Publicado em 5 de novembro de 2021
Como funciona um condomínio de galpões? Como funciona um condomínio de galpões? O condomínio de galpões é um tipo de empreendimento que vem ganhando mais espaço por sua infraestrutura diferenciada
Como funciona um condomínio de galpões? O condomínio de galpões é um tipo de empreendimento que vem ganhando mais espaço por sua infraestrutura diferenciada
O condomínio de galpões é um tipo de empreendimento que vem ganhando mais espaço por sua infraestrutura diferenciada. Entenda como ele funciona.
O condomínio de galpões, também conhecido como condomínio logístico e condomínio industrial, é um espaço localizado de preferência nos principais eixos rodoviários. Reunindo diversas empresas de forma independente que compartilham algumas áreas em comum.
Cada empreendedor pode ocupar um módulo ou mais no mesmo galpão e adaptar de acordo com a necessidade de sua empresa e de seu ramo de atividade.
O condomínio de galpões oferece infraestrutura diferenciada, como vigilância 24 horas, restaurantes e outros serviços.
Modelo ganha adeptos no Brasil
Geralmente, um condomínio de galpões reúne empreendimentos estratégicos que necessitam de atividades de movimentação e armazenagem de produtos.
As grandes estruturas divididas em módulos é um formato de negócio padrão nos Estados Unidos e na Europa. E que vêm ganhando cada vez mais interessados no Brasil.
Isso porque as operações ficam muito mais eficientes e rápidas nos processos logísticos. Além de trazer inúmeras vantagens para empresas que podem contar com mais opções na hora de traçar sua estratégia de distribuição e estocagem de mercadorias.
Empreendimentos que já adotaram esta ideia conseguem resolver vários problemas relacionados à logística. E a outros aspectos do negócio que também contribuem para o seu sucesso e para o crescimento de oportunidades.
Operação logística bem realizada, recebimento de matérias-primas e outros insumos e encaminhamento de produtos finais são apenas alguns exemplos de fatores beneficiados. O fato de pertencer a um condomínio de galpões promove otimização, eficiência e melhoria na produtividade.
Sem falar na possível redução de custos propiciada pela estrutura compartilhada.
Esse modelo de negócio permite, ainda, ao empreendedor se dedicar somente ao core business do seu empreendimento. O que, sem dúvida, também é uma vantagem competitiva.
Atraídas pelas vantagens oferecidas, as empresas têm procurado cada vez mais o condomínio de galpões. E isso também tem acelerado o investimento na construção de mais espaços logísticos, com apelos mais modernos, sustentáveis e conectados às novas tecnologias.
Conheça mais vantagens do condomínio de galpões
Os condomínios de galpões recém-construídos prezam pela qualidade de vida dos trabalhadores que ali convivem. Para tanto, possuem infraestrutura mais completa para acolher esse público, oferecendo praças de descanso, pista de caminhada, academia, ciclofaixa e até mesmo locais para hospedagem, salas vip, auditório e área de lazer mais elaborada.
Veja as principais vantagens:
- Localização estratégica e privilegiada – esses espaços costumam ficar longe dos grandes centros das cidades e mais perto de rodovias;
- Tempo de implantação reduzido;
- Baixo investimento (não precisa comprar terreno e construir);
- Facilidade de expansão;
- Equipamentos modernos;
- Áreas para treinamentos;
- Custos de áreas comuns compartilhados;
- Sistema com porteiros, portões eletrônicos, recepção única com circuito de monitoramento por câmeras e guardas armados;
- Controle de acesso ( entrada e saída de visitantes, fornecedores e clientes), garantindo movimentação apenas às pessoas autorizadas;
- Entrada e saída de caminhões separadas do movimento de pedestres;
- Motoristas podem esperar para descarregar em local seguro e coberto;
- Amplos bolsões de estacionamento;
- Opções de docas;
- Serviços de refeitório e vestiários;
- Serviços de limpeza e jardinagem;
- Incentivos fiscais;
- Locação de módulos flexíveis;
- Locação no formato Build to Suit, em que o locatário escolhe o projeto mais adequado ao seu negócio;
- Possibilidade de utilização do método cross-docking, formato de logística que envolve a entrada e a saída ao mesmo tempo da mercadoria que chega.
Em meio a estas vantagens, sempre haverá um ponto ou outro que pode desfavorecer o locatário. Cabe ao gestor, entender as necessidades da sua empresa e analisar se é vantajoso ou não levar seu negócio para um condomínio empresarial.
Para facilitar esta tarefa, listamos algumas questões para serem avaliadas antes da tomada de decisão sobre participar de um condomínio de galpões:
- O local não é exclusivo de uma só empresa, portanto há uma série de regras a seguir;
- O empreendedor estará sujeito a trabalhar ao lado de concorrentes;
- As áreas comuns nem sempre terão datas disponíveis para as atividades necessárias;
- De acordo com a estrutura do galpão, pode haver restrições para realizar reformas na estrutura;
- A localização de certos condomínios logísticos pode não facilitar o acesso de determinados funcionários ;
- Dependendo do condomínio, o acesso pode ficar restrito em alguns horários e dias.
Fonte: Tudo Condo
Comente essa postagem
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios.
Seu comentário será moderado pelo Viva o Condomínio e publicado após sua aprovação.