Comente essa postagem
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios.
Seu comentário será moderado pelo Viva o Condomínio e publicado após sua aprovação.