Publicado em 1 de fevereiro de 2024

Luz de emergência

Porque todo condomínio deve ter?

A luz de emergência é um equipamento que pode ser facilmente visto em vários ambientes comerciais e residenciais que não querem ‘ficar no escuro’ em caso de interrupção do fornecimento de energia.

A iluminação de emergência é um item de segurança muito útil e até mesmo obrigatório em estabelecimentos comerciais com grande circulação de pessoas. A finalidade deste equipamento é evitar acidentes durante situações de baixa visibilidade, uma vez que permite enxergar o caminho com mais facilidade.

Como funciona a luz de emergência? 

A função principal da luz de emergência é garantir a iluminação dos ambientes em caso de falta de energia.

Além disso, o equipamento pode ser utilizado para direcionar o fluxo de pessoas por meio de alertas luminosos em saídas, halls e escadas, ajudando a evitar acidentes durante determinadas situações.

Inclusive seu uso é obrigatório segundo leis estaduais, seguindo as normas da ABNT (NBR 10.898:2013), as quais são aprovadas pelo Corpo de Bombeiros.

O equipamento é composto por uma bateria interna recarregável e conta com lâmpadas fluorescentes ou de LED (a mais indicada por ter mais durabilidade e promover economia de energia).

Para funcionar, a luminária fica conectada à tomada, sendo carregada, e em caso de interrupção de energia, ela acende automaticamente.

Qual a vantagem de ter luz de emergência?

Pensando em uma situação em que se ocorre uma falha no sistema elétrico e consequentemente uma queda de energia é mais fácil.

Em situações como essa, moradores nos andares de cima ou desejam subir as escadas ficam presos.

Com isso, qualquer movimentação necessária no prédio, condomínio ou estabelecimento se torna perigosa durante a queda de energia. No entanto, para aqueles que possuem as luzes de emergência, a situação fica muito mais calma.

Quanto tempo dura a luz de emergência?

A luz de emergência pode ser facilmente instalada e dura até 6 horas, dependendo da opção de lâmpada escolhida e outros ajustes determinados pelo usuário.

Um destes ajustes é o nível de iluminação, que pode ser mínimo e máximo. Dessa forma, a carga vai ser mais ou menos consumida dependendo da seleção de nível realizada.

Como instalar a luz de emergência na residência? 

Uma dica na hora de instalar é posicionar o equipamento em um lugar alto, deixando-o bem fixado. Dessa maneira, evita-se que caia no chão, que as pessoas esbarrem no aparelho e que alguém mexa na chave seletora do nível de iluminação.

O procedimento pode ser realizado pelo próprio morador ou por um profissional especializado na instalação do equipamento, caso a pessoa não tenha tanta segurança em instalar sozinha.

Lembre-se de manter a luz de emergência sempre conectada à tomada, pois caso contrário, a bateria do aparelho pode descarregar com o tempo.

Para saber se ela está funcionando corretamente, você pode retirar o produto da tomada a cada 3 meses e verificar se a lâmpada acende.

Fonte: Concisa.

Assine a newsletter do Viva e receba
notícias como esta no seu e-mail

    Comente essa postagem

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios.

    Seu comentário será moderado pelo Viva o Condomínio e publicado após sua aprovação.