Publicado em 9 de setembro de 2022

Passo a passo: como precificar o apartamento para vender

É um desafio avaliar de maneira justa o valor de um imóvel. Assim, seguir alguns passos pode ajudar a precificar corretamente seus imóveis

Avaliar de maneira justa o valor de um imóvel é um dos desafios encontrados no mercado imobiliário. Isso porque este é um segmento dinâmico, que exige dos profissionais da área acompanhamento constante sobre as suas principais perspectivas e tendências. Nesse sentido, seguir alguns passos pode ajudar imobiliárias e proprietários a precificar corretamente seus imóveis. 

Fazer um comparativo de imóveis semelhantes, pesquisar em portais imobiliários e avaliar a localização do bem – como comparar os apartamentos à venda em São Paulo, por exemplo – são algumas dessas etapas. 

Diante da instabilidade econômica vivenciada pelo país nos últimos anos, a retomada do crescimento desse setor ainda esbarra em dificuldades, tornando a precificação uma atividade que demanda ainda mais atenção. 

Dados de empresas e órgãos especializados, contudo, apontam que o ramo imobiliário foi um dos poucos a apresentar crescimento durante a pandemia. Assim, apesar de desafios como a proximidade das eleições e a inflação, aumentos de vendas são registrados e o mercado de luxo, por exemplo, segue em alta. 

De acordo com a Comissão da Indústria Imobiliária da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), a venda de imóveis cresceu 2,2% no primeiro trimestre deste ano quando comparado ao mesmo período do ano passado. Assim, foram negociadas quase 74 mil unidades no Brasil entre janeiro e março de 2022. 

Passo a passo para precificar imóveis

O vice-presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo (Creci-SP), Gilberto Yogui, relata a portais especializados que existem critérios primordiais aos quais o corretor de imóveis precisa prestar atenção na hora de avaliar o preço correto do imóvel que será comercializado. 

Alguns dos fatores que influenciam esse valor diretamente são localização e vizinhança; tipo de construção; infraestrutura de tecnologia e lazer; e proximidade com lojas e serviços. Também são relevantes aspectos como segurança; estrutura do terreno; idade da construção; acabamento; e estado de conservação.

De modo geral, quando o preço do imóvel está adequado às suas características, é mais fácil conseguir fechar negócio. Tanto a compra quanto a venda de imóveis são consideradas tarefas complexas, que demandam análise e tempo. Sendo assim, avaliadores de imóveis e profissionais especializados no assunto precisam levar em consideração diversos critérios para determinar o valor final de um bem.

Faça uma comparação entre imóveis parecidos

É consenso entre os portais especializados no setor imobiliário que comparar os preços de imóveis parecidos pode ser uma referência relevante para definir o valor correto de um imóvel. 

Para isso, é preciso que o primeiro passo seja buscar por preços de imóveis semelhantes à venda em locais próximos ou no mesmo prédio do bem que se deseja vender.

Essa dica pode auxiliar tanto quem quer contar somente com um parâmetro de referência sobre o valor do seu imóvel, quanto aqueles que querem se certificar de que a precificação aplicada por uma imobiliária, por exemplo, está dentro dos padrões da região.

Avalie a localização do imóvel

O próximo passo é avaliar o endereço do imóvel, pois o local onde ele está inserido é determinante para o seu preço. Casas e apartamentos próximos a centros comerciais, shoppings, hospitais, vias de acesso, parques, transporte público, entre outros, costumam ser mais valorizados. 

Essas vantagens comerciais e de transporte valorizam o preço do bem, porque são facilidades que oferecem mais conveniência para o novo morador. 

Com acesso a esse tipo de informação, o proprietário ou corretor passam a contar com mais argumentos de venda no momento de comercializar e convencer o potencial cliente a fechar a compra. 

Faça pesquisas em portais imobiliários

Pesquisar o mercado imobiliário atual em portais da área é uma etapa importante para analisar qual preço se encaixa melhor ao bem em questão. Essa é uma prática que pode ser adotada no dia a dia para que corretores e proprietários tenham maior embasamento na hora de negociar propostas com mais confiança e propriedade. 

Existem, ainda, sites que ajudam a estimar o preço exato do imóvel ou de imóveis parecidos em um mesmo bairro. Além disso, a busca online é uma atividade de fácil execução, que permite comparar diversos imóveis virtualmente, otimizando tempo.

Considere as características do imóvel

As principais características do imóvel também devem ser consideradas no processo de precificação. É importante, portanto, destacar os itens que agregam valor ao produto e ponderar aqueles que podem desvalorizá-lo. 

A posição da casa em relação ao sol, a quantidade e amplitude dos cômodos, a vista das janelas e varanda são exemplos que devem ser considerados. Além disso, o estado de conservação da infraestrutura, de tecnologia disponível no edifício e lazer também são fatores que influenciam diretamente na valorização do imóvel. 

Fonte: Experta Media | Luiz Affonso

Assine a newsletter do Viva e receba
notícias como esta no seu e-mail

    Comente essa postagem

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios.

    Seu comentário será moderado pelo Viva o Condomínio e publicado após sua aprovação.